Circuito Vozes do Corpo chega a décima edição

 



Circuito Vozes do Corpo chega a sua 10ª edição com programação online e gratuita que inclui espetáculos, videodança e oficinas

Entre os dias 09 e 30 de agosto de 2021 acontece a 10ª edição da mostra de dança Circuito VOZES DO CORPO. O evento é totalmente online e transmitido no canal do Youtube da Cia. Sansacroma,  grupo de dança paulistano que tem como ponto de partida de criação as poéticas e politicas do corpo negro. O Circuito Vozes do Corpo busca na sua trajetória democratizar a produção cultural e promover diálogos sobre negritude, ancestralidade, território, brasilidade, diáspora africana e questões de gênero e sexualidade. O Circuito será realizado através do edital de apoio á realização de mostras, festivais, mercados, premiações, feiras, festas populares e tradicionais e eventos culturais no Estado de São Paulo PROAC 2020.

Realizar a décima edição do Circuito Vozes do Corpo no atual contexto do Brasil é uma mistura de sentimentos. Quando comecei a estruturar o Circuito dentro desta ideia de descentralizar produção de dança da cidade, nunca imaginei chegar tão longe, com diversas experiências e prêmios. Essa edição tem uma simbologia de celebração da vida e sobrevidas que nós artistas pretos e pretas periféricos, lgtbqi+, corpos gordos e gordas estão inseridos. É um circuito voltado para essa pluralidade de dança existente na cidade e no país. Estar viva é minha maior desobediência. Circuito Vozes do Corpo é uma desobediência e atuante na contramão desse sistema genocida”, explica Gal Martins, Diretora da Cia. Sansacroma e idealizadora do Vozes do Corpo.

O Circuito Vozes do Corpo é dividido em: espetáculos de dança, videodança, residências artísticas, diálogos e oficinas. A programação deste ano traz companhias e artistas importantes para o cenário da dança nacional como Desvio Padrão, Clarin Cia. de Dança, Cia. Ouvindo Passos, Núcleo Iêe, Corpos Falantes, Dual Cia. de Dança, Coletivo Encruza, Ana Paula do Carmo, Edson Bezerra, Nyandra Fernandes, entre muitos outros.  




Programação

10º CIRCUITO VOZES DO CORPO

Espetáculos de Dança  - 10, 11, 12 e 13 de agosto de 2021

(de terça a sexta às 19h)

                                                                                       

Dia 10 de agosto às 19h  SÓ SE FECHAR OS OLHOS – Desvio PadrãoDuração: 23 min e 59 s

O espectador é convidado a fechar os olhos, literalmente, e apreciar a dança a partir da narração, dos sons e da música, criando suas próprias imagens. Com texto de Edgar Jacques, ator e dramaturgo, cego desde a infância, a montagem oferece uma inversão da lógica da audiodescrição.

11 de agosto às 19h - OU 9 OU 80 – Clarin Cia de dança - Duração: 50 min

O espetáculo traz a necessidade do desenvolvimento humano em busca da felicidade contada através das letras do funk e dos corpos dos dançarinos. É um espetáculo que busca reverberar a dança urbana no coração de cada um, e mesmo com todas as dificuldades, celebrar a beleza da vida.

12 de agosto às 19h - Nada Como Antes O QuÊ ? Camarão Crew

Espetáculo de dança que traz a verve e o conteúdo do Breaking .

13 de agosto às 19h - Filhes--da--Pº##@! - T O D A – Coletivo Calcâneos (SP) – Duração: 56 min

O espetáculo Filhes–da—Pº##@! – T O D A (Filhes da Porra Toda) tem a intenção de transpor as dores da periferia delimitadas aos corpos que compõem os altos índices de preconceitos em meio à sociedade

Videodança - 15 e 29 de agosto de 2021 (domingos) às 15h, 16h e 17h

15 de agosto às 15h - As noites em que preciso ser – Corpos Falantes 

15 de agosto às 16h  - ELEGBARÁ – Nyandra Fernandes

15 de agosto às 17h - TOQUE – Carolina Gomes – Duração: 12 minutos

Os ventos e águas trazidos pelo som do Xequerê levam para longe as violências, extermínio e silenciamentos vividos por gerações de mulheres pretas. Toques vindos de longe reverberam no corpo urbano, o canto e a dança negra contemporânea carregam identidade e resistência. Agô! Permissão das divindades para que dancemos a dor!

29 de agosto às 15h - BREVIDADES SOBRE O LONGO PARTO DE SI MESMO – Frederick Florencio

29 de agosto às 16h - ASMA – Edson Bezerra -

29 de agosto às 17h - PAVÃO MISTERIOSO – Dual Cia de Dança

Com base na literatura de cordel critica a ausência da liberdade individual. Mescla dança, bonecos animados e, por meio da linguagem audiovisual, propõe refletir sobre o narcisismo, a construção narrativa e a criação artística na contemporaneidade.

 


Pequenas Danças - 24, 25, 26 e 27.08 (terça à sexta) às 21h

 

24 de agosto às 21h - ATEMPORAL – Mó Missão Dance  - Duração: 2 min e 51 s

Uma dança entre dois amigos que mostra o mover atemporal que está para além das margens da técnica.

24 de agosto 21h30 - EM CANTO PRA DAN – Val Ribeiro – Duração: 2 minutos

O Vídeo Performance" Em canto pra DAN por Val Ribeiro foi realizado para o evento online da Casa Cultural Somovimento em novembro de 2020 que homenageava o Mestre Augusto Omolu

25 de agosto às 21h EXPERIMENTOS CÊNICOS CONSENTIDOS EM EXPANSÃO – Belas Artes Projetos Culturais

26 de agosto às 21h - CATIÇO - Coletivo Encruza - João Petronilio

27 de agosto às 21h [ESTaDO De ]– Ana Paula do Carmo

Oficinas e Lives  no Circuito Vozes do Corpo

Além dos espetáculos o evento traz a oportunidade de aprendizado e interação com os processos criativos na dança contemporânea durante as OFICINAS com realização prevista para os dias 14, 15, 23 e 28 de agosto de 2021, das 10h às 12h. As inscrições serão divulgadas pelo Instagram da Cia. As oficinas serão acontecerão por intermédio da plataforma Zoom.

 

 

Oficinas

 

·         Poéticas do encantamento: a magia dos caboclos (Marina Chagas)

 

·         Corpo Sagrado Profano (Regina Santos)

·         Corpo, território e memória: estudos pra expurgar atravessamentos (Victor Almeida)

·         Corpo artefato digital (Tiago Begins)

·         Pés no chão – Dança para crianças (Erico de Jesus Santos)

 

Nas LIVES o Circuito Vozes do Corpo traz performances de dança contemporânea  através do canal de Youtube da Cia Sansacroma. Essa categoria do Circuito compreende a apresentação de 02 trabalhos, com duração entre 30 e 45 minutos e que dialoguem com o momento atual que vivemos: a obediência às regras de isolamento social.  As perforformances acontecerão nos dias 23 e 30 de agosto, duas  segundas-feiras, sempre às 21h.

 

10ª edição do Circuito Vozes do Corpo

Entre os dias 09 e 30 de agosto de 2021

Evento Online e gratuito

Programação exibida no Canal do Youtube da Cia. Sansacroma

Espetáculos, videodança, oficinas, Lives

https://www.youtube.com/watch?v=Mu2BbI_Nfn8

 

 


Comentários