6/5 - WebSerie NARRATIVAS DE BRASIS no Midia Ninja

 


NARRATIVAS DE BRASIS

 

A partir do livro “Tropifagia: comendo o país tropical”, os autores e pesquisadores Thiago Pondé e Aline Carvalho  apresentam um webprograma com a participação de Tom Zé, Gregório Duvivier, Leonardo Boff, Letrux, Juca Ferreira, Célio Turino, Mãe Beth de Oxum, Ana Thomaz, Ivana Bentes, entre outros convidados.

 

12 episódios exibidos no Youtube da Mídia Ninja.

Estreia dia 06 de maio (todas às quintas, 18h, até 22 de julho).

 

Em formato de conversações, entrevistas, e experimentações estéticas, “Narrativas de Brasis”  foi pensado a partir de eixos temáticos extraídos do livro “Tropifagia: comendo o país tropical”, escrito pelos pesquisadores Thiago Pondé e Aline Carvalho, e publicado através da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA, 2020) a partir de 10 anos de investigações e experimentações.

 


"O Narrativas de Brasis é um exercício coletivo de apresentar diversidades brasileiras e todas as suas complexidades. No atual momento do país, precisamos dialogar, construir pontes de luta, refazer esperanças, e apostar em futuros possíveis", diz Thiago Pondé. 

 

Mediado pelos autores da publicação e criadores do programa, Thiago e Aline, os episódios propõem desde lançamentos de livros com a presença dos autores, até a participação de artistas, intelectuais, pesquisadores, lideranças políticas e comunitárias, realizadores culturais, e grupos para a prática de debates, conversas, performances, leituras, e experiências.

 

"A ideia é ampliar nossas conversas e inquietações, conhecer narrativas escondidas, além de constatar nossas próprias limitações para lidar com estes assuntos. Nos interessa essa dimensão complexa e contraditória do Brasil, e por isso nos motiva levantar perguntas mais do que providenciar respostas." afirma Aline Carvalho.



 

O programa Narrativas de Brasis está sendo realizado graças à Lei Aldir Blanc, através do Fundo Nacional de Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal: A temporada Rio de Janeiro, composta pelos episódios Raízes da Tropifagia, Se eu quiser falar com Deus, Sociedade tragicômica, Cultura digital: hackeando a distopia, Produção de conhecimento e Processos criativos em rede com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro; A temporada Bahia, composta pelos  os episódios Poéticas populares e oralidade, Ensaios e memórias, Estética e Criação Artística, A invasão de Pindorama, Bananas Podres Poderes e Pachamama com o apoio da Fundação Pedro Calmon, da Secretaria de Cultura e do Governo do Estado da Bahia.

 



Os idealizadores  de “Narrativas de Brasis”

 

Thiago Pondé é bacharel em Filosofia, mestre em Cultura e Sociedade, e doutorando em Cultura e Sociedade pelo Pós-Cultura, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente pesquisa a vida e a obra do compositor baiano da Era do Rádio, Humberto Porto. Cantor formado pela Escola Baiana de Canto Popular com gravações, apresentações e shows de abertura ao lado de e para artistas como Jorge Mautner, Luiz Galvão (Novos Baianos), Gerônimo, Lenine, Saulo, e outros, com os projetos Cena Tropifágica (2011-2017) e O Jardim de Humberto Porto.

 

Aline Carvalho é formada em Estudos de Mídia pela UFF, mestre em Indústrias Criativas pela Universidade Paris 8 e doutoranda em Psicossociologia pela UFRJ. Autora dos livros "Produção de Cultura no Brasil: da Tropicália aos Pontos de Cultura (Ed Multifoco, 2009) e "Tropifagia: comendo o país tropical (EdUFBA, 2020). Faz parte da Coordenação pedagógica do Gaia Jovem e Desenho do Projeto de Vida e do núcleo gestor do Ponto de Cultura Oficina Escola As Mãos de Luz.

 

Sobre o livro Tropifagia (eixo temático do Narrativas de Brasis)

 



O termo “tropifagia” é o horizonte conceitual deste livro. Por meio dele, são apresentadas abordagens, reflexões e impulsos importantes para o atual tempo de emergências, em ensaios memoriais, conversações, escritas e a memória da Cena Tropifágica. Passado, presente e futuro se misturam em narrativas de Brasis possíveis que sempre estiveram em disputa. Além disso,  às contribuições da Antropofagia, da Tropicália e do programa Cultura Viva se somam as experiências dos autores, sob três interfaces temáticas: o Brasil como símbolo, a dimensão criativa e filosófica da arte e as diversas culturas humanas que compõem o país.

 

Para saber mais: www.tropifagia.com e @tropifagia no Instagram

 

Serviços

Programa “Narrativas de Brasis”

Estreia 06 de maio de 2021

Veiculado de 06 de maio a 29 de julho de 2021

Todas as quintas-feiras às 18h, no Youtube da Mídia Ninja (https://www.youtube.com/user/midianinjaoficial)

12 episódios de 25 minutos 

 

Comentários