MINI-TEMPORADA DE “O MANUAL DE COMO ENCONTRAR UM BOM PARTIDO” TEM SEIS APRESENTAÇÕES ONLINE, ENTRE 10 E 18 DE ABRIL

 


Projeto usa a palhaçaria para refletir sobre a questão de gênero. Foto: Bruno Banjo

 

MINI-TEMPORADA DE “O MANUAL DE COMO ENCONTRAR UM BOM
PARTIDO” TEM SEIS APRESENTAÇÕES ONLINE, ENTRE 10 E 18 DE ABRIL

Versão infantil do espetáculo, “Manual de Uma Princesa” também será apresentada no mesmo período, em sessões às 16 h. Projeto terá ainda roda de conversa virtual sobre a dramaturgia cômica feminina, após as sessões noturnas.

 

Com seis espetáculos virtuais transmitidos ao vivo e online, o projeto “O Manual de Como Encontrar Um Bom Partido” será apresentado entre os dias 10 e 18 de abril, pela plataforma da Trupe do Fuxico no Youtube [/fuxiconarede]. As sessões acontecerão às 19h nos finais de semana (dias 10, 11, 17 e 18) e 21h durante a semana (nos dias 15 e 16) e contarão ainda, ao seu final, com uma roda de conversa virtual sobre empoderamento, dramaturgia cômica feminina, colorismo e padrões de beleza.

 

Durante o mesmo período, também estará em cartaz online, às 16h, a versão infantil do espetáculo, “Manual de Uma Princesa”, que reconta a história de forma lúdica e reduzida, inspirada nos contos de fadas. Todas as sessões terão acessibilidade em LIBRAS.

 

Com texto e atuação de Priscila Senegalho (Palhaça Funúncia), o projeto utiliza a palhaçaria para refletir sobre a liberdade de ir e vir da mulher no cotidiano, as limitações impostas pela sociedade e a questão de gênero.

 

Para isso, traz como protagonista uma personagem forte e decidida, que se opõe à versão de que o “final feliz” de toda mulher seja o casamento, fazendo-a manter relacionamentos muitas vezes abusivos pelo medo de ficarem sozinhas ou falta de autogestão financeira. A obra é fortemente influenciada pelo livro “A Mística Feminina” (1971), da ativista norte-americana Betty Friedan (1921-2006), que já investigava como foi construída e mantida a norma social que define a mulher a partir de uma existência frívola, consumista e devotada ao lar, ao marido e aos filhos, aos quais estaria fadada.


Em cena, Funúncia, uma MC que sonha em viajar o mundo com sua música, tem seus planos atrapalhados por um rádio, que entra em curto circuito e passa a dialogar com ela e trazer imposições e obstáculos ante o seu objetivo.

 

“Hoje vê-se clara a necessidade de aprofundar esta discussão, explorando reflexões quanto ao universo do cômico feminino e ‘obrigações’ que são impostas às mulheres, como vaidade, maternidade, falta de liberdade e aceitação do assédio”, comenta Priscila Senegalho.

 

Já na versão infantil, a mensagem é sobre como transformar os finais felizes dos contos de fada em finais libertadores, onde a princesa não precisa necessariamente ser liberta por um príncipe ou casar para ser feliz para sempre.

 

“O Manual de Como Encontrar Um Bom Partido” mostra, portanto, que é possível para uma mulher fazer suas próprias escolhas, impor respeito e ser livre – e não ser tratada como um “terreno”, que precisa ser ocupado a todo momento.

 

O espetáculo surgiu a partir de um número criado em 2016, com orientação de Luciano Tito. O número circulou por diversos festivais, convenções e casas culturais, pelo país e inclusive ganhou o prêmio de melhor cena no Festival “A noite dos Palhaços”, em São José dos Campos (SP) e que contava como jurados Luciano Draetta, Dani Majzoup e Adriano Laureano Zaca.  Desde então passou por modificações até chegar ao resultado final.

