Dança nas Bordas chega a 4ª Edição com espetáculos e videodança

 

Mostra de Dança

Dança nas Bordas chega à sua 4ª Edição trazendo produção periférica de dança, diversidade e novas tendências

Mostra terá espetáculos online e eventos presenciais

com número reduzido de participantes


Barco do Serrado

Entre os dias 06 e 22 de agosto de 2021 acontece a 4ª Edição do Dança nas Bordas, mostra de dança nascida e criada na região sul da periferia de São Paulo. Evento gratuito e sob a coordenação do diretor e bailarino Rodrigo Cândido, fundador da Cia. Diversidança, o “Dança nas Bordas” traz como proposta apresentar artistas de diversas tendências e linguagens e potencializar a produção de dança nas periferias.

Neste ano, o evento tem formato híbrido, ou seja, grande parte das atrações é online, acompanhado de uma parte presencial, seguindo as exigências dos protocolos de segurança. O “Dança nas Bordas” trás neste ano exibições de espetáculos, videodanças, documentários e bate papos. Sempre com transmissão no canal do Dança nas Bordas no Youtube

(https://www.youtube.com/c/DancanasBordas). 

A 4ª Edição do Dança nas Bordas conta com a realização do Programa de Fomento à Dança da Secretaria Municipal de São Paulo, da Cooperativa Paulista de Dança e da Cia Diversidança. São 120 artistas envolvidos, entre elenco, produção, comunicação, edição, assessoria, trilha sonora e técnicos.


Coletivo Bichos da Terra_Ana Guerra (1)

Cronograma de atividades Dança nas Bordas

 

Exibições de videodança

 

06/08/20212, Sexta-feira

 

19h - (An)Danças (Documentário) Coletivo Olhares de Guiné – Tempo: 50 min

O documentário surgiu como uma forma de enaltecer as produções descentralizadas, mostrando como os conhecimentos são passados, como os grupos se mantêm e como essas trajetórias alimentam os fazeres artísticos

 

20h - CORPO FESTA - Coletivo Desvelo – Tempo: 24 min e 54s

Em Corpo Festa, Coletivo Desvelo lança uma proposta para suas interpretes-criadoras, um mergulho às nossas imaginações cinéticas onde o corpo reelabora suas vivencias a partir da ativação imaginária. No espaço-mente, memórias de uma coletividade ativa e pulsante. Nos gestos uma grafia que reelabora a narrativa das relações.


Cia Fusos_Thainá Souza
07/08/2021, Sábado

 A partir das 19h – Exibições de Vídeo Dança. realização de bate papo: Como resistir dançando pelos cantos?

 

O Saudosista – A COR[O]AÇÃO da Cia Fusos, com Jeniffer Mendes (6min e 22s)

O Saudosista - A COR[O]AÇÃO é uma remontagem do solo "O saudosista" para o audio-visual. Vivendo esse tempo de distanciamento social os sentimentos de saudade, abraço, troca e olho no olho se intensificaram, trazendo para a intérprete criadora, Jeniffer Mendes, a necessidade de registar o solo e entregar de presente à pessoa da qual foi a inspiração desse trabalho.

 

Rosas de Dentre Nós Cia de Dança, com Rivaldo Ferreira – Tempo (4 min e 12s)

Anne Teresa De Keersma, referência na história da dança pós-moderna por sua investigação no minimalismo, em 1983 estreou a obra Rosas danst Rosas, na qual em sua estrutura e base coreográfica desempenha como papel principal da obra, pequenos gestos cotidianos, movimentos abstratos, repetições e ferocidade.

 

Por alguns cantos…  da Cia Diversidança, com Rodrigo Cândido – Tempo: 2 min e 38s)

Por alguns cantos... é um vídeo de Leandro Caproni, produzido pela Sem Cortes Filmes, a partir do processo de criação do espetáculo “Manifesto para outros Manifestos – Resistir dançando por alguns cantos...” intervenção artística realizada pela Cia Diversidança, por meio de site specific, mas cuja proposta não somente perfaça pela sua relação com o espaço urbano/território, mas que a vivência estabelecida possa trazer experiência não apenas estética, mas também simbólica para aqueles que transitam pela cidade.

