Com impacto social inédito, PLT4Way muda a vida de jovens da comunidade através do ensino de idiomas

 

Créditos: Sony Channel

Diego Ramos e Diogo Bezerra ampliam resultados da startup baseados nas próprias vivências

Em um mundo cada vez mais globalizado, saber novas línguas é praticamente um requisito para viver em sociedade, todavia, em um cenário onde cerca de 5 milhões de crianças e adolescentes não tem acesso à educação, o estudo de idiomas estrangeiros não é um hábito em casas brasileiras. 

Esta foi a realidade de Diego Ramos, que foi criado em São João, na zona periférica de Guarulhos, onde vive até hoje. Lá, como em tantas comunidades possuíam poucas ações que o auxiliasse adquirir conhecimento e visualizar novos horizontes pra sua vida. No entanto, mesmo em meio à uma infância turbulenta, ele foi ensinado por seus pais, Edna Aparecida, trancista, e Adilson Luiz, pintor, a sempre ir atrás de seus sonhos. Atualmente, se realiza como cofundador da PLT4Way, escola de idiomas de impacto social, na qual, a cada três alunos pagantes uma bolsa de estudos é concedida a moradores das comunidades.  
Junto dele neste projeto, Diogo Bezerra, nascido em São Paulo, na Zona Norte e também criado na Zona Leste, especificamente no Jardim Pantanal, outro rapaz que sentiu na pele como é ter seus desejos interrompidos pela escassez de recursos. Nas memórias de Diogo, registros das dificuldades financeiras e da luta de sua mãe, Roseli Aparecida, faxineira, para criar ele e seus 9 irmãos, são recorrentes e responsáveis por tamanho empenho do jovem em vencer.

Assim, unidos pelo mesmo propósito desde sempre, quando possuíam 18 anos, realizaram um trabalho voluntário para a igreja que frequentavam, sendo esta a oportunidade que mudaria a vida de ambos. Nesta experiência, houve o tão esperado contato com o inglês, onde eles moraram com estudantes de diversas partes do mundo, e na convivência do dia a dia, acabaram desenvolvendo fluência na língua. Diogo embarcou para Portugal e lá experimentou a liberdade das providências se cumprirem. Já Diego, aprendeu inglês na Bahia, de forma tão especial quanto. 

“Assim que retornei, consegui um emprego que me pagava o triplo do que eu ganhava antes. Construí uma casa pra minha mãe, e por conta própria fui pra Inglaterra. Foi então que eu percebi, o quanto eu precisava mostrar aos jovens o quanto a educação pode transformar nossas vidas”, conta Diogo.

Ambos seguem transformando anseios em efetivas vivências. Com pouco mais de 5 anos no mercado, a instituição 4Way já atingiu mais de 300 ocupantes de bairros carentes da capital paulista, sendo 100 deles, com bolsa 100% integral e 58,9% afrodescendentes. 
Além disto, desde o início da pandemia, através do método de ensino outdoor, eles puderam alcançar alunos de diversas regiões do Brasil e até mesmo outros países, possuindo hoje alunos no Japão, Irlanda e Portugal. 

Com planejamento e material próprio, além de professores com elevado nível de formação, Diego e Diogo vem promovendo uma série de oportunidades aos participantes do programa, entre elas: aulas baseadas em situações reais; conversação com nativos da língua; planejamento personalizado; horário flexivo; entre outros.
 
O projeto social avança cada dia mais no segmento de ensino e fora dele. Vencedores do prêmio The Next Startup realizado pela Dreamshaper tendo como apoiador a Fundação EDP, a companhia foi considerada como um dos 5 negócios promissores na área de Impacto Social pela revista PEGN e conquistou Premio Laureate Brasil Jovem Empreendedor Social 2020, sendo acelerada pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, no Vaitec e Incubados pela Telefônica/Vivo no Pense Grande. Diogo é ainda, membro do programa da Embaixada dos Estados Unidos "Young Leaders of America Iniciative 2020". E Diego, conquistou neste ano o cargo de jovem livre no programa de Lideranças Negras da Nubank, em parceria com a Instituição Alicerce Educação. 

Neste ano, ganhou destaque nacional ao participar da quinta temporada do programa Shark Tank, da Sony, dobrando o número de matriculados, dando assim, uma maior oportunidade de distribuição de bolas de estudos. 

4Way cria campanha “PERIFERIA CONTRA A FOME”


Em parceria com a fundação Ruth Armond, eles possuem como objetivo arrecadar 60 mil reais, impactando positivamente mais de sete mil pessoas em situação de vulnerabilidade


Iniciou-se no mês de setembro, a ação “Periferia Contra a Fome”, idealizada pela escola de idiomas com cunho social, 4Way juntamente com a ONG Ruth Armond. Na qual, estima-se arrecadar 60 mil reais através de uma vaquinha online, possibilitando desta forma, a realização de doações para mais de sete mil pessoas que neste momento passam por inúmeras dificuldades, não tendo dinheiro nem mesmo para o básico, como a alimentação. 

Segundo Diego Ramos, sócio fundador da 4Way, nos meses de Setembro e Outubro, a empresa direcionará uma porcentagem de todas as matrículas realizadas para este movimento. “Cresci e sempre morei em bairro carente, assim como o Diogo, CEO da escola, que também vive de perto esta realidade, diante disso, não podemos nos eximir do que vem acontecendo, milhares de pessoas estão passando fome, ainda mais, após perderem seus empregos por conta da pandemia”, explica. 

A ideia surgiu após os elaboradores lerem milhares de notícias sobre os piores impactos da Covid-19 na atualidade, tendo a fome grande destaque negativo nas estatísticas. A fome, que crescia no Brasil na última década, acabou se agravando. Em 2020, 19 milhões de pessoas viviam em situação de fome no país, segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da covid-19 no Brasil. Em 2018, eram 10,3 milhões. Ou seja, em dois anos houve um aumento de 27,6% (ou quase 9 milhões de pessoas a mais).

Com o propósito de engajar outras comunidades, podendo ser uma alavanca para jovens periféricos, se mobilizarem na inquietação dos problemas sociais, “Periferia Contra a Fome”, consiste em mais do que alimentar indivíduos chega para causar repercussão e aliança, entre as favelas, buscando donativos através de grandes empresários, influenciadores e artistas, no geral. 

Caito Maia, fundador da Chilli Beans e Carol Paiffer CEO da Atom, a maior empresa de traders da América Latina, além de investidores da 4Way, já se engajaram no movimento. Agora, eles buscam por outras personalidades que se interessem em divulgar na causa, possibilitando que mais pessoas sejam auxiliadas.

Site 4Way: https://plt4way.com.br/ 

Instagram 4Way: https://www.instagram.com/plt4way/ 


Comentários