CPT_SESC em parceria com a Fundação Japão realiza encontro com Hiroshi Koike, Eduardo Okamoto e Emilie Sugai
A dançarina de butoh Emilie Sugai | Foto: Ivan Nisida
Atividade reúne o diretor teatral japonês Hiroshi Koike, a dançarina de butoh Emilie Sugai e o ator e professor Eduardo Okamoto para compartilharem suas experiências artísticas de intercâmbio nas artes do corpo, seja na dança, teatro e performance sob a influência do butoh e das artes japonesas
No dia 01 de setembro, quarta-feira, às 20h, acontece o encontro on-line da série Diálogos e Intercâmbios, do Centro de Pesquisa Teatral Sesc, que abre espaço para compartilhamento de experiências sobre o fazer teatral entre artistas, grupos, encenadores, diretores e pesquisadores de diferentes países.
Em parceria com a Fundação Japão, o encontro reúne três artistas de gerações diferentes, o diretor, dramaturgo e coreógrafo japonês Hiroshi Koi
O bate-papo é uma conversa entre Brasil e Japão nas artes do corpo, quer seja na dança, no teatro ou na performance, a partir da vivência dos artistas convidados, que dialogam sobre os processos criativos, particularidades com mostra de vídeos curtos de seus trabalhos e experiências de parcerias entre eles, como Emilie Sugai, que atuou na montagem dirigida por Hiroshi Koike, inspirada na obra "Cem Anos de Solidão" de Gabriel Garcia Marquez.
“Absolutamente fascinantes os espetáculos que assisti aqui (no Brasil). Os trabalhos apresentados cruzavam gêneros, dança, teatro, canto e artes visuais. O que vivi lá (Tokyo) foi esta experiência fazendo parte de seu elenco de atores-dançarinos”, comenta Emily.
A mediação é da professora Michiko Okano, que trabalhou com Hiroshi Koike na Fundação Japão, em 2003 e 2004, e é coordenadora de Estudos Arte Ásia. O encontro será realizado na plataforma Zoom, com recursos de tradução simultânea em português e japonês e o público poderá enviar perguntas e comentários por meio do chat para os convidados.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site sescsp.org.br/cpt entre os dias 23 e 30 de agosto, com vagas limitadas.
Sobre os convidados
Emilie Sugai é coreógrafa, dançarina de butoh e performer. Desenvolveu uma linguagem singular a partir de influências das atividades realizadas em parceria com seu mestre Takao Kusuno, no período de 1991 a 2001, de pesquisas relacionadas às memórias do corpo nipo-brasileiro, da ancestralidade e de colaborações com artistas da dança, teatro e cinema. Recebeu os prêmios de Dança Funarte Klauss Vianna (2006/ 2007), APCA de melhor concepção em dança para “Hagoromo” (2008), Denilto Gomes pela Cooperativa Paulista de Dança de melhor espetáculo (2013), entre outros. Participou das montagens Foi Carmen (2005 e 2008), dirigida por Antunes Filho, em homenagem a Kazuo Ohno, Heart of Gold (
Eduardo Okamoto é ator e professor de teatro. Bacharel em Artes Cênicas, Mestre e Doutor em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também ensina Artes Cênicas. Realizou estágio de pós-doutorado no Theatre and Performance Depart
Eduardo Okamoto / Foto : Nina Pires
Michiko Okano é Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professora de História da Arte da Ásia na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), professora colaboradora na pós-graduação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Língua e Cultura Japonesa, da Universidade de São Paulo (USP). É coordenadora do Grupo de Estudos Arte Ásia. Curadora da exposição de 21 artistas nipo-brasileiros, Olhar InComum: Japão Revisitado (2016), no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba e da exposição de artistas nipolatinos, Transpac
Serviço
Diálogos e Intercâmbios - 3ª edição
Com Hiroshi Koike, Emilie Sugai, Eduardo Okamoto e mediação de Michiko Okano
Um encontro sobre a construção artística e os processos de intercâmbio e colaboração entre artistas.
Dia 01 de setembro de 2021, às 20h.
Inscrições gratuitas: de 23 a 30 de agosto, a partir das 14h, em www.sescsp.org.br/cpt
Classificação: 14 anos
Plataforma Zoom com tradução simultânea em português e japonês
Vagas limitadas
Sobre o CPT_SESC
O Centro de Pesquisa Teatral foi criado em 1982 como laboratório permanente de criações teatrais, formação de atrizes, atores, dramaturgas e dramaturgos. Ao longo das décadas, ganhou reconhecimento da crítica e de seus pares no Brasil e em outras partes do mundo como referência no fazer teatral. Foi coordenado por Antunes Filho por 37 anos, período no qual formou mais de mil profissionais das artes cênicas e apresentou 46 espetáculos. Em 2020, passado um ano da morte do diretor, o CPT expandiu suas ações em busca do constante desenvolvimento que o teatro contemporâneo exige, mantendo o diálogo com o seu legado.
A programação, disposta em cinco eixos temáticos - Formação de Atores; Criação e Experimentação; Dramaturgia; Cenografia; e Memória, Acervo e Pesquisa - apresenta ciclos de debates, mostras digitais, cursos, podcasts, oficinas, entre outras atividades, com artistas e técnicos de diversas formações e instâncias da produção teatral, a fim de buscar a realização de um trabalho interdisciplinar a que sempre se propôs o CPT_SESC.
Confira a programação completa em bit.ly/CPTSESC_Agenda e nas redes sociais:
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