A edição brasileira de 2021 do Festival das Marias - Festival Internacional de Artes no Feminino, em razão do Dia Internacional da Mulher (8 de março), apresenta a série Vozes de Marias, composta por 14 micro documentários, que será exibida pelos canais do projeto no Youtube, Instagram e Facebook, entre os dias 8 e 12 de março.
O Festival das Marias é palco do feminino para discussões de temas pertinentes ao fazer artístico da mulher, colocando suas criações sob os holofotes para incentivar e difundir o fazer nas artes pelo feminino e provocar reflexões sobre o impacto das desigualdades na vida das mulheres.
Foram convidadas protagonistas mulheres brasileiras, artistas de música, circo, teatro, literatura e artes visuais, que integraram a primeira edição do Festival das Marias no Brasil, em novembro de 2020. São elas: Fabiana Cozza (cantora), Consuelo de Paula (cantora, compositora e violonista), Bruna Caram (cantora, compositora e poeta), Renata Machado (atriz), Renata Pizi (cantora e compositora), Bebé Salvego (cantora), Woman Summer Quartet com Marina Dias, Sara Oliveira, Carol Uchôa e Camila Hassel (instrumentistas), Ana Sevá (cantora e compositora), Suia Legaspe (atriz e diretora), Troupe Guezá com Rubia Neiva, Joy Domingoz e Hermana Pacha (atrizes acrobatas), Bárbara Francesquine (bailarina e performer com bambolês), Painé Santamaria (palhaça e malabarista), Marina de La Riva (cantora e poeta) e Dan Agostini e Dani Sandrini (fotógrafas).
Para gravar os vídeos depoimentos, as artistas foram provocadas pelo ator e diretor teatral Antonio Revez, curador artístico internacional do festival, em duas situações. Na primeira, uma reflexão sobre a sensibilidade feminina na criação artística (como transparece e como se destaca da masculina). Na segunda, um depoimento sobre possíveis discriminações ou tolhimentos em relação à suas artes ou manifestações artísticas em uma sociedade onde a criação é, na maioria das vezes, dominada pelos homens.
Os relatos gravados para o Vozes de Marias são fortes e, ao mesmo tempo, sensíveis para ambas as questões colocadas por Ravez. “É surpreendente e emocionante acompanhar os depoimentos dessas mulheres para entender como se dá o feminino na narrativa poética de seus trabalhos e como elas lidam com a própria sensibilidade em um mundo essencialmente masculino”, comenta Adriana Belic, diretora do Festival das Marias no Brasil.
A primeira edição do Festival das Marias - Festival Internacional das Artes no Feminino, ocorreu em novembro de 2019, em Portugal, quando contou também com a colaboração de Adriana Belic como curadora de música para a América Latina, arregimentando artistas do calibre de Adriana Calcanhotto, Francesca Ancarola e Marina de La Riva que representaram as mulheres atuantes na música latino-americana. No Brasil, a primeira edição aconteceu em novembro de 2020 em formato online e gratuito, partir da cidade de São Paulo, SP. O evento foi programado para acontecer simultaneamente ao de Portugal, onde foi cancelado devido às medidas restritivas impostas pela pandemia do coronavírus.
Micro documentários: Vozes de Marias
Festival das Marias - Festival Internacional das Artes no Feminino
De 8 a 12 de março de 2021 - a partir de São Paulo/SP, Brasil
Grátis. Duração: até 10 minutos cada. Classificação: Livre
Canais de transmissão:
Facebook: @marias.festival
Instagram: @marias.festival
YouTube: FestivaldasMarias
8 de março (segunda)
12h – Dan Agostini
16h – Bárbara Francesquine
19h – Consuelo de Paula
Dan Agostini |
Barbara Francesquini |
Consuelo de Paula / Foto: F. Cabral |
9 de março (terça)
12h - Woman Summer Quartet: Marina Dias, Sara Oliveira, Carol Uchôa e Camila Hassel
16h - Painé Santamaria
19h - Bebé Salvego
Woman Summer Quartet: Marina Dias, Sara Oliveira, Carol Uchôa e Camila Hassel |
Painé Santamaria |
Bebê Salvego |
10 de março (quarta)
12h - Troupe Guezá: Rubia Neiva, Joy Domingoz e Hermana Pacha
16h - Ana Sevá
19h - Marina de La Riva
Troupe Guezá: Rubia Neiva, Joy Domingoz e Hermana Pacha |
Ana Sevá |
Marina de La Riva |
11 de março (quinta)
12h - Dani Sandrini
16h - Renata Pizi e Renata Machado
19h - Bruna Caram
Dani Sandrini / Foto: Joana Vitorini |
Renata Pizi e Renata Machado |
Bruna Caram/ Foto : George Magalhães |
12 de março (sexta)
16h - Suia Legaspe
19h - Fabiana Cozza
Suia Legaspe |
Fabiana Cozza |
FICHA TÉCNICA / BRASIL – Direção: Adriana Belic. Curadoria internacional: Antonio Revez. Curadoria nacional: Bel Toledo. Consultoria: Bianchi Associados. Gastronomia: DQF Gastronomia e Armazém Café Doceria. Curadoria de cinema: Pandora Filmes e Cine Petra Belas Artes. Curadoria Entre Marias | Diálogos Musicais: Casa da Abelha Cultural. Apoio institucional: Metrô SP. Apoio cultural: Casa de Cultura do Parque. Apoio: Câmara Municipal de Beja, Cidade de São Paulo, Governo de Portugal – DGArtes. Média Partners / Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação e Platea Comunicação e Artes. Ideealização: CADAC - Companhia Alentejana de Dança Contemporânea, Lendias d’Encantar e Belic Arte.Cultura. Realização: projeto contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.
Comentários
Postar um comentário