Ensaios Perversos - Christian Dunker, Guma Joana, Augusto Follmann e Rodrigo Bento

 Evento começa com bate-papo do psicanalista Christian Dunker com Ricardo Gali, diretor da Perversos Polimorfos, segue com performances de Guma Joana e Augusto Follmann e termina com festa comandada pelo DJ  Rodrigo Bento.




Nesta sexta-feira, 13/8, das 20h às 23h30, a Cia Perversos Polimorfos realiza o primeiro “Ensaios Perversos” de modo virtual, ação cultural que propõe gerar ambientes férteis que semeiem estudos, discussões e partilha artística, em três momentos independentes: “Conversas sem Fim”, com o psicanalista e escritor Christian Dunker, em entrevista gravada especialmente para abrir o evento; “Preliminares”, com a apresentação de duas vídeo-danças – “(r)e_c0L3t4: C40S P4R4D0X4L”, de Guma Joana, e “Casa”, de Augusto Follmann –, seguidas do “Dance Floor”, um espaço de acolhimento, afeto e dança no apê, comandado pelo DJ Rodrigo Bento, idealizador e residente do coletivo Pilantragi. 

Mais do que urgente e oportuna, a ‘Conversa sem Fim’ com o psicanalista e professor da USP, Christian Dunker, neste momento de crise tão evidente que estamos vivendo, desde a questão pandêmica à ascensão de dinâmicas e pensamentos conservadores e repressores, torna-se um respiro e motor para pensarmos alternativas e saídas possíveis, especialmente no que se refere aos corpos, às subjetividades e às possibilidades do fazer artístico. Dunker é autor de 14 livros, entre eles “Estrutura e Constituição da Clinica Psicanalítica”, que lhe rendeu o Prêmio Jabuti em 2012e o mais recente, “A arte da quarentena para principiantes”, escrito durante a pandemia. Conhecido também do público não acadêmico por sua contribuição como articulista e colunista em diversas revistas, mantém o Blog do Dunker e um canal do Youtube, onde discute temas ligados à psicanálise e psicologia. A entrevista com Christian Dunker será transmitida, das 20h às 21h, pelo canal do Youtube da Cia: https://www.youtube.com/user/CompanhiaPerversos


Guma Joana 


A partir das 21h, o evento migra para o Zoom, para as apresentações do momento ‘Preliminares’ e a festa do “Dance Floor”. Link de acesso para retirada de ingressos gratuitos: https://linktr.ee/perversospolimorfos. Começa com a performance “(r)e_c0L3t4: C40S P4R4D0x4L”, da artista travesti da cena contemporânea, Guma Joana. O trabalho foca na vulnerabilidade, tendo uma questão disparadora para compartilhamento: ‘¿3M QU3 M0M3NT0 M3 T0RN31 @ L1X@ D4 N4Ç40?’ Ao se valer de dados que denunciam o Brasil como líder do lamentável ranking de países que mais matam pessoas trans no mundo, o 4º maior produtor de lixo e um dos piores exemplos em descarte residual adequado, a performance cria uma tensão poética para construir uma analogia com o descarte de corpos como objetos rejeitados. Guma Joana já dançou no Cisne Negro, dirigido por Ulda Bittencourt, na Cia Carne Agonizante, de Sandro Borelli, e no Núcleo Entretanto, de Wellington Duarte.  

Na segunda apresentação da noite, “Casa”, o bailarino e filmaker Augusto Follmann traz um viajante, Rômulo, que recebe, em carta, um convite especial para mergulhar na sua essência, encontra a Casa e é engolido por ela. Seus anfitriões apresentam cada cômodo e o levam ao caos. Augusto Follmann iniciou sua experiência artística vivenciando a cultura Ballroom (dança voguing), vertentes das danças de rua, contemporâneo, balé e jazz. O performer já trabalhou com artistas como BTS, Anitta, Iza, Gloria Groove, Lexa, Luisa Sonza, entre outros.



Christian-Dunker


Das 22h às 23h30, Rodrigo Bento entra no ‘Dance Floor’, para comandar a festa online “Delírios Tropicais”. Sem set list e roteiros pré-determinados, o DJ, que já produziu quase 800 festas e dividiu o palco com Daniela Mercury, Gilberto Gil, Gal Costa, Céu, Letrux, Anelis Assumpção, entre muitos outros artistas consagrados, aposta numa viagem espontânea por ondas sonoras que percorrem a história da MPB e suas conexões mundiais, do samba aos grooves, do regionalismo aos beats eletrônicos.

“Ensaios Perversos” integra projeto contemplado pelo programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura.

Para saber mais: www.perversospolimorfos.com.br

______________________________________________________________

Serviço

Ensaios Perversos” online – Cia Perversos Polimorfos

13/8 (sexta-feira), das 20h às 23h30

20h – “Conversas sem fim” – com o psicanalista Christian Dunker

Link de acesso: https://www.youtube.com/user/CompanhiaPerversos

(*sessão aberta sem necessidade de inscrição)

21h – “Preliminares” – apresentações de Guma Joana (“(r)e_c0L3t4: C40S P4R4D0X4L”), e Augusto Follmann (“Casa”).

22h às 23h30 – “Dance Floor” – festa “Delírios Tropicais”, comandada pelo DJ Rodrigo Bento (coletivo Pilantragi). 

Link de acesso para apresentações e festa: https://linktr.ee/perversospolimorfos

(*ingressos antecipados para acesso à plataforma Zoom)

Grátis

 

 

Sobre | Ensaios Perversos

Ação multicultural transdisciplinar, o “Ensaios Perversos” tem como fundamento diretrizes que vêm sendo discutidas em educação, filosofia, psicologia e direitos humanos na contemporaneidade. A primeira edição aconteceu de maneira independente pela curadoria e pelos artistas envolvidos e, em razão da sua qualidade e especificidade, ganhou reconhecimento de crítica e público, aumentando seu alcance. Em seguida, foi contemplado pelo programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo e fortaleceu parcerias com espaços de diferentes regiões da cidade de São Paulo – Praça das Artes, Casa do Povo, Teatro de Conteinêr, Capital 35 Espaço Multiartístico e Teatro Oficina Uzyna Uzona -, e um número expressivo de artistas, inclusive de outros estados do país, reunindo um público de 1500 pessoas entre as cinco sessões realizadas.

 

Para saber mais:

www.perversospolimorfos.com.br 

facebook.com/CiaPerversosPolimorfos

https://www.instagram.com/ciaperversospolimorfos/

 

Trailler "Casa" – Augusto Follmann

https://drive.google.com/file/d/1Gw6Hg34vQO7-AhmxDq0Q0vrsXt_OwkrM/view

https://www.youtube.com/watch?v=VQK91K6F-hE

https://vimeo.com/561837890

Trailler  “(r)e_c0L3t4: C40S P4R4D0X4L" – Guma Joana

https://drive.google.com/file/d/17JUjII6PTGhFqAVPH0kCinv9_xkaCibH/view

Faixas e playlists – DJ Rodrigo Bento

www.soundcloud.com/djrodrigobento

 

 

Comentários