Carnaval de Manaus : GRES Vitória Régia anuncia enredo para 2022: Vidas Negras Importam !



Orgulho e positivismo, motivação para avançar... evoluir!

Assim a Vitória Régia define seu enredo, sem lamento, sem dor e sem sofrimento, mas com respostas claras a importância de pessoas que representam uma raça, que fizeram a diferença em suas vidas e diferenciaram a história.

São artistas, anônimos ou famosos, escritores, políticos, professores, falamos de pessoas letradas ou não, que fizeram da cor de sua pele seu maior triunfo, o seu cartão de visitas.

Vidas Negras Importam nada mais é que o reconhecimento sem sofrimento, com aplausos, com verdade, e por merecimento.

Buscamos fora do convencional, descartamos os grilhões, as mordaças e as lágrimas de sangue. Trazemos às asas da liberdade, da imaginação, o empoderamento de criar, a verdade no vestir, o sublime dom das palavras.

Passaremos por histórias de personagens que estão nos livros, sabemos a dor de cada um, mas fazemos valer o que todos esperaram em vida, ou que ainda em vida aguardam, o simples ato de parabenizar os seus feitos, a sua arte, a sua intelectualidade.

Basta de ligar o negro apenas ao sofrimento, à miséria, uma atriz negra pode muito mais que abrir uma porta ou ser a empregada da novela. Os negros se destacam na luta igualitária por todos, e nos dias de hoje é inadmissível o tratamento com visão de inferioridade.

Vidas negras importam sim, mas importam não pelos motivos tortos de uma sociedade doente e segregada, mas sim pelos seus valores, tradições, ritos e belezas.

Vidas negras importam, transformando, momentos e oportunidades, importam, pois, são humanos, falamos de pessoas, de gestos, de carinho e de amor. Sim, todas as vidas importam, mas algumas precisam ser reconhecidas por fato e direito, algumas precisam gritar mais para receberem os créditos de suas obras.

E se falamos de importância, e de vidas, falamos de cores e de orgulho, falamos de festividades, e exaltaremos na avenida um grande quilombo de vidas negras, no qual a importância de cada uma desabrocha em verde e rosa, dia após dia, como uma grande flor a abrir suas pétalas a cada amanhecer.

Vidas que nos importam, que seguem ao lado do berço do samba, afinal o segundo quilombo urbano do Brasil hoje diz em bom e alto tom! “Presente“

A benção ao Quilombo do Barranco de São Benedito, com suas vidas e sua importância, tingindo corações diariamente de verde e rosa!

A benção a Vitória Régia, que nesse enredo se apresenta como um grande Quilombo Vivo, com a responsabilidade de lutar pelo crescimento e a valorização da cultura do carnaval. São mais de 45 anos de luta e resistência.

Suas vidas importam, assim como a vida de negros da história, negros famosos, negros anônimos, que aportam aqui hoje com alegria, mostrando a importância de sua existência, corando seus valores, feitos e grandezas.

Somos um quilombo vivo, uma nação verde e rosa, que leva a negritude em sua pele, somos a cor, somos a raça, somos guerreiros inspirados em Palmares, somos sambistas, somos Vitória Régia, e dizemos com o calor de nossa importância, para o mundo todo ouvir que: VIDAS NEGRAS IMPORTAM!

Viva a Importância Negra!

Viva as vidas negras que importam e que fizeram a diferença a todos nós!

Viva a Vitória Régia, Quilombo vivo!

Felipe Diniz Marinho
(Enredista e Pesquisador) 

Comentários