CPT_SESC rememora Gilgamesh com debate

No dia 20 de julho, terça-feira, às 18h, acontece o debate on-line sobre encenação Gilgameshcom os convidados: J.C. SerroniRaul Teixeira e Beth Accioly, que falam de suas experiências sobre o processo de criação e montagem, a relação com o diretor Antunes Filho e os outros profissionais que trabalharam no espetáculo. A mediação é de Tiago Marchesanoassistente técnico nGerência de Estudos e Desenvolvimento do Sesc São Paulo. 


A atividade integra o Círculo de Debates - Memória, Acervo e Pesquisa e conta com a participação de profissionais que trabalharam nas montagens do CPT para compartilhar com o público suas memórias do processo de cada encenação. A transmissão é feita pelo canal do CPT_SESC no YouTube, com tradução em Libras. Os debates são realizados sempre que uma nova seleção de imagens e vídeos relacionados a alguma das peças do grupo é publicada no Sesc Digital dentro das Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC.  

 

 


  

Gilgamesh. Luis Melo e Rosane Bonaparte, 1995. Foto: Paquito 

 

 

Gilgamesh - a primeira epopeia literária 

 

encenação, escrita pelo diretor Antunes Filhocom base no poema épico de mesmo nome, narra os feitos do mito sumério Gilgamesh, rei de Uruk (cidade da antiga Mesopotâmia), que era dois terços divino e um terço humano e passou a vida em busca da imortalidade. 

 

A montagem estreou em 1995, no Teatro Anchieta e passou por um processo de estudo do poema para contextualização e fundamentação histórica, com a ajuda de especialistas em Mesopotâmia, a fim de evitar que os atores se perdessem em divagações. Segundo Sebastião Milaré, foi um trabalho de pesquisa e vivência para o elenco, no qual Antunes instaurou um ritual com a 'técnica do afastamento', que consistiu na narração da epopeia feita pelo elenco, que se revezou para leitura do livro sagrado após a performance da dança Dervixe. 

 

Quanto aos meios e às técnicas teatrais aplicadas, Gilgamesh também integra a investigação cênica empreendida pelo diretor sobre o mito da imortalidade, juntamente a outro aspecto fundamental do seu método em desenvolvimento no CPT e Grupo Macunaíma: o processo junguiano de individuação, incorporado às técnicas aplicadas na formação do ator. 

 

Para que o ritual cênico contemplasse esse processo de individuação e o mito da imortalidade, foi criada por J.C. Serroni uma cenografia, com um jogo entre a forma estética e a realidade de onde ela procede, que inclui os carros-vitrinas e elementos que surgem e desaparecem durante a cena. 

 

Gilgamesh é o sétimo espetáculo a integrar as Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC, série de registros de figurinos, imagens de cena, materiais gráficos de montagens, entre outros itens do acervo, disponíveis na plataforma Sesc Digital. Lá o público pode conferir também as coleções de Antígona (2005), Medéia (2000) e Medéia 2 (2001), Fragmentos Troianos (1999), Xica da Silva (1988), A Hora e Vez de Augusto Matraga (1986) e A Pedra do Reino (2006). 

 

 

Sobre os convidados 

 

J.C. Serroni é arquiteto especializado em teatro, atuando como cenógrafo e figurinista desde 1976. Realizou quase 200 cenografias para teatro, ópera, dança, shows e musicais. Foi um dos coordenadores da cenografia da TV Cultura (1977-1984), consultor na área de teatro da Funarte (1984-1989) e coordenador do Núcleo de cenografia do CPT (1987-2005). Recebeu diversos prêmios no Brasil e exterior, entre eles quatro Prêmios Moliére e, em 1995, a Golden Triga na Quadrienal de Praga. Publicou livros de arquitetura teatral, cenografia e figurino. Criou e coordena o Espaço Cenogfico de S.P. desde 1997, além de ser um dos fundadores da SP Escola de Teatro, onde coordena os cursos de cenografia, figurino e técnicas de palco. 





Raul Teixeira é coordenador do curso de sonoplastia da SP Escola de Teatro. Foi realizador das trilhas sonoras do grupo Macunaíma – CPT (Centro de Pesquisa Teatral), sob a direção de Antunes Filho durante 32 anos e trabalhou na criação de trilhas sonoras e técnica de som de consagrados espetáculos, com diretores e atores de teatro como Fernanda Montenegro, Andréa Beltrão, Antônio FagundesJorge Takla e João Falcão. É diretor artístico do Teatro do Colégio Santa Cruz. Viajou como sonoplasta e produtor para mais de 30 países, com participações em Festivais Internacionais de Teatro. É Mestrando orientado pelo Prof. Dr. Fábio Cintra em Pedagogia do Teatro na ECA/USP. 




