Música: Marcela Brandão lança "Menino Severino"


              Brasilidade de Marcela Brandão tem tempero

eletrônico em novo single Menino Severino 


Fotos : Ale Saraiva 
 Menino Severino é o nome do novo single que a paulistana Marcela Brandão lança nas plataformas e aplicativos de música no dia 27 de agosto, pelo Selim de Música. A faixa autoral, produzida por Bruno Piazza, se equilibra no mesmo fio que conduziu Moxotó, lançado em junho/2021: as sonoridades brasileira e eletrônica compondo sua estética.

 

Na letra, um menino do Brasil profundo descobriu o rap – “Menino que faz do rap um rosário / Rimas de terço, de mantra, de reza” - e fez dele uma expressão além da rima, cumprindo sua trajetória no mundo, florescendo em terras castigadas – “O delicado é imenso / Tudo em ti é denso” -, diz a letra de Menino Severino.

 

Marcela Brandão revela que a inspiração para a composição veio do contato com AmarElo, obra recente de Emicida. “Ele é admirável, com sua história, sua trajetória na música e no cenário brasileiro, sua forma de criar assimilando culturas onde tem a brasilidade, o pop e o eletrônico no contexto do rap. Esse menino, esse artista Emicida, que nos apresenta sua identidade pelo som e pela palavra, foi quem me trouxe a poesia de Menino Severino”, confessa a compositora.

 

Assim como em Moxotó, a identidade cultural brasileira nos chega pelo olhar de uma artista contemporânea, que tem o Brasil diverso na sua formação musical e na identidade criativa. Em Menino Severino isso fica evidente. A dinâmica entre letra, melodia e arranjo apresenta Marcela Brandão com sua poesia, sua pegada pop, sua música brasileira.

 

FICHA TÉCNICA – Intérprete: Marcela Brandão. Composição: Marcela Brandão. Arranjo e produção musical: Bruno Piazza. Produção executiva: Marcela Brandão. Mixagem: Thiago Baggio. Masterização: Mauricio Gargel. Músicos: Bruno Piazza (piano e teclados), Fi Maróstica (baixo elétrico) e Gabriel Alterio (bateria). Estúdio/gravação: Everest Studio. Designer/capa: Teidy Nakao.




 

Marcela Brandão

 

A paulistana Marcela Brandão (30 anos) é cantora de personalidade e estilo próprio, também violonista e compositora alinhada com seu tempo. Estudou música por 10 anos no CLAM, escola do Zimbo Trio, e faz preparação vocal com Bruna Caram. A carreira profissional começou, em 2010, tocando na noite paulistana e no circuito das Fábricas de Cultura. Cinco anos depois, deu um tempo ao violão para se dedicar à vida acadêmica. Formou-se Gastronomia e Letras, além de estudar Musicoterapia. De um início de carreira afiado com a música popular brasileira mais tradicional, sua estética já envereda por sonoridades contemporâneas, onde a tradição ganha nuance pop e sons experimentais. “Música é sensibilidade, mas é preciso ir além das notas e dos versos para estabelecer um trabalho concreto que vai além do ato de compor e conhecer a trajetória da música brasileira”, diz.

 

Seu primeiro EP Retorno de Saturno, lançado em 2020, traz cinco composições, sendo três autorais – “Dimensões”, “Eu Não Sei Fazer Rock’n’roll” e “Filosofia de Botequim” - e duas releituras - “Baioque” (Chico Buarque), com arranjo que transita entre o baião e o rock, e “Cuitelinho” (do folclore mato-grossense adaptada por Paulo Vanzolini), que ganhou ares mais alegres. Em novembro de 2020, Marcela lançou o single Sobre Maria (parceria com Zé Tedesco), uma composição suingada, cheia de sonoras brasilidades e ancestralidades, que fala sobre a mulher brasileira com sua força e delicadeza, sua fé na transformação. Em maio de 2021, a música ganhou um videoclipe em animação (assinada por Ale Saraiva e Caroline Eri Hirose), no qual a personagem Maria caminha, desfila e dança interagindo com situações sugeridas pela letra carregada de simbolismos. Em junho, lançou o single Moxotó, produzido pela percussionista, compositora e cantora Lan Lanh, e, atualmente trabalha o lançamento de Menino Severino.

 

Lançamento/single: Menino Severino

Intérprete: Marcela Brandão

Nas plataformas de música: 27 de agosto/2021

Selo/distribuição: Selim de Música - @selimdemusica

Ouça Marcela Brandão: https://open.spotify.com/artist/4YihvchpM0vU5a2ZoTdyak

Facebook: @eumarcelabrandao | Instagram: @marcelabrandaoo | Youtube/mamabrandao

 

 

Comentários