Lançamento - Filó Machado 60/70 Songbook

 

Filó Machado / Foto : Marco Aurélio Olímpio


Como parte do projeto do Festival SP Choro in Jazz, que aconteceu entre os dias 15 e 18 de abril de 2021, reunindo 22 instrumentistas de destaque na cena paulista, a Belic Arte.Cultura lança Filó Machado 60/70 Songbook nas plataformas digitais, integrando ainda as comemorações dos 60 anos de carreira e 70 de vida do compositor.

 

O lançamento acontece no dia 30 de abril, sexta-feira, às 19 horas, em live no Instagram - @festivalspchoroinjazz com participação de Filó Machado e dos músicos Carlos Badia e Léa Freire.

 

Filó Machado 60/70 SONGBOOK é formado por 15 composições selecionadas pelo próprio compositor, entre sua extensa obra musical jazzística. Distribuído gratuitamente, o livro de partituras tem Filó Machado também na idealização e revisão das partituras, além de Ivan Melillo na digitalização das partituras escritas por Debora Gurgel.

 

Todas as músicas possuem cifras para Concert, Si Bemol (Bb) e Mi Bemol (Eb). São elas: Baião do PorãoJogralIara IuriCampagne de DedeL’Habitant du CielMarco ZeroPam PamLa Cave de JafetQuatro EspíritosTo My Friend LegrandForró na VovóChoro du PèreTema pro MacumbinhaPro FelipePlano de Voo.

 

A distribuição do Filó Machado 60,70 Songbook fica disponível gratuitamente pelo período de seis meses. Sem nenhum fim lucrativo pelo projeto Festival SP Choro in Jazz, os direitos autorais são exclusivos e reservados ao compositor.

 




A data escolhida para o lançamento está em consonância com o Dia Interacional do Jazzritmo que surgiu entre 1890 e 1910, em New Orleans, EUA. Foi criada pela UNESCO e anunciada pelo pianista e embaixador da boa vontade, Herbie Hancock, em 2012, com o objetivo de frisar a importância do gênero que tanto contribuiu, e contribui, para reverenciar diferentes culturas e povos. O jazz é um estilo musical que explora a criatividade e improvisação, culturalmente associado à luta pela liberdade e à abolição da escravatura.

 

O projeto Festival SP Choro in Jazz foi contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, por meio do Edital ProAC Expresso LAB da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

Sobre o lançamento, por Filó Machado

 

Em 1971, cheguei a São Paulo, oriundo de Ribeirão Preto, onde comecei minha carreira aos 10 anos. Aproveitando todas as oportunidades que essa cidade maravilhosa oferecia, comecei a compor com muita inspiração, uma vez que a efervescência musical me proporcionava momentos de muita criação e muitas influências dos grandes instrumentistas do Brasil. Após muitos anos compondo e registrando tudo o que me inspirava, comecei a pensar numa forma de desenvolver um trabalho, cujo objetivo era fazer com que os instrumentistas, cantores e cantoras, pudessem interagir com minhas composições de uma forma simples e segura. Procurei, então, a Pianista e grande amiga Debora Gurgel, que muito me ajudou, escrevendo as partituras de minhas obras em três formas: Concert, Bb e Eb. Em seguida, registrei e editei os vídeos, nos quais estou harmonizando com violão todas as composições de uma forma bem didática. Agora venha, confira e execute... (FM)



Filó Machado / Foto : Dan Agostini


 

Filó Machado

 

Filó Machado (1951), que começou a atuar profissionalmente aos 10 anos, é cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor musical, há 60 anos. Com mais de 60 anos de carreira, possui 13 álbuns gravados e uma indicação ao Grammy Latin Jazz. Entre discos e palcos, realizou trabalhos com nomes como: Michel Legrand, Jon Hendricks, Dory Caymmi, Gal Costa, João Donato, Raul de Souza, Arismar do Espírito Santo, Leny Andrade, Os Cariocas, Tetsuo Sakurai, Hermeto Paschoal, Andreas Oberg, John Patitucci, Djavan, Jorge Vercillo, Rosa Passos, SWR Big Band Stuttgard e Warvey Waynapel. Ministrou masterclass na Berklee College of Music (EUA), presentou-se em teatros e festivais por todo o Brasil e também realizou turnês e tocou em festivais em várias cidades de países como Ucrânia, Bielorrússia, Inglaterra, França, Canadá, Bélgica, Equador, Bélgica, Ilhas Canárias, Venezuela, Suécia e Tailândia. Filó é reconhecido não só pelo virtuosismo como multi-instrumentista ou pela originalidade e criatividade nas composições; sua interpretação também encanta pelo timbre personalíssimo e pela força de seu canto.

 

Carlos Badia

 

O gaúcho Carlos Badia é instrumentista premiado, compositor, produtor musical e escritor (Recortes On-Off Line e Sílabas Ciladas). Fomentador cultural, desde o final dos anos 80, é idealizador e um dos realizadores do Poa Jazz Festival e do Bento Jazz & Wine Festival. Um dos fundadores do grupo de jazz Delicatessen, Badia lançou um álbum solo duplo, o premiado ZEROS, e outro digital, o 0+2. Atualmente, prepara seu terceiro disco, um trabalho instrumental dedicado totalmente à guitarra.

 

Léa Freire

 

Paulistana, Léa Freire é instrumentista, compositora, arranjadora e dona do selo Maritaca Discos, responsável pelo lançamento de mais de 50 álbuns com grandes nomes da música instrumental brasileira. Flautista renomada, a artista já tocou ao lado de importantes músicos da cena brasileira e internacional. Lançou pela Maritaca Selo seu primeiro disco autoral, intitulado Ninhal, em parceria com a cantora e compositora Joyce, e também seu mais recente álbum, Cine Poesia, que a traz diante do piano ao longo de 12 faixas. Destaque também para Antologia da Canção Brasileira, dois volumes gravados junto com o trombonista Bocato. 

 

LANÇAMENTO: Filó Machado 60/70 Songbook

Dia 30 de abril. Sexta-feira, às 19h

Live com Filó Machado e Convidados: Carlos Badia e Léa Freire

Instagram - @festivalspchoroinjazz

https://www.instagram.com/festivalspchoroinjazz/

O livro de partituras fica disponível nas plataformas do festival pelo período de 6 meses.

Acesso grátis.

 

Comentários