(28 e 29/8) Estréia "Entre Espaço Onde Tudo Existe" - Marcus Moreno - MUD



Fotos : Júnior Cecon 

A roda de conversa “Corpo no Audiovisual – Reflexões sobre a produção em videodança”, com Eduardo Bonito, Felipe Teixeira e Pri Magalhães, três profissionais com experiências distintas em produção de dança concebida para as telas, muito antes do atual contexto pandêmico, esquenta, neste sábado, dia 28 de agosto, às 16h, a pré-estreia de “Entre Espaço Onde Tudo Existe”, videodança de Marcus Moreno. Com tradução em libras, o encontro, ao vivo, tem transmissão virtual no Zoom, com ingressos gratuitos distribuídos pelo Sympla, em parceria com o Portal MUD – Museu da Dança -  https://www.sympla.com.br/o-corpo-no-audiovisual---reflexoes-sobre-a-producao-em-videodanca__1298152  .

Pri Magalhães tem maior experiência como cineasta e editora; Felipe Teixeira, artista da dança, também atua com captação e edição de imagens e utiliza a linguagem audiovisual em suas criações; e Eduardo Bonito é um dos idealizadores do Dança em Foco, o primeiro festival do Brasil dedicado à videodança. Os três serão mediados pelo próprio Marcus Moreno para provocar reflexões sobre as interfaces entre corpo, dança e audiovisual.

Ao final da conversa, será exibido “Entre Espaço Onde Tudo Existe”, que traz um corpo imerso num campo de presenças, na busca por evocar memórias em fluxo incessante, conscientes e inconscientes, atravessadas por sensações instantâneas. É sobre o que antecede o instante, o que existe no entre-espaço: o ar que circunda todas as coisas, a luz, densidades, distâncias, profundezas que despertam sensações, a respiração, o olhar e um desejo de que tudo que está no presente e o que ainda está por vir existam”, reflete Marcus Moreno sobre o que parece não ser possível nomear.

Primeira obra nesta linguagem concebida por Marcus Moreno, o videdança foi criado a partir de uma imersão com a equipe do projeto, em uma região afastada do espaço urbano, onde a escuta do próprio lugar, as imagens reveladas a cada experimentação com a natureza, foram desenhando as camadas de composição. Dirigido por Pri Magalhães, o trabalho conta com trilha sonora original composta pelo músico Antonio Porto.




Entre Espaço Onde Tudo Existe” estreia no domingo (29/8), no mesmo horário, 16h, pelo canal do Youtube do Portal MUD – Museu da Dança: https://www.youtube.com/user/museudadanca

Em setembro, segue em temporadas transmitidas por três espaços parceiros: de 1 a 7/9, Kasulo Espaço de Arte; de 8 a 15/9, Ocupação Artística Canhoba; e, finalmente, de 16 a 23/9, o Centro de Referência da Dança - CRDSP.

Esta ação é parte do projeto Lembrei que Esqueci, contemplado pela 29ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.

_____________________________________________

Serviço:

Entre Espaço Onde Tudo Existe, videodança de Marcus Moreno

28/8 (sábado) – 16h – Pré-estreia

(com Roda de conversa O Corpo no Audiovisual – Reflexões sobre a produção em videodança – Pri Magalhães, Felipe Teixeira e Eduardo Bonito | Mediação: Marcus Moreno)

Transmissão pelo Zoom | Ingressos gratuitos no Sympla: https://www.sympla.com.br/o-corpo-no-audiovisual---reflexoes-sobre-a-producao-em-videodanca__1298152 

29/8 (domingo) – 16h – Estreia – Porta MUD – Museu da Dança

Youtube - https://www.youtube.com/museudadanca

01 a 07/09 – 20h – Kasulo Espaço de Arte

Youtube -  https://www.youtube.com/kasuloespa%C3%A7odearte

Facebook - https://www.facebook.com/espacokasulo

08 a 15/09 – 20h – Ocupação Artística Canhoba

Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCfITeiFiBzm_MEXUGsRwsjw

16 a 23/09 às 20h – Centro de Referência da Dança

Youtube - https://www.youtube.com/CRdancasp

 