 

Uma dança para assuntos mal resolvidos do Coletivo Calcâneos, com Victor Almeida e Thainá Souza – Tempo: 8 min

O Coletivo Calcâneos, da Zona Leste de São Paulo, foi convidado para desenvolver o que se tornaram os oito solos de um minuto, denominados "Uma dança para assuntos mal resolvidos". As coreografias, norteadas pela noção de “incômodo”, traduzem uma tentativa de expurgar a exaustão emocional e buscar a tranquilidade na existência, entendendo o momento de isolamento social.

 

20h30 - Mostra de vídeodanças dos artistas residentes da Cia Diversidança (2020/2021):

Estreia

 

Rastros de pesos sensíveis com Alessandro Mesquita – Tempo: 5 min e 55s

É o momento particular de forma, um monstro que exala rastros e forças de energias com pesos sensíveis. É um momento de encontro com meu eu divino, é uma entrega de uma longa história dentro de um curto prazo de tempo. Respiração ofegante de nervoso, emoção e confiança misturada.

 

Milhares de Eu’s com Duda Ryan – Tempo: 2 min e 46s

A partir da pergunta “Como você se sente em quanto dança?” surge Milhares de Eu’s, depois de muito pensar sobre, Eduarda Ryan, percebe que se sente atravessada por momentos, memórias e sentimentos, que quando dança, repete padrões que seu corpo aprendeu no decorrer da sua existência, mas também, percebe que quebra e ressignifica.

 

Momento incerto, assim como esse vídeo com Gustavo Cabral – Tempo: 2 min e 27s

Momento incerto, sensações influenciadas por esse momento de pandemia, são pretextos utilizados por Gustavo Cabral, para compor esse vídeodança, a partir do confinamento social, índice de mortalidade, lockdown... Ondas, variantes... Para ele, esse vídeo foi construído na ideia que tudo pode ou não ter sentido.

 

Presente com Danilo Estevam – Tempo: 4 min 48s

“Porque eu danço?” Partindo desta questão, estar PRESENTE, é onde Danilo Estevam, encontra a melhor resposta para esse momento. “Sentir esta sensação correndo pelas minhas veias, me transporta do estado físico para o estado presente, agora. E quando danço, entrego a minha história, meus ensinamentos, minhas frustrações, meus medos, alegrias e divergências da vida.

 

08/08/2021, Domingo

 

17h – Bambaquerê - Grupo Corpo Molde – Tempo: 33 min e 20s

BAMBAQUERÊ aborda e convida o público a refletir sobre a infância, através da dança contemporânea e as danças tradicionais/ clássicas brasileiras, mesclando em sua composição sonora uma viagem entre o erudito e o popular, em sua cenografia e iluminação a leveza e a tecnologia.

 

18h30 - Cia Diversidança - Dançando por alguns cantos – Tempo: 60 min

O espetáculo traz como principal inquietação artística por qual motivo as pessoas dançam. Qual a importância do ato de dançar?

 

13/08/2021, Sexta-feira

 

19h - Mang(Uni) - Núcleo Disparador – Tempo: 13 min

Mang(Uni) é um video-dança que tem como “mote” para o processo de pesquisa/construção a corporalidade que o Núcleo Disparador vem desenvolvendo a partir da Simbiose (co-dependência) e o Manguezal (bioma).

 

20h - Cia Diversidança - Tempo de Reprodução – Tempo: 60 min

Como nos relacionamos com a vida e a morte? Como isso se relaciona com o nosso dia a dia, conectando nossa jornada por meio do passado, o presente e as perspectivas para o futuro?

 

14/08/2021, Sábado

 

19h - Cena e Personagens da Dança com Renan Marangoni (Grupo Corpo Molde) e Rodrigo de Lima (Cia 7 de Dança) com mediação de Rodrigo Cândido

 

O programa “CENA” nasce no ano de 2020, com o objetivo de compartilhar experiências, vivências e aproximação da classe da dança brasileira, fortalecendo um dos pilares de estudos promovido pelo grupo Corpo Molde, que é o pilar da História & Memória. O projeto de ação coletiva, promove a aproximação de artistas que compõem a cena da dança brasileira em um jogo de entrevistas interativas em formato de “talkshow”. O Personagens da Dança é um programa de lives (entrevistas) criado pela CIA 7 de dança, em 2020, todos personagens periféricos que fomentam a dança na periferia de São Paulo. O Projeto em si surgiu da necessidade de contar essas histórias que norteiam a história da dança periférica dentro do cenário que vivemos da “ponte para cá”.

