Esteticista Cris Boneta é destaque no Brasil

 


A esteticista Cristiane Boneta, de 28 anos, tem muita história para contar. 

Da infância pobre à esteticista de sucesso, ela já passou por vários casos de racismo mas soube ter resiliência para ressignificar tais momentos e assim manter já há alguns anos projetos que tem por objetivo enaltecer a mulher negra. 

 

"Sempre fui uma mulher de muitas atividades, mas a minha grande chance apareceu quando pude me matricular no Curso de Estética de uma Universidade da região onde morei, de onde saí com um diploma de Tecnóloga. Depois eu fui sublocando espaços em clínicas de estética para começar a divulgar o meu trabalho. E até que um dia através de uma oportunidade consegui criar o meu famoso Espaço Cris Boneta, que funcionou por 08 anos no município de Duque de Caxias e agora ganha um novo espaço em Madureira, no coração do subúrbio carioca.", conta Cris. 

 

 

A empresária, nascida e criada em uma comunidade da Baixada Fluminense, foi órfã de mãe com menos de um ano de idade e filha de um operário que trabalhava dia e noite para sustentar a família. Mesmo diante de tantas adversidades na vida, já contabiliza importantes feitos, como a criação de uma linha de EPI (Equipamento de Proteção Individual) com foco em pessoas com cabelos crespos e volumosos como o dela em parceria com uma fábrica de tecido de proprietárias negras. 

 

Mas um episódio de racismo a fez ainda mais forte. Em junho de 2020 viveu uma experiência traumatizante: Por conta do cabelo Black, teve que vestir sacos de lixo no corpo e cabelo ao invés de usar os aventais esterilizados para fazer a segunda etapa de uma cirurgia na gengiva em uma clínica de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Mas o triste momento não impediu a profissional de vencer o preconceito e se tornar uma das referências em estética no Brasil.

 

Fato que foi brindado recentemente com a conquista de um troféu na categoria Case de Sucesso, durante a premiação do Business Awards, considerado o Oscar da Estética no país. Emocionada, ela conta que quando estava se dirigindo ao palco para receber a premiação pôde relembrar como num filme tudo o que viveu e chegou lá de cabeça erguida.

 

"Não quero apagar da minha mente nenhum momento da minha trajetória. Na época do colégio eu sofria muito com bullying, ganhava vários apelidos por causa das manchas nas minhas pernas, pois tinha alergia a mosquito e só tinha calças compridas no meu armário de tanta vergonha. Tinha consciência que nem de longe eu poderia ter acesso a um profissional que pudesse me ajudar a resolver este problema, mas hoje vejo que são as minhas memórias que mantém os meus pés no chão e me fazem ter força para lutar cada vez mais.", define a esteticista.

 

Clínica em novo endereço com especialidades.

 

O espaço Cris Boneta, agora com novo endereço em Madureira, vai ser inaugurado no mês que vem com novidades. Além da já reconhecida trajetória com foco para mulheres negras, serviços de ginecologia e psicologia também prometem agradar à clientela.

 

Para Fátima Oladejo, ginecologista e obstetra há mais de 15 anos, o novo espaço é importante porque vai agregar funções importantes para o público.

 

" Com minha expertise em saúde da mulher, vou oferecer aconselhamento em métodos contraceptivos, incentivar a autonomia quanto a sua saúde e seu corpo, elucidar dúvidas e questionamentos sobre sexualidade numa visão feminista e sem restrições. Tudo isso num ambiente de confiança e acolhimento para pessoas que procuram um atendimento antirracista, antigordofóbico, e simpatizante com a causa LGBTQIA+", destaca a profissional.

 

Para a psicóloga Carla Loureiro, uma equipe multidisciplinar faz a diferença.

 

“Trabalhar em uma clínica que é especializada em pele preta é um sonho.

Espero contribuir muito com a equipe multidisciplinar que a clínica está montando. Enquanto psicoterapeuta e mulher preta, quero que os futuros pacientes tragam para este espaço suas narrativas sobre suas experiências e subjetividades de vida, ressalta a psicóloga.

 

O novo local vai ser inaugurado no dia 14 de agosto e fica localizado no seguinte endereço: Rua Antônio de Abreu, 80, sala 713, em Madureira.

 

Comentários