Seminário de Educação Musical Fundação das Artes discute as contribuições da música brasileira


 A Fundação das Artes de São Caetano do Sul realiza entre os dias 26 e 29 de julho, sempre às 19h, o Seminário de Educação Musical “As origens da música brasileira e suas influências”. O evento virtual é gratuito e destinado a professores, estudantes de música, pedagogia, artes em geral.


Durante os encontros serão discutidos sobre as influências das matrizes africana, indígena e europeia na música brasileira e sua influência na prática docente será proposta por profissionais com larga experiência, tanto em sala de aula quanto em pesquisa acadêmica, através de atividades teóricas e práticas.


Abrindo a programação, em 26 de julho (segunda-feira), a palestra “Debaixo do Angu tem Carne: Valores Civilizatórios Africanos e Música Afro-Brasileira”, traz a temática sobre as profundas formas de expressão de matriz africana em terras brasileiras e como sua diversidade está implícita em sua cultura musical e será ministrada pelo etnomusicólogo e produtor musical, Paulo Dias.

 

No dia 27 de julho (terça-feira), o educador musical e mestre em Música pela ECA USP, Adriano Justino Moreira, apresentará alguns dos pressupostos músico-pedagógicos do compositor e educador musical italiano Boris Porena (1927), tratando suas reflexões sobre uma educação musical que olhe para o processo de reflexão-ação/ação-reflexão necessário a uma prática musical, na palestra “Boris Porena: a educação musical num contexto de aprendizagem criativa”.

 

Seguindo a programação, no dia 28 de julho (quarta-feira), o debate será sobre “Os cantos sagrados dos povos originários”, com a cantora e jornalista, Djuena Tikuna, que apresentará a cultura do povo Tikuna, a maior nação indígena da Amazônia e que possui uma diversidade de elementos culturais que vem regulando a vida desses indivíduos que desafiam o tempo e os processos de colonização e opressão.


Para encerrar a programação, no dia 29 de julho (quinta-feira), o professor de Clarineta e de Educação Musical da Universidade Federal da Bahia, Joel Barbosa, abordará o tema “Ensino coletivo de Instrumentos”, tratando a música como uma disciplina que possui uma perspectiva insubstituível para a compreensão da vida, considerando não apenas sua dimensão artística única, mas também seus valores e significados culturais e sociais que colaboram com entendimento do momento histórico que seus protagonistas se encontram e da região que habitam.


Os interessados deverão se inscrever pelo site http://fascs.com.br/seminarioeducacaomusical/ e dúvidas no e-mail seminariosmusica@fascsconectada.com.br

 

Comentários