Grupo Esparrama promove fim de semana especial para as crianças com os ilustradores Deverson Pepi e Marina Silva

 Trinta escolas já se inscreveram para participar do projeto virtual do Grupo Esparrama que promove ações educativas com as crianças abordando temas como meio ambiente, cultura de paz, empatia e respeito. Aos finais de semana o grupo promove lives artísticas para o grande público.  




Grupo Esparrama promove fim de semana especial de lives com os ilustradores Deverson Pepi e Marina Silva 


Fotos : Sissy Eiko


Com “Circulação do FIM?” projeto contemplado na 11ª edição do Prêmio Zé Renato, da Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo, o Grupo Esparrama abusou da criatividade para se inserir no universo das lives, se aliando à escolas para lives educativas e à artistas de múltiplas linguagens com apresentações para o grande público. 


Diante da necessidade de adaptar a temporada presencial para o virtual, em razão da pandemia da COVID-19, o transformou seu projeto teatral em uma ferramenta de apoio para professores e estudantes de trinta escolas de diversas regiões de São Paulo e do Brasil


Até 23 de setembro, às quintas e sextas-feiras, às 15:00, acontecem as lives especiais para escolas em que o premiado espetáculo FIM? do Grupo Esparrama será exibido com tradução em Libras e interação simultânea do elenco. 


Cerca de 3000 crianças estão inscritas para participar das ações e as escolas interessadas ainda podem se inscrever para participar através do formulário fixado na página do grupo no Facebook ou na bio do Instagram @grupoesparrama


Até o momento são trinta escolas inscritas das cidades de Bauru, Guarulhos, Mairiporã, Manduri, Poá, Santo André, São Bernardo do Campo e Ribeirão Preto, em São Paulo e de Ituiutaba e Belo Horizonte (Minas Gerais).



 


As escolas participantes receberão gratuitamente um material de apoio com propostas que dialogam com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, da ONU, produzido em parceria com a educadora Laila Sala e a ilustradora Marina Silva.


O material será composto pelo “Almanaque do Fim”, um caderno de atividades lúdicas, um site com materiais exclusivos para profissionais da educação com referências e sugestões, ampliando possibilidades de abordagens dos temas em sala de aula e uma série de vídeos lúdicos de apoio, com o elenco de palhaçaria do grupo introduzindo as propostas sugeridas no site e no caderno do aluno.


Para o grande público, nos dias 28 e 29 de agosto de 2021, às 15:00, o Grupo Esparrama realiza lives da temporada “Conheça Outro Fim”, que serão transmitidas no Facebook do Grupo Esparrama (www.facebook.com/grupoesparrama) com tradução em Libras.


Artistas de múltiplas linguagens apresentam releituras poéticas de temas abordados em seu premiado espetáculo “FIM?”, como a necessidade de recuperar a natureza e a urgência em se pensar formas de consumo conscientes e sustentáveis, além de tratar do fim que pode se dar pela falta do encontro do ser humano com o seu outro, fruto da falta de diálogo, da ausência de afetos e da falta de empatia com a dor alheia.


Na live de sábado, dia 28 de agosto de 2021, às 15:00, acontece um bate-papo com o ilustrador Deverson Pepi, que há 15 anos trabalha na produção de séries animadas para televisão e plataformas digitais, como “Boris e Rufus” (Disney XD e Channel), “Patati Patatá” (youtube), “Carrapatos e catapultas”  e “Tuca o Mestre Cuca”. Além de ilustrar livros infantis, Deverson é professor de escultura, de pintura clássica e digital, e paleoartista, misturando diversas técnicas artísticas para a  reconstrução em vida de criaturas extintas.


No domingo, dia 29 de agosto, às 15:00, a convidada para apresentar uma releitura do espetáculo FIM? é a contadora de histórias Marina Faria, que transita por técnicas como o desenho, a escrita, a pintura, a ilustração e o teatro. 


Parceira do Grupo Esparrama no projeto Navegar, Marina participou do processo de pesquisa e criação do espetáculo de mesmo nome e ilustrou o livro “Navegações Teatrais Para Pequenos Tripulantes”, produto final do projeto. 





Autora de diversos livros de artista e murais públicos (Unidades Sesc de Taubaté, Araraquara, Campinas, São Paulo e São Caetano), a artista ilustrou livros como “Quando Blufis ficou em Silêncio” e “O Silêncio em Apuros”, ambos finalistas do Prêmio Jabuti de Literatura Infantil, é co-autora do projeto Clareada, junto com Marcella Tamayo e participou do processo criação de espetáculos teatrais do Coletivo da Onça, das artistas Lily Curcio, Ana Wuo, no Curso Livre de Teatro do Barracão Teatro (Campinas), além de integrar o grupo de pesquisa Teatro de Luz&Sombra, entre outros. 


O espetáculo FIM? foi criado pelo Grupo Esparrama em 2016 e recebeu o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (Melhor Espetáculo na categoria Sustentabilidade), foi eleito o Melhor Espetáculo Infantil do Ano pelo voto popular do Guia da Folha de SP, eleito o Segundo Melhor Espetáculo Infantil do Ano pelos críticos do jornal Estadão, além de ter sido indicado ao Prêmio Governador do Estado 2017.


Mais informações em: www.facebook.com/grupoesparrama e www.instagram.com/grupoesparrama


SERVIÇO: “Conheça Outro Fim”

Com Grupo Esparrama e pessoas convidadas

SINOPSE: Temporada de lives com artistas de diversas linguagens levando para o universo infantil com muita poesia e delicadeza, temas complexos como a necessidade de preservação do meio ambiente, a importância da empatia e a necessidade de diálogos mais saudáveis na sociedade.

Grátis - Classificação Livre 

Acessibilidade: Tradução em Libras

Onde assistir: Facebook do Grupo Esparrama - Link: www.facebook.com/grupoesparrama 

Quando: 28 de agosto de 2021 - Participação: Deverson Pepi - ilustração

Quando: 29 de agosto de 2021 - Participação: Marina Faria - ilustração


Comentários