Grátis | Livre




 

Um pouco dos participantes

Eduardo Bonito

Artista, produtor e curador, estudou Artes Cênicas e Relações Públicas, na Universidade de São Paulo, e Performance na Universidade de Middlesex, Reino Unido. Atualmente, é co-diretor da Bienal de las Artes Del Cuerpo, Imagen y Movimiento de Madrid e do Festival Dança em Foco (Brasil), pesquisador em governança de artes cênicas do projeto europeu Reshape, produtor criativo do coletivo artístico nello!earth (Dinamarca), co-fundador do LABEA - Laboratório de Arte e Ecologia (Espanha) .

Felipe Teixeira

Bailarino e artista visual, integrou a iNSAiO Cia de Arte, dirigida por Claudia Palma, de 2010 a 2016, e integra a Jorge Garcia Cia. de Dança, desde 2017. Como artista visual fundou, com a artista plástica Julia Borst, o Onze: Quatorze, e desde 2014 desenvolve o projeto de videos Arquipélago. Seu video “ostrossauro” participou da Mostra Internacional de Videodança de São Carlos, em 2018, e do Festival Internacional de Videodança Sans Souci, em 2020. EM parceria com Mariana Molinos, é criador do curta Meltdown (2019), selecionado em 2020 pelos festivais Videodança SansSouci, The Lift Off Sessions e Best of Latin America Short Film Festival.

Pri Magalhães

Formada em Comunicação Social, Pedagogia, Artes e Cinema, e pós-graduada em Arte Integrativa, iniciou na dança como intérprete na Cia de Expressões Populares Trivolim, em 2002. É curadora do Festival Satyrianas com o DançaMix desde 2018 e cineasta e coordenadora da Produtora Independente NOME Filmes. Com criações em videodança, foi premiada na Semana Paulista de Curtas, Festival Internacional de Vídeo Arte de Barcelona, MIV Mostra Internacional de Videodança, Festival de Curtas de Almada – Portugal, Festival Videomovimiento – Cinedanza Colômbia, entre outros.

Marcus Moreno

Mestrando em Artes da Cena pela Unicamp, tem formação em Comunicação das Artes do Corpo, especialização em Técnica Klauss Vianna (PUC-SP), e licenciatura pela Universidade Anhembi Morumbi. Desde 2012, realiza criações solo, em colaboração com artistas convidados, como “A Imagem como Ausência” (Proac/2013), “A Flor da Lua” (Residência Casa das Caldeiras/2016), “Estudo para o Encontro” (Proac/2017) e ‘Instante-já’ (Fomento à Dança/2019), este último, em parceria com a artista uruguaia Andrea Arobba, indicado ao Prêmio APCA-Dança (Espetáculo/Estreia e Criação de Luz e Espaço cênico de Hernandes de Oliveira). Desde 2016, desenvolve os “Encontros Efêmeros”, criando trabalhos de improvisação com artistas da cena contemporânea. É programador da Oficina Cultural Oswald de Andrade.

https://marcusmoreno.wixsite.com/marcusmoreno 

instagram: @marcusmoreno_danca

 

Entre Espaço Onde Tudo Existe - Ficha Técnica

Concepção e Dança: Marcus Moreno

Direção, Fotografia e Montagem: Pri Magalhães

Assistência de Fotografia: Pauliana Reis

Trilha Original: Antônio Porto

Design Gráfico e Mídias Digitais: Juliana Vinagre

Apoio e Midias Sociais: Portal MUD

Assessoria de Comunicação: Elaine Calux

Coordenação de Produção: Cristiane Klein | Dionísio

Produção Executiva: Júnior Cecon

 

Comentários