(24 e 26/9) Kasulo em Diálogo - Apresentações presenciais Rebeca Tadiello e Toshiko Oiwa

 



Neste final de semana, o Kasulo Espaço de Arte tem programação dupla: de sexta a domingo (24, 25 e 26/9), à noite, Rebeca Tadiello compartilha seu solo “Ensaios sobre um Triz”, e no sábado e domingo, à tarde, Toshiko Oiwa dança “Sagração do Agora!”, com seu filho Kae. As duas criações coreográficas têm apresentações presenciais, seguindo todos os protocolos vigentes, mas “Sagração” também será transmitida ao vivo no instagram da artista: https://www.instagram.com/toshikooiwapires/

Em “Ensaios sobre um triz”, Rebeca Tadiello testa limites em seu mover. A obra apresenta ensaios corporais em diálogo com pontos emergidos e trocados em vivências do nosso século, que recaem sobre  cada corpo – esgotamento, auto exploração, fadiga, ansiedade, gêneros e delimitações –, trazendo o ‘triz’ como versatilidade poética e questionadora sobre formas de “estar”. Com luz de Rossana Boccia, trilha sonora de Vitor Moreira e figurinos assinados por Gabriela Araújo, o processo de criação de “Ensaios sobre um triz” contou com Diego Alves Marques, Vanessa Macedo e Vivian Navega na provocação cênica. Priscila Soares responde pela cenografia e a direção de vídeo está a cargo de  Priscila Magalhães.  

Artista paulistana independente, Rebeca Tadiello é graduada em Comunicação Social pela ECA-USP. Em 2018/2019, desenvolveu uma pesquisa de Iniciação Científica - bolsa FAPESP -, com interface em Dança e Ciências da Comunicação.  Ministra aulas de dança contemporânea, participa de companhias independentes  e vem realizando trabalhos experimentais em dança-virtual como “Teste”, a partir do chamamento “Poesia nos Escombros” (2020), e o projeto “Ensaios sobre um triz – Desenvolvimento Autoral Partilhado”, que reúne artistas em processos e criações que confluem linguagens diante de questões comuns, contemplado pelo Proac Expresso Primeiras Obras.



Kae Toshiko Oiwa, que concebeu “Sagração do Agora!”


“Sagração do Agora!” é uma tentativa de composição espontânea em movimento com Kae – filho da artista, que tem 10 anos e foi diagnosticado com síndrome de Down – e a obra  “A Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky. Para o público, a provocação é observar a arte e a vida; para a artista o desafio está em penetrar as ranhuras da música de Stravinsky, que vai muito além da cultura européia, para evocar a energia da África ou do Brasil ou a força da Terra antes da humanidade. Xintoísta, Toshiko Oiwa confere à pandemia do coronavírus uma oportunidade para despertar a conexão, inclusive corporal, com as forças da naturezae expandir o olhar sobre a existência.

Japonesa, a coreógrafa estudou dança na Juilliard School de Nova York, integrou a companhia de Twyla Tharp e Bill T. Jones/ Arnie Zane Dance Company, e depois, na França, o Ballet Preljocaj/Centro Coreográfico Nacional de Aix-en-Provence. A partir de 2007, passou a criar sua própria obra e a se apresentar no mundo. Pesquisou danças brasileiras e, atualmente, mora no Litoral Norte de São Paulo, onde atua como terapeuta crâniosacral e dá aulas de dança e yoga.

As apresentações integram o projeto Kasulo em Diálogo, que oferece cessão de espaço a artistas e grupos independentes interessados em levar seus espetáculos e foi contemplado com o edital do Proac – Programa de Ação Cultural para manutenção e modernização de espaços culturais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

_________________________________________

Serviço

Kasulo em Diálogo – Apresentações presenciais

*com limitação do número de público conforme protocolo vigente

Rebeca Tadiello – “Ensaios sobre um triz”

Dias 24, 25 e 26/9 – sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h

Duração: 35 minutos

Classificação etária: 12 anos

Ingresso: gratuito

Toshiko Oiwa – “Sagração do Agora!”

Dias 25 e 26/9 – sábado e domingo, às 15h

Duração: 40 minutos

Classificação etária: livre

Ingresso: contribuição de R$ 1 a R$ 20

*Apresentação presencial com transmissão simultânea no instagram da artista: https://www.instagram.com/toshikooiwapires/

Kasulo Espaço de Arte

Rua Souza Lima, 300 - Barra Funda, São Paulo - SP, 01153-020

Tel: 11 3666-7238

 

 

Comentários