 

21h - Cia Diversidança - Tirem os Sapatos – Tempo: 40 min

O espetáculo acontece em cima de um imenso tapete vermelho e macio. A obra não tem uma estória definida, mas sim, trazer uma relação do espectador com a dança por intermédio do jogo de câmera, das cores, dos movimentos. É um resgate de sentimentos de compartilhamento e conexão em tempos remotos onde as pessoas não podem estar presentes.

 

15/08/2021, Domingo

 

16h - Orkhis e bate papo - Coletivo Bichos da Terra – Tempo: 18min e 18s

O Coletivo Bichos da Terra, nascido na zona sul de SP nas regiões do Campo Limpo, Jardim Ângela e Guarapiranga,  através do Projeto Órkhis convida o público para refletir sobre masculinidades. Criando um paralelo entro o "ser masculino" e seus traços, refletida principalmente para os jovens que nasceram e moram nas periferias.

 

17h - Barco no Cerrado - Núcleo Pepalantus – Tempo: 40 min

Somos barco à deriva, e por mais que nos intitulamos capitães do leme de nossas vidas, o máximo que podemos fazer quando uma tempestade nos atinge é recolher as velas de pano e acender as de cera, esperando que a tormenta nos derive a um ou outro lugar, onde possamos novamente sair para contemplar à proa.

 

22 de agosto de 2021, domingo

 

16h - 8 TERRITÓRIOS - Dentre Nós Cia de Dança

Estreia

Programação de Oficinas

 

São 12 vagas para cada oficina presencial. A participação está condicionada à aferição de temperatura no dia, além da utilização obrigatória de máscara e álcool 70%. 

Local: Stúdio de Dança Diane Sousa

Estrada do Campo Limpo, 3.416 - Campo Limpo, São Paulo - SP

 

Serão 25 vagas para a oficina virtual. A participação está condicionada a utilização da plataforma Zoom Meeting.

 

Todos os participantes, receberão certificados, que serão encaminhados aos respectivos e-mails, informados no ato da inscrição. A lista de selecionados será divulgada, no dia 18 de agosto de 2021 no https://dancanasbordasblog.wordpress.com/ e todos os inscritos receberão uma notificação por e-mail.

 

20 de agosto de 2021, sexta-feira, às 18h30 - Dança clássica /Presencial com Narcisa Coelho

A oficina de dança clássica trabalhará exercícios que fundam a base técnica do balé clássico, intercalando entre barra e centro. Nele você irá aprimorar a consciência corporal, coordenação do ritmo e do movimento, trabalho direcionados à pirouettes, grand allegros e dinâmicas de allegros. Necessário vestimenta adequada. Formada pelo método da Royal Academy of Dance, através do Estúdio de Ballet Cisne Negro. Narcisa Coelho é bailarina profissional onde atuou no Cisne Negro Cia de Dança e Balé da Cidade de São Paulo. Há 30 anos é diretora, professora e coreógrafa da Academia Narcisa Coelho.

 

20 de agosto de 2021, sexta-feira, às 20h30 - Dança contemporânea / Presencial com Rodrigo Cândido

A oficina de dança contemporânea, irá trabalhar exercícios básicos em solo, aprimorando as alavancas utilizadas no plano baixo e/ou chão. Nele você irá aperfeiçoar a coordenação rítmica e motora, conceitos básicos sobre as articulações, utilização de planos, alongamento e relaxamento esquelético-muscular. Necessário roupas confortáveis e meias. Dançarino, Coreógrafo, Educador, Programador, Produtor e Massoterapeuta. Rodrigo Cândido é licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro com pós Graduação em Dança e Consciência Corporal pela Estácio de Sá. Formado pelo Método Ivaldo Bertazzo de Reeducação do Movimento. Em 2006 fundou a Cia Diversidança, que além do repertório, a Cia desenvolve ações formativas e difusoras em dança.

