UESP participa de campanha de arrecadação de alimentos da CUFA


 A CUFA - Central Única das Favelas - se une a Frente Nacional Antirracista para arrecadar alimentos e produtos de higiene para os profissionais do Carnaval paulistano. A iniciativa intitulada “G.R.E.S. Unidos da CUFA” tem o apoio da da UESP - União das Escolas de Samba Paulistanas, da Liga das Escolas de Samba Paulistanas e da São Paulo Turismo. 

Entre os dias 26 e 30/7, os sambistas que se solidarizarem com a causa poderão doar alimentos não perecíveis e itens de higiene no setor I do sambódromo do Anhembi (Portão 25).

No dia 31/7, as agremiações filiadas à UESP (escolas de samba e blocos) vão retirar os mantimentos arrecadados para distribuir aos profissionais da cadeia produtiva do Carnaval e famílias da comunidade que foram economicamente afetadas pela pandemia. 

O objetivo da campanha da CUFA e da Frente Nacional Antirracista é amenizar as consequências socioeconômicas da interrupção das atividades carnavalescas durante o ano. 

“O samba e o Carnaval são festas populares que vêm das favelas e que são feitas, em sua maioria, por trabalhadores informais que amam a festa, mas também dependem dela e, por isso, foram muito prejudicados durante a pandemia. Estamos nos mobilizando para dar suporte para um povo que se mobiliza o ano todo para que possamos festejar”, explica Preto Zezé, presidente nacional CUFA.

Para Demis Roberto, vice-presidente da UESP, esse é mais um projeto do Carnaval Solidário, que une as duas grandes organizadoras dos desfiles carnavalescos de São Paulo, mostrando a união da Liga e UESP e a importância da valorização dos profissionais da cadeia produtiva do Carnaval que, neste momento tão desafiador, não receberam  a atenção e o apoio necessário do Poder Público. 

A campanha G.R.E.S. Unidos da CUFA tem o apoio de empresas como Carrefour, CAB Motors, VR benefícios , Península, Volvo, Lello Condomínio e Gol; e de institutos e fundações como Galo da Manhã, Fundação Tide Setúbal e Instituto Humanize; O projeto ainda conta com a cooperação da UNESCO, promoção da Rede Globo e produção da InFavela e da Comunidade Door.

Comentários