Já está acontecendo os ensaios para o espetáculo, Kizomba a Ópera do Carnaval.

 

                                                                                     

  “Nomade”, de Pietro Morgado


A Terça aberta no Kasulo de junho estreia o projeto Kasulo em Diálogo, que propõe desenvolver atividades no espaço sede das companhias Fragmento de Dança e Carne Agonizante, por meio também de oficinas e cessão de espaço a artistas e grupos independentes que queiram levar temporadas de espetáculos.

Em live transmitida ao vivo pela plataforma do Youtube diretamente do espaço -   https://www.youtube.com/channel/UCWUQ-P7ewJhabLB9ryAkHuA  -, ainda sem a presença de público (no local, seguindo todos os protocolos de segurança, estarão apenas os artistas e técnicos envolvidos), no dia 29/6, às 19h, Manuela Aranguibel compartilha a abertura do processo de criação de “na nossa memória” e Pietro Morgado dança “Nômade”. Na sequência, rola uma boa conversa entre os artistas, com a participação do público e mediação/provocação da atriz Janaina Leite (Grupo XIX de Teatro) e da bailarina Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança), curadoras do projeto.

Em “na nossa memória”, Manuela Aranguibel, ao lado de Cesar Aranguibel e Jorge Hernández, que respondem também pelo arranjo musical do trabalho, constrói toda a movimentação da peça de dança baseada na memória do corpo, a um só tempo sólido e sutil que, em sua finitude, carrega toda uma eternidade. O desenho de luz está a cargo de Rossana Boccia. No Brasil desde 2015, a artista venezuelana, que estudou na École de Sables (SN) e na  P.A.R.T.S. (BE), tem trabalhado com Clarice Lima, Jorge Garcia, Ricardo Neves e Henrique Lima. Participa das atividades artísticas e educativas da cia. inclusiva alemã Szene 2wei e, antes da pandemia, integrou o intensivo de improvisação “60 Days”, com David Zambrano, em Bruxelas, e o elenco de sua obra “Age”.


Manuela Aranguibel+credito Ian Maenfeld


Para a performance de improvisação "Nômade", Pietro Morgado utiliza os materiais criados na sua série de vídeos homônima, como disparadores para uma atualização em um novo contexto. O trabalho incorpora um tipo de pensamento nômade - sempre em transformação e deslocamento -, na lógica de composição, que revela os procedimentos elaborados e os desdobramentos performáticos da investigação inserida no espaço urbano. Felipe "Czar" Arcazas compõe a trilha sonora original. Graduado em Comunicação das Artes do Corpo, pela PUC-SP, Pietro Morgado participou de criações com o Núcleo Tentáculo e a Taanteatro Companhia. Integrou o elenco de "Konstituição – Ré em segunda instância", dirigido por Sandro Borelli. Desenvolve um trabalho pedagógico sobre improvisação em dança.

A proposta da Cia Fragmento de Dança, que já recebeu o prêmio Denilto Gomes e foi indicada ao APCA de Dança 2020acolhe desde 2016 trabalhos de dança, teatro e performance inéditos, recém estreados ou em processo.

Kasulo em Diálogo

Localizado na Barra Funda, em São Paulo, o Kasulo – Espaço de Arte, desde 2008, além de fomentar culturalmente a região do seu entorno, tem atuado na produção e expansão da arte cênica na cidade de São Paulo, acolhendo artistas de diversas estéticas para trocas e formação de um público plural.


na nossa memória+Manuela Aranguibel+crédito Ian Maenfeld


Para além de manter as atividades ali já consolidadas, o projeto ‘Kasulo em Diálogo’ quer possibilitar que novas ações artísticas possam reverberar socialmente na região, através de oficinas, temporadas de espetáculos e ações de compartilhamento de processos artísticos.

O projeto prevê cinco oficinas, realizadas de forma continuada. Duas já estão acontecendo: “Jazz Funk”, ministrada pelo bailarino Diego Hazan, e “Corpo ‘universal’ e a dança: as dimensões do privilégio”, com orientação da pesquisadora Ana Teixeira, uma reflexão sobre o entendimento de “corpo belo” e como o paradigma do corpo que dança balé ainda está respaldado nessa lógica.

As outras três estão previstas para acontecer nos próximos meses: “Danças Urbanas”, com Márcio Greyk, em julho; “Danças Populares”, com Deca Madureira, em agosto; e em setembro, “Corpo em Diáspora”, ministrada por Luciane Ramos Silva.

Para a cessão gratuita de espaço para apresentações, no segundo semestre será lançado um chamamento para a seleção de grupos e cias que queiram cumprir temporada no Kasulo.

Com as ações, o Kasulo – Espaço de Arte dá seguimento rumo a sua consolidação como espaço de formação, criação e pesquisa na área das artes cênicas, criando pontes entre capital e interior, viabilizando a troca de experiências estéticas e expandido o seu elo cultural com a capital paulistana, em diálogo com a população do bairro e do seus arredores.

O projeto foi contemplado com o edital do Proac – Programa de Ação Cultural para manutenção e modernização de espaços culturais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.


Pietro Morgado 


_____________________________________________

Serviço

Terça Aberta no Kasulo – Cia Fragmento de Dança

Com: Manuela Aranguibel (“na nossa memória”) e Pietro Morgado (“Nômade”)

29/6 (terça-feira), das 19h às 21h

Ao vivo com transmissão direta do Kasulo pelo Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCWUQ-P7ewJhabLB9ryAkHuA

Mediação: Janaína Leite (Grupo XIX de Teatro) e Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança).

Gratuito

 

Ficha técnica dos trabalhos

“na nossa memória”

Concepção e direção: Manuela Aranguibel

Arranjo musical: Cesar Aranguibel e Jorge Hernández
Intérpretes-criadores: Cesar Aranguibel, Jorge Hernández e Manuela Aranguibel
Trilha sonora: "Tonada de lunallena" - Simón Diaz; "Canción de las simples cosas" - Armando Tejada Gómez y César Isella; "El frutero" - Oscar D' León
Desenho de luz: Rossana Boccia
Apoio: Olga Molano, Henrique Lima e @tremegalpao
Agradecimentos: Jorge Garcia 


“Nômade”

Concepção, performance e voz: Pietro Morgado

Trilha sonora original: Felipe "Czar" Arcazas

 

Comentários