Show - FELIPE MACHADO

 



O jovem violonista, cantor e compositor Felipe Machado apresenta o show online A Luz que Vem da Canção, tendo o seu avô Filó Machado na direção musical. A temporada começou no dia 21 de março de segue nos dias 25, 27 e 28 de março e 9 e 11 de abril (quinta e sexta, às 21h; sábado, às 22h; domingos, às 18h). O espetáculo foi gravado em estúdio e a transmissão (grátis) ocorre pelo canal do artista no Facebook - @felipemachadomusica.

 

Esta é a estreia de Felipe Machado em show próprio, embora, aos 18 anos, já tenha vasta bagagem como músico profissional e um talento que vem da veia artística familiar. Na ficha técnica do espetáculo, além de Filó Machado (violão e voz), está seu tio Sérgio Machado na bateria, sua mãe Camila Machado na produção técnica e sua avó materna Judith de Souza como autora de músicas do set list. A banda tem ainda os músicos Fábio Leandro (piano), JP Barbosa (sax, flauta) e Rubem Farias (contrabaixo).

 

Felipe Machado revela e consolida seu talento nas delicadas e elaboradas canções do repertório, garimpado da experiência adiquirida em shows e turnês pelo mundo ao lado do avô, propondo uma viagem melódica e cheia de harmonia. O músico transita por vários estilos, trazendo para sua música a diversidade e a riqueza rítmica brasileira onde tem vez a improvisação do jazz, a cadência do samba, a harmonia da bossa nova, as modulações do choro e o ritmo do forró.

 

O roteiro traz composições próprias, “Samba da Tesoura” e “Dandara”, e canções de Filó Machado em parceria com Judith Souza (“Nada Terá Fim” e “Venha Até Minha Casa”), Sérgio Ricardo (“Espanto”), Pedro Marcio Agi (“Luz que Vem da Canção”, que dá nome ao espetáculo) e Cacaso (“Perfume de Cebola”). Felipe interpreta também as instrumentais: “Guri”, “Vadeco”, “Wal”, “Quatro Espíritos”, “Baião do Porão”, “Pam - Pam”, “Sweet Melody” (todas de Filó, sendo a última com José Neto), “Cadê a Marreca” (de Arismar do Espírito Santo) e “Risco” (de Léa Freire).




 

Felipe Machado é bisneto do violonista e maestro ribeirão-pretano Geraldo Machado; neto do cantor, compositor, instrumentista, arranjador e produtor Filó Machado; sobrinho-neto do violonista experimental Celso Machado, que reside no Canadá há 20 anos, sobrinho do baterista Sergio Machado e da cantora lírica Isabela Mestrinér Machado. Aprendeu a tocar violão com seu avô, aos nove anos, destacando-se nos acordes e nas harmonizações. Aos três anos já participava de jobs publicitários e musicais. Aos seis, participou do musical A Bela e a Fera, como Chip, e logo vieram outros: Daniel 30 Anos - O Musical, fazendo o papel do cantor Daniel quando criança, e Hoje é Dia de Maria como o ‘menino boia fria’, no qual também tocou violão com a orquestra.

 

Aos 11 anos participou do programa Sr. Brasil (de Rolando Boldrin), cantando e tocando ao lado de seu avô, com quem fez turnê pelo Japão (Tóquio, Nagoya e Yokohama) e Estados Unidos (Seattle, Portland e Olympia). Depois vieram participações no programa Ensaio (de Fernando Faro), integrando o Filó Machado Sexteto, e atuação em vários shows: Jorge Vercillo (Tom Brasil); Junior Meirelles, Fernandinho Beat Box e Filó Machado (Bourbon Street); Filó Machado (CEU’s paulistanos e em turnê no Canadá); abertura de show de Dori Caymmi; e shows em Montreal, Sydney, Toronto e Vancouver.

 

Felipe participou de importantes festivais de jazz: Toronto Jazz Festival, Vancouver Folk Music, Nhundiaquara Jazz Festival, Choro Jazz Festival – Jericoacoara, POA Jazz, Santos Jazz, Fundinho Jazz Festival e Guaramiranga Jazz & Blues, além do tocar no evento Brasil Music Summit e, por duas vezes, no projeto Música para Gente Miúda, da Caixa Cultural. Em 2018 participou do The Voice Kids Brasil (Rede Globo), chegando à terceira fase do programa quando cantou e tocou ao vivo. Em 2020, Felipe Machado & Filo Machado realizaram show online em comemoração aos 40 anos do Teatro Sergio Cardoso, além de ter participado ao lado do avô nos shows para a Brooklinfest pela AEMB, Dia da Consciência Negra pela Vila Itororó, Dia do Samba pela Casa de Cultura Hip Hop Sul, Dia da Bossa Nova pelo Clube da Bossa de Brasília e outros.

 

Show: Felipe Machado

Em A Luz que Vem da Canção

25, 27 e 28 de março. Quinta/21h | Sábado/22h | Domingo/18h

09 e 11 de abril. Sexta/21h | Domingo/18h

Onde: Facebook/felipemachadomusica

Grátis. Classificação: Livre. Duração: 60 min,

 

Ficha técnica / Serviço

Direção geral e idealização: Adriana Belic. Músicos: Felipe Machado (violão, voz), Filó Machado (violão, voz, direção musical), Fábio Leandro (piano), JP Barbosa (sax, flauta), Sergio Machado (bateria), Rubem Farias (contrabaixo). Assistente de direção: Mili Slikta. Produção executiva: Eder Damasceno. Produção técnica: Camila Machado. Produção de palco: William Ramos. Assistente de palco: Gabriel Lucas. Cenografia: Rafael dos Santos. Transporte cenário: Izildo Transportes. Testagem e laudos de Covid 19: Pegasus Saúde in Company. Consultoria em gastronomia: Armazém Café Doceria. Fotografias e making off: Marco Aurelio Olímpio e Dan Agostini. Captação som: Estúdio Arsis. Engenheiro de áudio: Adonias Farias de Souza Junior. Técnico assistente: Gustavo de Sant'Anna Lima. Assistência de estúdio: Cleber Freitas do Nascimento e Letícia Patané. Afinação piano: José Roberto Yussefy. Captação de imagem: ATOM Filmes. Direção de fotografia: Filipe da Gama. Câmeras fixas: Francine Tomo, Zele Volpato. Câmera móvel: Eduardo Moryama. Iluminação: Francis George, Jonathan da Silva. Edição e finalização: Ledok. Projeto gráfico: Workhouse Design. Assessoria de mídias: Platea Comunicação e Arte. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Edital: ProAC Expresso LAB 39/2020 - Produção e Temporada de Espetáculo de Música com Apresentação Online. Coprodução: Belic Arte.Cultura. Produção: Filó Machado Produções. Realização: Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

 

Comentários