 

21 de agosto de 2021, Sábado, às 10h - Live de improvisação guiada / Eu danço assim mesmo (Zoom Meeting) com Júlio Françozo

Trata-se de um espaço de troca  para experimentar, conscientizar, pesquisar e criar caminhos próprios para o corpo  dançar do "jeitinho" dele. Com objetivo de estudar sobre atenção e consciência, modos, caminhos e estratégias para acessar o movimento, criar referências e instruções que abram portas de percepção para nossa fisicalidade. Necessário espaço aberto e roupas confortáveis. Formado em Técnico em Dança pela ETEC de Artes em 2011 e graduado em Comunicação  das Artes do Corpo pela PUC em  2017, Júlio Françozo atuou como dançarino e organizador da Cia da Vila de  Dança entre 2014 e 2018, onde coordenou e desenvolveu práticas corporais com o Núcleo Experimental da Cia e  atuou por um ano como coordenador do Espaço Cultural Casa da Vila.

 

21 de agosto de 2021, sábado às 18h - Gumboot dance para mulheres / Presencial com Pâmela Amy

Bailarina, trancista, produtora e fotógrafa, Pâmela Amy iniciou sua trajetória artística no Núcleo de Dança Pélagos. Atualmente integra  a Gumboot Dance Brasil, onde também estuda as questões do sagrado feminino com aulas semanais e online. O Gumboot Dance é uma dança sul africana que nasceu em meados do século XIX.

 

22 de agosto de 2021, domingo, às 10h Dança de salão / Presencial com Kevin Oliveira & Diego Basílio

Na oficina de técnicas de dança a dois serão aplicadas bases de ritmos da dança de salão, podendo ser dançado em qualquer posição independente do gênero (homens com mulheres, homens com homens, mulheres com mulheres, no geral pessoas com pessoas). Além de produção audiovisual com mini coreografia feita a partir de sequências apresentadas em aula, e prática dançante no fim para todes dançarem muito.  Necessário roupas confortáveis.

 

Kevin Oliveira é dançarino, professor e coreógrafo. Começou a dançar com 8 anos no Clube da Turma M’ Boi Mirim. Conheceu a dança de salão (sertanejo universitário aos 17 anos). Iniciou as aulas de teatro aos 20 anos na escola Cia das A’arte. Campeão do campeonato Master GLS.

Diego Basilio é dançarino, professor e coreógrafo. Certificado pela “American Academy of Ballet - NY em Nova Iorque EUA 2014 e 2015. Foi Campeão do Torneio Interlagos de Sertanejo em 2018. Terceiro colocado GP - Grande Prêmio em 2019, Vice Campeão Internacional de Bachata e Finalista Sul Americano de Bachata Profissional na Argentina. Atualmente integrante do Grupo OW Dance Company.

 

22 de agosto de 2021, domingo, às 13h Danças urbanas / Presencial com Enoque Gomez & Lainx Dias

Na oficina de danças urbanas irá propor estudos de sequências coreográficas em junção do waacking e do hip hop, alinhando confluências entre estilos e dinâmicas, ampliando a consciência rítmica e motora, potencializando o repertório corporal. Necessário roupa confortável.

Enoque Gomez é bailarino formado pelo Projeto Núcleo Luz desde 2018, dançarino de danças urbanas onde atualmente atua como dançarino de vídeo clipes por castings de produtoras em São Paulo e estudante de Danças Urbanas no Studio Westide Full.  Lainx Dias, dançarine e estudante de danças urbanas, contemporânea e performance. Formada em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP), cursando pós graduação em Psicologia Social pela Faculdade Metropolitana. Iniciou sua carreira no Programa Vocacional em 2011.

 

FICHA TÉCNICA

Idealizador e Programador: Rodrigo Cândido / Produção artística e executiva: Simone Gonçalves / Assistente de produção: Paloma Xavier / Curadoria: Alessandro Saldanha, Bárbara Santos, Felipe Santana, Jeniffer Mendes, Jonatan Vasconcelos, Lainx Dias, Rivaldo Ferreira e Rodrigo Cândido / Edição de telas: Vitor Porphirio / Assessoria de imprensa: Lau Francisco (7Fronteiras) / Social mídia: Letícia Justino / Designer gráfico: Willian Santana (Aggelos Finikas) / Fotografia, Filmagem e Edição de Vídeo: Raphael Poesia (Ake Filmes) Apoio: Studio de Dança Diane Sousa / Realização: Cia Diversidança, Cooperativa Paulista de Dança, Programa de Fomento à Dança, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

 

Dança nas Bordas – 4ª Edição

De 06 a 22 de Agosto de 2021

https://www.youtube.com/c/DançanasBordas

Programação, oficinas, Canais, Inscrições: https://linktr.ee/CiaDiversidanca

EVENTO online, presencial e GRATUITO!

Comentários