(5/6) Dia do Meio Ambiente será celebrado com programação na área externa do Museu Histórico da Cidade

 

Crédito: Cout Produções

Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro realiza atividade no Dia Mundial do Meio Ambiente

Área externa do museu será usada para atividades gratuitas em celebração ao Dia do Meio Ambiente


No próximo dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Com isso, o Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro oferecerá em sua área externa atividades no sábado, às 10h e às 14h, de forma gratuita, como forma de reforçar a importância de ações que reflitam sobre o meio ambiente e a sustentabilidade.

A programação  faz parte do projeto Espaço Vivo, executado de janeiro a março e retomado no mês de junho, na área externa do MHCRJ e no Parque da Cidade. A realização é da Associação de Amigos do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro,  com curadoria de Gisele Lopes e de Carlos Magno Romano. 

O projeto Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro – Espaço Vivo foi contemplado no Prêmio a Projetos de Fomentos à Todas as Artes / Lei Aldir Blanc.


Programação: 


5 de junho, sábado - Dia Mundial do Meio Ambiente- Museu reaberto

 às 10h - Semeando narrativas, rimas e saberes no quintal

Mino Bio: Veronica Pinheiro é professora de Literaturas e atualmente trabalha como cogestora no Núcleo de Arte Grande Otelo, onde atua na promoção sistemática de ensino de Arte para alunos da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio. Pesquisa sobre Culturas Africanas e Afro-Brasileiras em sala de aula. Membro do Coletivo de Arte Poesia EnCena e do Grupo Folclórico Carimboclo.

Release da atividade: A Contação de histórias é um processo de ensino-aprendizagem que fortalece os vínculos sociais e afetivos. A atividade compartilha sabedoria popular e dá voz à cultura oral do Brasil. Através de narrativas e canções, os participantes serão levados a plantar mudas e compartilhar vivências. A ação procura chamar a atenção para apreciação e respeito pela natureza e todos os seres vivos. “Nenhuma raça pode prosperar até que aprenda que há tanta dignidade em cultivar um campo quanto em escrever um poema.” - Booker T. Washington

Local: Área externa do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro- Estrada Santa Marinha, s/nº, acesso pelo final da Rua Marquês de São Vicente, Gávea

 

 às 14h-  Contos do Parque da Cidade na visão afro e conversa sobre os 17 ODS da agenda 2030

Mini Bio: O Professor de Geografia, Griô, mobilizador social, fundador do Museu SANKOFA, Antônio Carlos Firmino vai compartilhar histórias da construção do Rio através da visão dos trabalhadores negros e índios e Leandro Urso, articulador cultural.

Release da atividade: O Agente Ambiental Leandro Urso vai conversar de uma forma lúdica, como a sociedade civil pode fazer para ajudar ao Rio de Janeiro cumprir com os “Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis “do documento da ONU com base da agenda 2030, e sua experiência de educação ambiental na comunidade Vila parque da Cidade que fica ao lado do Parque Natural Municipal da Cidade.

Local: Área externa do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro- Estrada Santa Marinha, s/nº, acesso pelo final da Rua Marquês de São Vicente, Gávea 


Comentários