FESTIVAL DIGITAL Curta Campós do Jordão (21 a 28/4)

 



Idealizado e produzido pelo Cineclube Araucária, o Festival Digital Curta Campos do Jordão - FDCCJ acontece entre os dias 21 e 28 de abril em formato virtual com acesso gratuito pelo site festivaldigitalcurtacj.com.br.

 

As Mostras Competitivas de curtas-metragens ficam disponíveis para apreciação do público, entre os dias 21 e 28, porém o acesso para voto do Júri Popular somente até dia 27. A live de Abertura (21/4, às 15h) conta com exibição do longa convidado M8 - Quando a Morte Socorre a Vida, de Jeferson De. E a Cerimônia de Premiação ocorre no dia 28, às 19h, com homenagem à Helena Ignez como Personalidade do Cinema Brasileiro em 2021.

 

Além das Mostras Competitivas e exibição do longa-metragem M8 - Quando a Morte Socorre a Vida, a programação traz oficinas de formação em audiovisual, ministradas por Jeferson De & Cris Arenas Ralph Friedericks, live com a cineasta Naná Prudêncio e Sessão Especial (26/4) para as pessoas atendidas pela APAE de Campos do Jordão e Região, entre outras ações.



Jeferson De 


 

São 89 curtas-metragens concorrendo ao Prêmio Araucária de Cinema do Festival Digital Curta Campos do Jordão, selecionados entre os 564 inscritos de todo o Brasil. 23 curtas disputam a categoria Ficção; 19 estão na Experimental; 18 filmes em Animação; 15 em Documentário; 10 na Regional; e 4 na categoria na Infantil. Os vencedores em cada categoria recebem, além do troféu, prêmio em dinheiro da ordem de R$ 3.000,00.

 

Prêmio Regional é um dos destaques do FDCCJ, premiando o Melhor Curta produzido na Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo. O Júri Popular vai escolher o Melhor Curta Nacional e o Melhor Curta Regional. O Júri Oficial também vai eleger o Melhor Curta Regional e será responsável pela premiação dos melhores nas demais categorias, além de Melhor Direção e Melhor Roteiro Original.



Helena Ignez (foto Leo Lara - Universo Produção) 



 

O Festival Digital Curta Campos do Jordão – FDCCJ conta com apoio da Secretaria Municipal de Valorização da Cultura e do Convention Bureau de Campos e Região. Este projeto, contemplado no Edital ProAC Expresso LAB 40/2020, é realizado com recursos disponibilizados pela Lei Federal 14.017/2020, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

 

PROGRAMAÇÃO - Festival Digital Curta Campos do Jordão

 

Até 29/4. Acesso livre

Oficinas de Cinema com Ralph Friedericks

As oficinas, ministradas pelo cineasta e fotógrafo Ralph Friedericks, estão abertas aos interessados no site do FDCCJ: Efeitos Especiais - De Méliès ao Chroma Key, Refilmando a Cena Famosa, Criação de Personagem e Foley - Fabricando os Sons dos Filmes.

 

21/4. Quarta, às 15h

Cerimônia de Abertura | Longa Convidado

Evento com participação dos realizadores, curadores, cineastas competidores e demais envolvidos no Festival.

Sessão do novo longa-metragem convidado M8 - Quando a Morte Socorre a Vida, de Jeferson De, que ficará disponível no site até o final do FDCCJ.

 

21 a 28/4. Quarta a terça. Acesso livre

Exibição dos Curtas | Votação Popular

Período destinado à exibição das Mostras Competitivas de curtas-metragens para o público.

A votação pelo Júri Popular é aberta nas categorias Nacional e Regional, até 27/4.

 

22/4 a 24/4. Quinta a sábado, às 19h

Oficina de Curta-Metragem com Jeferson De & Cris Arenas

A oficina Iniciação à Linguagem de Curta-Metragem é uma atividade ao vivo, ministrada pelo cineasta Jeferson De e pela produtora e cineasta Cris Arenas.

Inscrições pelo site do FDCCJ, até 21/4.

 

26/4. Segunda, às 19h

Live com Ralph Friedericks

Bate-papo aberto aos participantes das quatro oficinas e demais interessados para discutir os temas, tirar dúvidas e mostrar experiências de alunos, a partir das técnicas apresentadas pelo cineasta e fotógrafo.

 

26/4. Segunda, às 14h

Sessão Especial para APAE

A sessão, destinada às pessoas atendidas pela APAE de Campos do Jordão e Região, traz uma seleção de curtas exibidos em edições do Festival Curta Campos do Jordão.

 

27/4. Terça, às 19h

Live com Naná Prudêncio

Encontro da cineasta Naná Prudêncio com os realizadores dos curtas concorrentes. Naná é uma das fundadoras da Zalika Produções que atua no segmento audiovisual com foco no cotidiano da população preta e periférica no Brasil.

 

28/4. Quarta, às 19h

Encerramento | Homenagem à Helena Ignez

Cerimônia de encerramento e premiação aos vencedores das Mostras Competitivas (Júri Oficial e Júri Popular).

Homenagem à atriz e cineasta Helena Ignez como Personalidade do Cinema Brasileiro em 2021. Há mais de 60 anos atuando no teatro e cinema, ela realizou mais de 40 filmes como atriz e diretora. Seu longa recente é Fakir (Melhor Filme pelo Júri Popular do CineFantasy 2019 e Melhor Longa-metragem pelo Júri Oficial do festival As Amazonas do Cinema 2020).


Naná Prudencio



 

SERVIÇO

 

Festival Digital Curta Campos do Jordão – FDCCJ

21 a 28 de abril de 2021

Evento de Abertura, Cerimônia de Premiação, Oficinas e Lives.

Grátis (acesso online a todos os eventos e todas as atividades)

Onde assistir / participar:

www.festivaldigitalcurtacj.com.br | YouTube/CineclubeAraucaria

Pela plataforma Zoom (os link de acesso serão divulgados oportunamente)

Nas redes / acompanhe a programação:

Instagram - @cineclubearaucaria

Facebook - @araucariacineclube

 

 

FICHA TÉCNICA - FDCCJ

 

Direção artística: Cervantes Souto Sobrinho. Direção de produção e coordenação de projeto: Paulo Gomes. Produção executiva: Márcio Branco. Criação e produção gráfica: Edgar Bittencout. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Produção de redes sociais: Desembuxa Entretenimento. Assistência de produção: Paulo Del Castro. Assessoria técnica: Carolina Mestriner. Curadoria: Beto Salgado, Cervantes Sobrinho, Clarissa Kuschnir e Victor Fisch. Registro videográfico: Sérgio Sachs. Jurados: Beth Sá Freire, Jeferson De e Tetê Mattos. Palestrante convidada: Naná Prudêncio. Coordenação pedagógica: Cris Arenas. Oficineiros: Jeferson De, Cris Arenas e Ralph Friedericks. Website: Webz Comunicação Digital. Técnico de Plataforma: Júnior Silva. Assessoria contábil: Dell Assessoria. Assessoria jurídica: Lucíola Nejar. Técnicos em libras: Luiz Siqueira e Clara Miranda.

Comentários