NARRATIVAS DE BRASIS 20/5 com Tom Zé, Gregório Duvivier, Leonardo Boff, Letrux, Juca Ferreira, Célio Turino, Mãe Beth de Oxum, Ana Thomaz, Ivana Bentes

 

Gregório Duvivier 

NARRATIVAS DE BRASIS

 

Episodio 2 -  BANANAS PODRES PODERES  - 20 de maio, 5f

 

A partir do livro “Tropifagia: comendo o país tropical”, os autores e pesquisadores Thiago Pondé e Aline Carvalho  apresentam um webprograma com a participação de Tom Zé, Gregório Duvivier, Leonardo Boff, Letrux, Juca Ferreira, Célio Turino, Mãe Beth de Oxum, Ana Thomaz, Ivana Bentes, entre outros convidados.

 

Episodio 2 -  BANANAS PODRES PODERES  - 20 de maio, 5f

 

Convidades

Gregório Duvivier + Thiffany Odara + Juca Ferreira + Lana de Holanda + Lais Machado + Tarcísio Motta.

 

Sinopse

O Estado é um dos responsáveis por opressões históricas e reincidentes aos estratos mais vulneráveis da sociedade brasileira. Desde a influência da religião na política à omissão e endosso a práticas como a escravidão, até a falta de políticas públicas consistentes, governos brasileiros eximiram-se de suas responsabilidades com cidadãos brasileiros, além de perpetrarem agressões a direitos de distintos grupos sociais. O papo hoje é sobre o lado podre do poder.  O livro que lançamos hoje é o Pedagogia da Desobediência, de Thiffany Odara.

 

Ivana Bentes 



Serviços

Programa “Narrativas de Brasis”

Segundo episódio – 20 de maio, 5f , 18h

Nome do episodio: BANANAS PODRES PODERES 

Todas as quintas-feiras às 18h, no Youtube da Mídia Ninja (https://www.youtube.com/user/midianinjaoficial)

12 episódios de 25 minutos 

 

Mais sobre a web serie

 

Em formato de conversações, entrevistas, e experimentações estéticas, “Narrativas de Brasis”  foi pensado a partir de eixos temáticos extraídos do livro “Tropifagia: comendo o país tropical”, escrito pelos pesquisadores Thiago Pondé e Aline Carvalho, e publicado através da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA, 2020) a partir de 10 anos de investigações e experimentações.


Juca Ferreira 


 

"O Narrativas de Brasis é um exercício coletivo de apresentar diversidades brasileiras e todas as suas complexidades. No atual momento do país, precisamos dialogar, construir pontes de luta, refazer esperanças, e apostar em futuros possíveis", diz Thiago Pondé. 

 

Mediado pelos autores da publicação e criadores do programa, Thiago e Aline, os episódios propõem desde lançamentos de livros com a presença dos autores, até a participação de artistas, intelectuais, pesquisadores, lideranças políticas e comunitárias, realizadores culturais, e grupos para a prática de debates, conversas, performances, leituras, e experiências.

 

"A ideia é ampliar nossas conversas e inquietações, conhecer narrativas escondidas, além de constatar nossas próprias limitações para lidar com estes assuntos. Nos interessa essa dimensão complexa e contraditória do Brasil, e por isso nos motiva levantar perguntas mais do que providenciar respostas." afirma Aline Carvalho.

 

Leonardo Boff



O programa Narrativas de Brasis está sendo realizado graças à Lei Aldir Blanc, através do Fundo Nacional de Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal: A temporada Rio de Janeiro, composta pelos episódios Raízes da Tropifagia, Se eu quiser falar com Deus, Sociedade tragicômica, Cultura digital: hackeando a distopia, Produção de conhecimento e Processos criativos em rede com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro; A temporada Bahia, composta pelos  os episódios Poéticas populares e oralidade, Ensaios e memórias, Estética e Criação Artística, A invasão de Pindorama, Bananas Podres Poderes e Pachamama com o apoio da Fundação Pedro Calmon, da Secretaria de Cultura e do Governo do Estado da Bahia.

 

Letrux



Os idealizadores  de “Narrativas de Brasis”

 

Thiago Pondé é bacharel em Filosofia, mestre em Cultura e Sociedade, e doutorando em Cultura e Sociedade pelo Pós-Cultura, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente pesquisa a vida e a obra do compositor baiano da Era do Rádio, Humberto Porto. Cantor formado pela Escola Baiana de Canto Popular com gravações, apresentações e shows de abertura ao lado de e para artistas como Jorge Mautner, Luiz Galvão (Novos Baianos), Gerônimo, Lenine, Saulo, e outros, com os projetos Cena Tropifágica (2011-2017) e O Jardim de Humberto Porto.

 

Aline Carvalho é formada em Estudos de Mídia pela UFF, mestre em Indústrias Criativas pela Universidade Paris 8 e doutoranda em Psicossociologia pela UFRJ. Autora dos livros "Produção de Cultura no Brasil: da Tropicália aos Pontos de Cultura (Ed Multifoco, 2009) e "Tropifagia: comendo o país tropical (EdUFBA, 2020). Faz parte da Coordenação pedagógica do Gaia Jovem e Desenho do Projeto de Vida e do núcleo gestor do Ponto de Cultura Oficina Escola As Mãos de Luz.

 

Mãe Beth de Oxum



Sobre o livro Tropifagia (eixo temático do Narrativas de Brasis)

O termo “tropifagia” é o horizonte conceitual deste livro. Por meio dele, são apresentadas abordagens, reflexões e impulsos importantes para o atual tempo de emergências, em ensaios memoriais, conversações, escritas e a memória da Cena Tropifágica. Passado, presente e futuro se misturam em narrativas de Brasis possíveis que sempre estiveram em disputa. Além disso,  às contribuições da Antropofagia, da Tropicália e do programa Cultura Viva se somam as experiências dos autores, sob três interfaces temáticas: o Brasil como símbolo, a dimensão criativa e filosófica da arte e as diversas culturas humanas que compõem o país.


Tom Zé


Comentários