 

Beth Accioly é produtora com mais de 30 anos de experiência em diferentes linguagens: teatro, cinema, exposições e televisão. Trabalhou na VideoFilmes com produções de longas e curtas-metragens e documentários ao lado dos diretores Eduardo Coutinho, Sérgio Machado, Karim Aïnouz e Walter Salles. Na Rede Globo, trabalhou no núcleo de Guel Arraes. No teatro, trabalhou com artistas como Fernanda Montenegro, Sérgio Britto e Eva Wilma. Em sua trajetória no CPT, participou das montagens Trono de SangueVereda da SalvaçãoNova Velha Estória e Foi Carmen. Em Gilgamesh, foi assistente de direção de Antunes Filho e responsável pela adaptação do texto, roteiro e produção do espetáculo







 

Serviço 

 

CÍRCULO DE DEBATES – MEMÓRIA, ACERVO E PESQUISA: GILGAMESH 

Com J.C. Serroni, Raul Teixeira e Beth Accioly 

Apresentação e Mediação: Tiago Marchesano 

 

Dia 20 de julho de 2021, às 18h.  

Atividade on-line em youtube.com/cptsesc 

Classificação:livre 

 

GILGAMESH - Coleções e Acervos Históricos do CPT_SESC  

Figurinos, objetos de cena, materiais gráficos em coleção digital que apresenta o acervo do espetáculo Gilgamesh, montado em 1995 pelo CPT, com direção de Antunes Filho. 

[disponível na plataforma Sesc Digital] 

 

 

Sobre as Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC    

As Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC trazem ao público seleções dos figurinos e outros itens de peças encenadas pelo CPT. Um minucioso trabalho de pesquisa possibilitou a recomposição e restauro de 150 trajes cênicos compostos por 470 itens, de 13 espetáculos: A hora e vez de Augusto Matraga, Antígona, Foi Carmen, Fragmentos Troianos, Gilgamesh, Medeia, Medeia 2, Nossa Cidade, Toda Nudez Será Castigada, Trono de Sangue, Pedra do Reino, Vereda da Salvação e Xica da Silva. Em seguida, os figurinos foram registrados pelo fotógrafo Bob Sousa, fotos essas que são hoje o fio condutor das Coleções.  

 

Sobre o Sesc Memórias 

Implantado e coordenado pela Gerência de Estudos e Desenvolvimento do Sesc São Paulo, o Sesc Memórias é um programa que desde 2006 atua na coleta, higienização, organização, guarda e disponibilização da documentação produzida pela instituição, com o propósito de preservar e difundir suas memórias. Integram seu acervo os registros produzidos desde a criação do Sesc, em 1946. São diversos gêneros, suportes e formatos de documentos que assinalam a ação finalística da instituição e seus processos de trabalho, como materiais de divulgação, fotografias, produtos institucionais, ações programáticas, relatórios, entre outros. Seu acervo contribui para a reflexão acerca do trabalho desenvolvido pela instituição, bem como para a promoção de pesquisas e de produção de conhecimentos, na medida em que é acessível ao público interno e externo, reforçando a memória como um valor a ser cultivado. 

 

Sobre o CPT_SESC    

O Centro de Pesquisa Teatral foi criado em 1982 como laboratório permanente de criações teatrais, formação de atrizes, atores, dramaturgas e dramaturgos. Ao longo das décadas, ganhou reconhecimento da crítica e de seus pares no Brasil e em outras partes do mundo como referência no fazer teatral. Foi coordenado por Antunes Filho por 37 anos, período no qual formou mais de mil profissionais das artes cênicas e apresentou 46 espetáculos. Em 2020, passado um ano da morte do diretor, o CPT expandiu suas ações em busca do constante desenvolvimento que o teatro contemporâneo exige, mantendo o diálogo com o seu legado.   

 

A programação, disposta em cinco eixos temáticos - Formação de Atores; Criação e Experimentação; Dramaturgia; Cenografia; e Memória, Acervo e Pesquisa - apresenta ciclos de debates, mostras digitais, cursos, podcasts, oficinas, entre outras atividades, com artistas e técnicos de diversas formações e instâncias da produção teatral, a fim de buscar a realização de um trabalho interdisciplinar a que sempre se propôs o CPT_SESC. 

Comentários