Agosto Dourado na Escola de Samba Flor De Liz


 Estamos  no "Agosto Dourado", mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.


A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e nações. Criar um ambiente propício para padrões de alimentação infantil ideais é um imperativo da sociedade. Então, o que é necessário para criar um ambiente favorável e melhorar as práticas de amamentação? Proteção, promoção e apoio à amamentação são estratégias importantes em nível institucional e individual. Ações coordenadas para otimizar a alimentação infantil em tempos normais e em emergências é essencial para garantir que as necessidades nutricionais de todos os bebês sejam atendidas.


Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração. O aleitamento materno adequado causa impactos positivos até à saúde das pessoas na adolescência e vida adulta.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e continuado até os dois anos de idade ou mais.  O leite materno tem tudo de que o bebê precisa até o sexto mês de vida. Portanto, não acredite em promessas de alimentos que tentam parecer melhores do que o leite materno. Somente em casos específicos a mulher não pode amamentar. Na dúvida, consulte um profissional de saúde habilitado. 


"Nesse momento tão complicado em que muitas famílias tem passado, a nossa agremiação está na luta por melhorias e sempre ingressando em projetos sociais e procurando trazer orientações para os cuidados com a saúde. O aleitamento também depende de uma alimentação adequada e de baixos níveis de estresse emocional, por isso, sempre que preciso, a Flor de Liz estará de portas abertas para ouvir as mães de nossa comunidade em seus pedidos de apoio" -, disse o presidente Rodisley Oliveira.


Conhece alguma gestante ou lactante? Converse e incentive o aleitamento. Mais que saúde, o aleitamento também é um gesto de acolhimento e amor que marca a vida toda!

Comentários