Segunda “Sala de Visita”, do Caleidos Cia. de Dança, terá curso de videodança com a Cia Etc. do Recife

 Curso é gratuito e aberto a artistas da dança, professores e interessados em geral. É parte integrante do projeto Capital Social, do Caleidos Cia de dança, contemplado pela 27ª Edição do Programa de Fomento à Dança Para a Cidade de São Paulo.



Fotos :Fábio Brazil


O Caleidos Cia de Dança recebe a Cia Etc na Sala de Visita – residência artística com cursos e encontros abertos ao público. As SALAS DE VISITA são parte integrante do Projeto Capital Social do Caleidos Cia, contemplado pela 27ª edição do programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

 

As SALAS DE VISITA visam a formar novas redes de relações e ampliar o escopo da dança trabalhada pelo Caleidos Cia, proporcionando a todos os envolvidos outros modos de conceber, criar, fazer e pensar a arte da dança a partir de interlocuções com outras áreas de conhecimento e criação. Ao todo, no decorrer do Projeto Capital Social, serão quatro convidados para ocupar a Sala de Visita e desenvolver trabalhos com os membros do Caleidos  Cia e cursos e oficinas online gratuitas abertos a todos os interessados. 

 

Nessa Sala de Visita serão desenvolvidos os princípios de pesquisa da Videodança, mais especificamente as relações entre vídeo, clipe e dança trabalhadas pelo visitante em suas pesquisas artísticas desde 2008 como diretores da Cia. Etc, de Recife. Segundo os visitantes, o profundo vínculo da dança com o audiovisual e as mais variadas classificações atribuídas aos produtos dessa união definem cada uma dessas linguagens, por isso a importância de conhecê-las

 

“Se você já teve vontade de criar alguma videodança, ou já pensou em entender melhor sobre os processos de criação da dança para a tela, esse curso vai te guiar a descobrir a sua forma de pensar e fazer a sua dança no audiovisual” – provoca Marcelo Sena, artista da dança, da música e do audiovisual. “Um convite a fazer um mergulho pelo universo plural da videodança, a partir dos procedimentos que a Cia. Etc. vem pesquisando e criando nessa área há 20 anos.” completa Filipe Marcena, também integrante da Cia Etc, bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pernambuco.





 

Curso “VIDEODANÇA: primeiros passos”, será imersivo e aborda de maneira teórica e prática os elementos que caracterizam a videodança e estimula as mais diversas possibilidades de exploração. Além dos momentos de prática e reflexão, o curso oferece também uma mostra de trabalhos da Cia Etc e um momento de compartilhamento dos trabalhos produzidos pelos participantes.

 

Sobre o Caleidos Cia:

Sediado em São Paulo, o Caleidos Cia trabalha há 25 anos na interface arte/educação. Encontros, assessorias, palestras, publicações, eventos e espetáculos compõem o repertório de ações que o Caleidos apresentou por todo o Brasil e pelo exterior. Referência no ensino de dança e na interatividade em arte/dança, o Caleidos é dirigido por Isabel Marques e Fábio Brazil.

 

Sobre a Cia Etc.

Sediada no Recife, a Cia Etc atua no campo da dança há mais de 20 anos e tem sua pesquisa voltada para a interação de linguagens, especialmente a videodança. Fundada e dirigida por Marcelo Sena - artista da dança, música e audiovisual – a Cia Etc também é dirigida por Filipe Marcena - artista da dança e do cinema.




 

SERVIÇO

SALA DE VISITA COM A CIA ETC

propositores: Marcelo Sena e Filipe Marcena

curso: VIDEODANÇA: primeiros passos

8 encontros teórico-práticos

1 mostra de trabalhos da Cia Etc

1 partilha de trabalhos dos participantes

gratuito - 28 horas de encontros online pela plataforma Zoom

Datas:

- Desembarque: MOSTRA ETC – mostra de videodanças Cia Etc

18/08 - quarta, 20h

- Encontros teórico-práticos

20/08 – sexta, das 19h às 21h

21/08 – sábado, das 9h às 12h e 14h às 18h

22/08 – domingo, das 10h às 13h

27/08 – sexta, das 19h às 21h

28/08 – sábado, das 9h às 12h e 14h às 18h

29/08 – domingo, das 10h às 13h

- Compartilhamento de trabalhos

01/09 – quarta, 20h

Público alvo: artistas da cena, professores, interessados em geral

Vagas: 30

Inscrições: até dia 17 de agosto às 12h

Site www.formacaocaleidos.com.br

Formulário de inscrição - https://forms.gle/L7iHCBssw9uUnmXu7

Comentários