K.aos Coletivo apresenta E.R.Ê.S – Evocar as Resistências para Existir e Sobreviver

 

Com estreia nesta quinta (17), às 20h, na Casa de Cultura M'boi Mirim, e circulação em aparelhos culturais de São Paulo nos meses de junho e julho, espetáculo nos conecta às nossas lembranças e nos lança a possibilidade de ser. Ser erê, criança, mestre, ser a nossa própria potência nessa existência.

Fotos: Veronica Pereira 

Você sabia que a Sabrina adorava brincar de fazer comida por achar que as estrelas sentiam o cheiro de feijão? Que a Juliana amava brincar com sua bola pois achava que ela era do tamanho do mundo? Que a Mari de tanto querer caçar estrelas do mar dormiu na areia e sonhou ser sereia? E que o Erico quando atravessou a rua, tropeçou e caiu no chão de girassóis vermelhos?




 

E.R.Ê.S – Evocar as Resistências para Existir e Sobreviver é a possibilidade do encontro com nossas memórias e ancestralidades. É um espetáculo de dança que anuncia a sabedoria dos mais novos e que brinca a partir da criança que fomos, levando à cena, cores, texturas e objetos que são e fazem parte das lembranças de Mari, Sabrina, Juliana e Erico.

 

Chitas, flores, cordas, fotos, tecidos e brincadeiras dialogam com a nossa criação e trazem para o espetáculo o gosto e o cheiro que cada uma rememora de sua infância e que reflete em quem somos hoje, nos lançando questões e inspirações do que já foi, potencializando a nossa espiral da vida e do agora. Afinal, quem foram as nossas mestres e mestres? O que já passamos para estar aqui, em cena, vivas? Quais foram nossos ritos para sobreviver?

 

Diante disso, para dá corpo e costura a nossa caminhada, o impulso da dança contemporânea e das danças tradicionais nordestinas foram essenciais para alargar essas memórias e criar danças que contemplassem o que estávamos criando, bem como a trajetória de cada uma do Coletivo, possibilitando essa conexão das vivências plurais.




 

E agora, 2021, frente aos diversos desafios nasce E.R.Ê.S. do K.aos Coletivo, contemplado pelo programa VAI I, criado num contexto de quatro paredes e tela, mas lançado com amor, feitiço e afeto ao mundo. Sabemos que nada está fácil e que o intuito agora é criar imunidades, sejam elas físicas e psicológicas, e E.R.Ê.S. foi e é isso. Quer vê?

 

Espetáculo: E.R.Ê.S - Evocar as Resistências para Existir e Sobreviver

K.aos Coletivo

Quando:

17 de junho e 07 de julho - Casa de Cultura M'boi Mirim às 20h

19 de junho e 03 de julho - Biblioteca Marcos Rey às 16h

01 de julho - Casa de Cultura do Campo Limpo às 20h

26 de junho e 10 de julho - Canal do Youtube do Coletivo

Onde: As apresentações serão todas em formato on-line no facebook e youtube, com roda de conversa antes. Falta fechar somente uma data, mas para não ficar tão próximo já envio todas com os materiais. Nos equipamentos municipais acontecerão no Facebook, nas redes do Coletivo serão no Youtube.

Quanto: gratuito

Mais informações: @k.aoscoletivo no Instagram





 

Ficha Técnica:

Concepção e criação: K.aos Coletivo

Intérpretes: Mariane Dutra, Erico Santos, Juliana Nascimento e Sabrina Dias

Provocação artística: Djalma Moura

Trilha sonora: Aghata Saan

Figurino: Éder Lopes

Preparação Corporal: Djalma Moura e Marina Souza – Risoflora

Cenografia: K.aos Coletivo

Captação de Imagem e Edição: Raoni Reis

Captação de Imagem: Veronica Pereira

Arte gráfica: Bruno Marcitelli

Assessoria de Imprensa: Marcelo Dalla Pria (Rhizome Comunicações)

Agradecimentos: Núcleo Ajeum, Cássia Rosário, Ivone Dias, Cia. Dois Ventos, Pâmela Amy, Bárbara Santos, Olhares de Guiné, Mínimo Diário

 

 

Comentários