CPT_SESC resgata Círculo de Dramaturgia de Antunes Filho com novo formato e seis exponenciais da dramaturgia feminina



Entre os meses de outubro e dezembro, acontece o Círculo de Dramaturgias on-line, realizado pelo CPT_SESC, que reúne seis dramaturgas contemporâneas brasileiras: Angela Ribeiro, Ave Terrena, Cristiane Sobral, Dione Carlos, Silvia Gomez e Solange Dias para comandar o programa, ministrar os módulos, mediar os encontros abertos e fazer a curadoria dos conteúdos e de convidados(as). 

 

O projeto é um desdobramento do Círculo de Dramaturgia coordenado por Antunes Filho, porém desenvolvido em um formato polifônico e contínuo, que propõe ser um espaço de multiplicidade de corpos, vozes, estilos e de fomento à produção autônoma e formação em dramaturgia; um momento de criações, trocas, afetações de novas obras e de revelar artistas.  

 

 

O Formato 

 

O Círculo acontece totalmente on-line e dividido em encontros abertos ao público em geral e encontros exclusivos para participantes previamente selecionados, cada um com duração de 2 horas e meia e realizados de 8/10 a 11/12, sextas das 18h30 às 21h e sábados das 14h às 16h30, na plataforma Zoom.  

abertura acontece nos dias 08 e 09 de outubro, com a participação e mediação das seis dramaturgas. No primeiro dia, elas serão provocadas a pensar a partir de suas perspectivas, identidades e responder ao enunciado “Banquete Dramatúrgico: O que é (foi, será) dramaturgia?”, de forma livre: lendo um texto, dançando, performando a sua ideia de dramaturgia. No segundo, elas discutem sobre o que viram das outras dramaturgas sob o olhar da alteridade.  

  

Os Módulos: um ciclo 12 de encontros 

 

Em seguida, tem início os módulos, ministrados pelas dramaturgas em duplas. O primeiro tem a participação de Cristiane Sobral, com produção em Literatura e Teatro e Solange Dias, professora e articuladora da Escola Livre de Teatro, onde esteve à frente da área de Dramaturgia. 

O segundo é comandado por Silvia Gomez e Angela Ribeiro, que passaram pelo CPT e coordenam juntas o Núcleo de Dramaturgia SESI-SP. Já o terceiro módulo tem Dione Carlos, que também orientou o Núcleo de Dramaturgia da Escola Livre de Teatro, além de desenvolver trabalhos como atriz e curadora e Ave Terrena, que desenvolve uma pesquisa sobre a memória e a ditadura, apontando questões contemporâneas e identitárias.  

 

Ateliês de Contato com Convidados e Convidadas 

 

Em cada módulo, acontecem encontros com convidados(as) de outras áreas do conhecimento, além do teatro e dramaturgia, escolhidos(as) pela dupla de dramaturgas responsáveis, e funcionarão como um seminário complementar aos participantes e ao público, que poderá participar sem inscrição. 

O encerramento, mais performático e acessível ao público em geral, será uma maratona de relatos para compartilhamento de reflexões, criações e processos que foram desenvolvidos no Círculo. 

 

Inscrições 

 

Para participar, os interessados devem se inscrever no site www.sescsp.org.br/cpt, no período de 14 a 17 de setembro e enviar um documento de autoria própria, em formato Word ou PDF, com mini-currículo, cena, texto, carta de intenção ou outro material que julgar relevante para cursos.cpt@sescsp.org.br. 

Serão oferecidas 30 vagas e uma lista de suplência com 15 inscritos. A seleção dos participantes acontecerá entre os dias 18 a 27 de setembro pela equipe de seis dramaturgas e uma comissão do CPT_SESC, que escolherão os candidatos(as) que obtiverem melhor avaliação positiva, com base no material enviado previamente.  

 

Dramaturgas Mediadoras  

Angela Ribeiro é paraense, dramaturga, publicitária premiada como redatora e uma das fundadoras da Companhia Bruta de Arte. Atriz formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Centro de Pesquisa Teatral. Dramaturga formada pelo SESI British Council, onde atualmente trabalha como assistente de Silvia Gomez, dando aulas no Núcleo de Dramaturgia. Escreveu e dirigiu as peças BoletimPoderia Ter Sido e O lá é Aqui. Por Refluxo, foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro/2018. Fez algumas séries como atriz, dentre elas Pico da Neblina, Carcereiros e PSI  

Ave Terrena é paulista, dramaturga, escritora, diretora, professora da Escola Livre de Teatro de Santo André e um dos ícones da representatividade trans nas artes. Integrante dos grupos LABTD e Queda para o Alto. Entre seus trabalhos, o espetáculo "as 3 uiaras de SP city"; o livro de poesias Segunda Queda, que se tornou um espetáculo poético-musical e a peça Lugar da Chuva, de intercâmbio entre os Estados do Amapá e São Paulo. Tem formação em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e integrou o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. Ainda em 2021, será publicada sua peça E lá fora o silêncio, continuando a pesquisa sobre o legado de violência da ditadura militar no Brasil (1964 – 1985). Atuou no filme Para onde voam as feiticeiras, com estreia marcada para 2022.  