 

Em 2018 o espetáculo foi contemplado pelo Edital de apoio à Criação Artística na linguagem circense pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo circulando nos meses de Março e Abril de 2019 por escolas da periferia localizadas na zona leste de São Paulo. Após a apresentação os alunos participavam de uma roda de conversa para falar sobre o papel da mulher no mundo contemporâneo.

 

Em 2020 o espetáculo ganha uma versão online e é selecionado para participar do 1° Festival Online de Teatro em tempo real, sendo aclamado pela crítica. Já em dezembro de 2020 é contemplado pelo Projeto Emergencial Aldir Blanc, onde ganha aprofundamento com a entrada da diretora Juliana Bordallo, fundadora do Praiaças -  Movimento de Palhaçaria Feminino de Santos e que também colabora como dramaturgista na peça.

 



 

Sinopse Palhaça Funúncia quer ser MC e ganhar o mundo com seu novo lançamento: “3L’s: Linda, Louca e Livre”. Ao iniciar sua viagem, percebe que perdeu o amuleto da sorte e resolve retroceder para encontrá-lo, até chegar na casa da avó. Lá, debaixo de um pano, se depara com um rádio, que começa a se comunicar com ela. Magia? Bruxaria? Será que ela conseguirá seguir viagem? E o amuleto, onde estará?

 

Sinopse ‘Manual de Uma Princesa’ - Era uma vez uma Palhaça aspirante a cantora: Tereza Funúncia, que hoje irá se lançar como Popstar. Porém ao iniciar seu show percebe que perdeu o amuleto sagrado da família, passado de geração em geração, o que desperta a maldição do amuleto. Será que já era o sonho dessa palhaça ser famosa e conquistar milhões de seguidores?


Trupe do Fuxico
Surgiu em março de 2015 e marca o encontro de três artistas - Priscila Senegalho, Clarissa Oliveira e Juliana Spadot - através da SP Escola de Teatro, onde todas se formaram. Com foco no humor e na palhaçaria, a trupe aperfeiçoou-se ao lado de nomes como Mestre Biribinha, Chacovachi, Caco Mattos, Marina Barbera e Leris Colombaioni. Atualmente conta com seis espetáculos em seu repertório e, desde 2020, em razão da pandemia da Covid-19, também movimenta o canal Fuxico na Rede, transportando a arte da rua para o meio audiovisual, com a participação também de outras companhias de circo e teatro.

 

Priscila Senegalho

Atriz, palhaça, diretora e arte-educadora, atua desde 2003. Possui formação em Arte Dramática pela Escola de Arte Recriarte, Humor pela SP Escola de Teatro.

Co-fundadora da Trupe do Fuxico, é também palhaça na Trupe Quintal Circense (São José dos Campos-SP), curadora e organizadora do Encontro de Circo e Educadores da Universidade de São Paulo (CIRCUSP) e organizadora do Picadeiro do Fuxico, que leva o circo às periferias da capital paulista.

 

“O MANUAL DE COMO ENCONTRAR UM BOM PARTIDO”

Ficha Técnica

Direção: Juliana Bordallo

Roteiro: Priscila Senegalho

Dramaturgista: Juliana Bordallo

Atuação: Priscila Senegalho

Figurino e Cenário: Karine Lopes

Audiovisual: Pandora

Produção: Trupe do Fuxico

Canções e Trilhas: Aline Machado e Priscila Senegalho

 

“MANUAL DE UMA PRINCESA”

Ficha Técnica

Direção: Juliana Bordallo

Roteiro: Juliana Bordallo e Priscila Senegalho

Atuação: Priscila Senegalho

Figurino e Cenário: Karine Lopes

Audiovisual: Pandora

Produção: Trupe do Fuxico

Canções e Trilhas: Aline Machado

 

Temporadas: entre 10 e 18 de abril de 2021

Transmissão Ao Vivo e Online pelo Youtube /fuxiconarede

Duração: 40 minutos. Classificação Etária: 7 anos. Acessível em LIBRAS.

 

Comentários