Projeto “Sala de Visita”, do Caleidos Cia. de Dança, recebe Mauricio Virgulino para falar sobre Educomunicação e arte


 Educomunicador, arte/educador, fotógrafo e doutorando em Artes pela ECA-USP participará de oito encontros semanais, de 08 de março a 26 de abril, sempre às segundas, das 15 às 18h.Educomunicador, arte/educador, fotógrafo e doutorando em Artes pela ECA-USP participará de oito encontros semanais, de 08 de março a 26 de abril, sempre às segundas, das 15 às 18h.


O Projeto “Sala de Visita”, organizado pelo Instituto Caleidos desde 2020, segue sua programação neste mês com a participação do educomunicador, arte/educador, fotógrafo e doutorando em Artes pela ECA-USP, Mauricio Virgulino, que falará sobre “A prática art/edu/comunicativa dos sonhos possíveis de serem sonhados”. Ele participará de oito encontros semanais, de 08 de março a 26 de abril, sempre às segundas, das 15 às 18h.

Nesta “Sala de Visita” serão conhecidos e desenvolvidos os princípios de pesquisa da Educomunicação via imagem, mais especificamente a fotografia, trabalhada pelo visitante nas pesquisas de Mestrado e Doutorado de Mauricio Virgulino.

Nas palavras do visitante, “a Educomunicação se fundamenta na necessidade e garantia de uma dinâmica educacional que aponte para melhores relações de Comunicação entre pessoas, na busca por uma Educação voltada para a formação humana e cidadã, participativa, colaborativa e contextualizada. Busca o desenvolvimento de melhores ecossistemas comunicativos no âmbito da estesia e estética. É nesse sentido que a Educomunicação dialoga com a arte".

Os trabalhos do Caleidos Cia. há 25 anos pesquisam a interatividade com o público, trazendo à cena formas de relações singulares que, é possível dizer, tangenciam a Educomunicação. Assim, com essa “Sala de Visita”, a Cia. pode revisitar e ampliar as perspectivas de trabalhos de dança que incorporem universo da imagem e da comunicação. As experiências trazidas por essa Sala de Visita serão retrabalhadas ao longo do processo de criação de “Capital Social a sociedade do cansaço”.

Na continuação da residência de Mauricio Virgulino como artista/docente visitante no Caleidos Cia de Dança no projeto Capital Social, serão abordados, a partir de dinâmicas, interação, leituras, discussão e produção artística, as relações entre os temas Educomunicação, Arte/Educação, Fotografia e pensamento decolonial. Ao final da residência haverá compartilhamento dos processos de criação do grupo.

O projeto Capital Social, do Caleidos Cia. é proposta contemplada na 27ª edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

Sobre Mauricio Virgulino
É educomunicador, arte/educador e fotógrafo. Doutorando em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.  Doutorando Visitante no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Portugal. Mestre em Artes (USP). Especialista em Mídias na Educação (UFPE). Licenciado em Educomunicação (USP). Atua como formador de professores pelo Núcleo de Educomunicação da SME/SP e desenvolve projetos autorais com fotografia, como na instalação “Me Fere”.

Serviço:
Caleidos Cia de Dança - Sala de Visita com Mauricio Virgulino
Etapa RESIDÊNCIA ARTÍSTICA - online pelo ZOOM
“A prática art/edu/comunicativa dos sonhos possíveis de serem sonhados”.
Datas: de 08 de março a 26 de abril, sempre às segundas
Horário: das 15 às 18h  
Público alvo: professores, artistas, interessados em geral
Mais informações: www.institutocaleidos.com.br

Comentários