Cristiane Sobral é carioca e vive em Brasília. Multiartista, é atriz, escritora e professora de teatro. Bacharel em Interpretação, Licenciada em Teatro e Mestre em Artes pela Universidade de Brasília (UnB), com 11 livros publicados. Em 2019, palestrou sobre literatura negra em 09 universidades estadunidenses inclusive Harvard e foi jurada do Prêmio Jabuti, categoria contos. Dirigiu por 17 anos a Cia. Cabeça Feita. Atuou em teatro, cinema e em peças publicitárias. Publicou as dramaturgias Uma Boneca no Lixo e Esperando Zumbi, espetáculo mais recente, que conquistou o 1º lugar no FFF Festival Frente Feminina, DF. Fez também temporada em Moçambique, Maputo, Brasília e Belo Horizonte e foi publicada na Antologia de Dramaturgia Negra - FUNARTE.  

Dione Carlos é carioca, dramaturga, roteirista e atriz. Formada em dramaturgia pela SP Escola de Teatro, possui vinte e duas peças encenadas, seis livros publicados, textos em revistas e sites especializados em dramaturgia, além de ser responsável por dois documentários e duas séries, em canais como Rede Globo, GNT e Disney. Em 2019, representou o Brasil no Dia Internacional da Língua Portuguesa, em Atenas, na Grécia. Atuou como orientadora do Núcleo de Dramaturgia da Escola Livre de Teatro, de 2018 a 2020.  

Silvia Gomez é mineira, dramaturga, jornalista e roteirista, autora de peças teatrais como Mantenha Fora do Alcance do Bebê (melhor dramaturgia APCA 2015 e Aplauso Brasil 2015) e Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante, indicada ao Prêmio Shell paulistano, categoria melhor dramaturgia 2019. Possui peças traduzidas para o espanhol, francês, sueco, alemão, inglês, italiano e mandarim. Desde 2017, ministra aulas de dramaturgia em instituições como o CPT_SESC, onde integrou por oito anos e, atualmente, coordena o Núcleo de Dramaturgia SESI-SP.  

Solange Dias é paulista, dramaturga, diretora, atriz e educadora teatral. Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-SP), integra o Teatro da Conspiração de Santo André como dramaturga e diretora nos espetáculos. É educadora teatral de direção do projeto Espetáculo Fábricas de Cultura e dramaturga convidada das Cias. do Miolo e Paulicea (Relampião) e do grupo Esparrama na Janela (Minhoca na Cabeça e Navegar). Foi Coordenadora Pedagógica da Escola Livre de Teatro de Santo André - ELT (2016 e 2017), Orientadora do Núcleo de Dramaturgia (1013 a 2017) e co-curadora do Evento Dramaturgias do SESC Ipiranga (2018). Como dramaturga, recebeu Prêmio APCA 2016 para Melhor Espetáculo de Diversidade de Gênero para Crianças e indicação de Melhor Texto Adaptado FEMSA 2016 para a adaptação de A Princesa e a Costureira

 

Serviço 

 

Círculo de Dramaturgias 

Com Angela Ribeiro, Ave Terrena, Cristiane Sobral, Dione Carlos, Silvia Gomez e Solange Dias e convidados. 

Ação on-line com 12 encontros exclusivos para os selecionados e 08 encontros abertos ao público em geral.  

 

De 08/10 a 11/12 – sextas, das 18h30 às 21h e sábados, das 14h às 16h30 

Carga horária: 50 horas 

Plataformas: Zoom e YouTube  

Valores: R$24 (credencial plena, mediante comprovação), R$40 (meia-entrada, mediante comprovação) e R$80 (inteira) 

Vagas: 30  

Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos.  

 

Inscrições 

De 14/09, às 14h a 17/09, às 23h59 em www.sescsp.org.br/cpt 

Após a pré-inscrição on-line, os candidatos devem enviar, a seu critério, documento com até 5.000 caracteres com espaço, mini-currículo, cena, texto, carta de intenção ou outro material que julgar relevante para cursos.cpt@sescsp.org.br 

 

Divulgação do resultado  

28/09: todos os interessados(as) receberão um e-mail com seu resultado na seleção, seja aprovado(a), não aprovado(a) ou suplente. De 5/10 a 7/10 – eventual convocação de suplentes. 

Pagamento 

De 28/09 a 05/10: período para pagamento da taxa de inscrição dos aprovados, por meio de boleto ou cartão de crédito (apenas para os selecionados(as)). O não pagamento dentro deste prazo abrirá a(s) vaga(s) ao(s) suplente(s). 

 

Sobre o CPT_SESC    

  

O Centro de Pesquisa Teatral foi criado em 1982 como laboratório permanente de criações teatrais, formação de atrizes, atores, dramaturgas e dramaturgos. Ao longo das décadas, ganhou reconhecimento da crítica e de seus pares no Brasil e em outras partes do mundo como referência no fazer teatral. Foi coordenado por Antunes Filho por 37 anos, período no qual formou mais de mil profissionais das artes cênicas e apresentou 46 espetáculos. Em 2020, passado um ano da morte do diretor, o CPT expandiu suas ações em busca do constante desenvolvimento que o teatro contemporâneo exige, mantendo o diálogo com o seu legado.    

 

A programação, disposta em cinco eixos temáticos - Formação de Atores; Criação e Experimentação; Dramaturgia; Cenografia; e Memória, Acervo e Pesquisa - apresenta ciclos de debates, mostras digitais, cursos, podcasts, oficinas, entre outras atividades, com artistas e técnicos de diversas formações e instâncias da produção teatral, a fim de buscar a realização de um trabalho interdisciplinar a que sempre se propôs o CPT_SESC. 

 

Confira a programação completa em bit.ly/CPTSESC_Agenda e nas redes sociais:     

 

Instagram.com/cptsesc |  facebook.com/cptsesc     

Twitter.com/cptsesc  | Youtube.com/cptsesc     

Comentários