Teatro Infantil - BRASILEIRINHOS


 O musical infantil Brasileirinhos - Música para os Bichos do Brasil faz temporada online no período de 9 a 18 de abril, de sexta a domingo, às 16 horas, com acesso grátis pelo canal do projeto no YouTube.

 

Liderado por Paulo Bira (violão, voz, direção musical), o quinteto Brasileirinhos - Música para Crianças traz Kennya Macedo (voz), Simone Julian (flauta, sax, voz), Edu Diegues (baixo) e Guegué Medeiros (bateria) interpretando canções curiosas, lúdicas e divertidas sobre animais da fauna brasileira que correm risco de extinção.

 

Todas as letras são do poeta Lalau, extraídas da coleção de livros Brasileirinhos lançada em parceira com a ilustradora Laurabeatriz, que ganharam melodias originais assinadas por Paulo Bira. O músico explora arranjos inusitados e sonoridades contagiantes para apresentar curiosidades, características e personalidades dos bichinhos do Brasil – aves, mamíferos, répteis e insetos. O musical é tão diverso, quanto a nossa fauna. A dinâmica passa pela pelos sons e ritmos brasileiros; tem samba, forró, rock e até valsa, além de temperinhos da música latino-americana e caribenha, do jazz e do pop.

 

O espetáculo foi gravado em estúdio e editado especialmente para esta temporada virtual. Os próprios nomes das canções, ou dos bichos, já dão uma ligeira ideia do que os ‘Brasileirinhos’ aprontam no palco para encantar as crianças e se divertir com elas: Onça-pintada, Mico-leão-dourado, Jacaré-de-papo-amarelo, Besouro-serra-pau, Lagartixa-da-areia, Guará, Cachorro-do-mato-de-orelha-curta, Anta, Peixe-boi, Preguiça-de-coleira?, Pica-pau-rei, Urubu-rei, Tatu-bola, Tamanduá-bandeira, Peixe-serra e Tubarão-martelo, Lobo-guará, Tamanduaí e muitas outras. Além de cantar, o grupo explora a teatralidade sugerida pelas letras e pelas peculiaridades de cada animal, tornando o show ainda mais dinâmico, inusitado e cheio de humor.




Paulo Bira lia para seus filhos os livros da séreie Brasileirinhos (Cosac & Naify e Cia. das Letrinhas) e, inspirado pela musicalidade própria de cada poema/bicho e pela personalidade dos animaizinhos, ele criou as melodias que resultaram nos CDs Brasileirinhos - Música Para os Bichos do Brasil - Volume 1 e Volume 2, cujas capas também foram criadas por Laurabeatriz. O primeiro disco, lançado em 2010, contou com participação especial de Zeca Baleiro, Marisa Orth, Suzana Salles, Paulo Tatit, Mario Manga e outros, sendo um dos cinco indicados ao Grammy Latino daquele ano na categoria Melhor Álbum de Música para Crianças. E o segundo, em 2013, traz Chico César, Ceumar, André Abujamra, Marcelo Pretto, Marco Mattoli e Miriam Maria entre os intérpretes convidados. Assim nasceu também o espetáculo Brasileirinhos – Música para os Bichos do Brasil, sucesso há mais de 10 anos entre os pequenos e entre os crescidinhos também.

 

“O Brasil possui uma das mais ricas faunas do planeta, mas nos entristece saber que também somos campeões mundiais em espécies ameaçadas”, comenta Paulo Bira. Ele explica que a ideia central do trabalho é “mostrar essa riqueza para as crianças, com alegria e bom humor, estimulando uma relação mais afetiva e provocando a curiosidade sobre esses bichos do Brasil, além de incentivar o interesse e respeito pela nossa fauna e, consequentemente, pela preservação da natureza”.

 

Ficha técnica / Serviço

 

Direção geral: Adriana Belic. Músicos: Paulo Bira (violão, voz, direção musical), Kennya Macedo (voz), Simone Julian (flauta, sax, voz), Edu Diegues (baixo) e Guegué Medeiros (bateria). Criadores: Lalau (poeta) e Laurabeatriz (ilustradora). Figurino: Silvana Marcondes. Cenografia: Julio Dojcsar e Silvana Marcondes. Assistência de direção: Mili Slikta. Produção executiva: Eder Damasceno. Produção de palco: William Ramos. Assistente de palco: Gabriel Lucas. Assistente produção: Bila Bueno. Testagem e laudos de Covid 19: Pegasus Saúde in Company. Consultoria em gastronomia: Armazém Café Doceria. Fotografias e making of: Daniel Kersis e Eugênio Goulart. Captação e edição de depoimentos criadores: Bruno Brioschi. Captação som: Estúdio Arsis. Engenharia de áudio: Adonias Farias de Souza Junior. Técnico assistente: Gustavo de Sant'Anna Lima. Assistência de estúdio: Cleber Freitas do Nascimento, Letícia Patané. Captação de imagem: ATOM Filmes. Direção de fotografia: Filipe da Gama. Câmeras fixas: Francine Tomo, Zele Volpato. Câmera móvel: Eduardo Moryama. Iluminação: Francis George, Jonathan da Silva. Edição e finalização: Ledok. Criação e edição de videoclipe: Ciça Esteves. Projeto gráfico: Vania Vieira. Assessoria de mídias: Platea Comunicação e Arte. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Edital: ProAC Expresso LAB 39/2020 - Produção e Temporada de Espetáculo de Música com Apresentação Online. Coprodução: Belic Arte.Cultura. Produção: Paulo Reis Brioschi ME. Realização: Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

 

Show infantil: Brasileirinhos - Música para os Bichos do Brasil

Temporada: 9 a 18 de abril de 2021

Horário: sexta, sábado e domingo, às 16 horas.

Grátis. Livre. Duração: 60 minutos.

Onde: YouTube / Brasileirinhos - Musica para os Bichos do Brasil

https://www.youtube.com/c/brasileirinhosmusicaparaosbichosdobrasil

 

Comentários