Nenê tem novo Diretor de Carnaval e Harmonia para o próximo Carnaval



Cristiano Costa o popular (Amendoim do Samba) assume a gestão de direção de Carnaval, Harmonia e Social da escola de Samba Nenê de Vila Matilde para o próximo Carnaval de São Paulo. 

O empresário é autor e idealizador de projetos artísticos e sociocultural, além de dono do Site e Revista Feras do Carnaval. 

Cristiano chega com inúmeras participações e projetos que visa reestruturar a instituição junto ao Presidente Rinaldo Mantega, com objetivo de fazer da escola mais social, resgatando toda sua essência.

O Empresário do ramo carnavalesco, autor e empreendedor, é cantor, autor de sambas antológicos no carnaval do rio de janeiro, idealizador de projetos artísticos e socioculturais, técnico em coordenação de carnaval e harmonia. Mais conhecido como ``Amendoim do Samba'', ele nasceu em Nilópolis, cidade da egião metropolitana do Rio de Janeiro  -RJ. Iniciou sua trajetória no ano de 1987 pelo Gres Beija-Flor de Nilópolis, sendo que já no ano do tricampeonato em 1978, já estreou desfilando na barriga de sua mãe. 

Seu pseudônimo popular no âmbito do carnaval como "Amendoim do Samba", se deu pelas obras conquistadas como compositor de grandes obras Clássicas no carnaval carioca consagrado na Estação Primeira de Mangueira e Beija-Flor de Nilópolis, Unidos de Padre Miguel e outras, com os sambas: 

“Brasil, coração que pulsa forte, pátria de todos ou terra de ninguém” 2000. Brazil com “Z” é pra cabra da peste, Brasil com “S” é a nação do nordeste 2002. Vencedor do estandarte de ouro o globo, e tamborim de ouro da rádio FM O DIA. “Mangueira energiza a avenida, o carnaval é pura energia e a energia é o nosso desafio”2005. “Minha pátria é minha língua, mangueira meu grande amor, meu samba vai ao lácio e colhe a última flor'' .2007  Samba que levou a citação honrosa pelo então presidente das línguas no exterior Lauro Moreira na academia brasileira de letras. Amendoim participou da criação do samba da Mangueira de 2008, "Recife mandou me chamar é de perder o sapato". “No reino das águas de olokum” 2008. “olodumaré, das profundeza das águas, ao sopro da vida”.

Na dança, ele iniciou seus passos no Gres Beija-Flor ainda menino no ano de  1991 como mestre sala mirim, passando a quarto, terceiro e ensinando novos mestres salas seguir seu curso com um bom riscado. Consagrou-se em um espaço de três carnavais como primeiro mestre sala do Gres São Clemente, nos anos de  97,98 e 99. Passando pela Unidos do Mundo e União dos Bairros.

Foi mestre e professor de bateria mirim da Beija - Flor durante 4 anos, onde formou   227 músicos, com um projeto super inteligente que rendeu o convite para ser um dos diretores da bateria oficial da escola junto a mestre Plinio e Paulinho Botelho no ano do campeonato em 1998. O mesmo teve passagens pela direção de bateria do Leãozinho de Nova Iguaçu.

Atuou como vice-diretor geral de Harmonia do Beija-Flor de Nilópolis durante oito anos ao lado de Laíla. Diretor geral de harmonia das seguintes escolas, Unidos de Padre Miguel, Paraíso do Tuiuti, Vizinha Faladeira, Caprichosos de Pilares e foi Assessor da Presidência da Mangueira em 2009, ano que alcançando o 6º lugar em um Carnaval superável e participou do conselho de Carnaval, participou da coordenação de vários desfiles.

Diretor técnico da harmonia do GRES SÃO CLEMENTE em 2015-2016. Departamento de desfile da Renascer 2016. Lançou em 2007 seu primeiro CD ”Segredo” com composições de parceiros que o acompanharam durante parte do seu percurso no mundo do samba e do pagode, e contou com as participações especiais de Neguinho da Beija-flor e Aline Rodrigues. E em 2013 lançará seu segundo disco “Pra dar certo” com participações de Arlindo Neto, Neguinha da Beija-Flor, Mc Sabrina e mais. Sendo que em 2013 o nosso artista lançará seu livro de poesias e autoajuda Biográfico “O Compositor de Almas” que já é um sucesso. Como diz o colunista e carnavalesco Milton Cunha: “Amendoim é tombado pelo patrimônio do samba e do carnaval carioca”. Considerado pelos músicos e escritores como o historiador Ricardo Cravo Albin, José Carlos Neto, Hiram Araújo, Maria Augusta. Amendoim carinhosamente assim chamado é uma peça importante para o crescimento artístico e muito nos encantará com sua nova patente como escritor.

2017 FOI DIRETOR MUSICAL DA PARAÍSO DA TUIUTI e no ano de 2018, fundou o Site Feras do Carnaval, para promover o Sambista e suas origens, valorizando sua história.

Carnavalesco do point 44 em Cabo-Frio RJ Campeão com o enredo” De que vale a vida sem amor”. primeiro intérprete da escola mirim Flor do Amanhã de Joãosinho trinta. e também tem inúmeras participações como pesquisador escritor e idealizador de projetos artísticos. Escreveu enredos de sucessos no carnaval de todo o brasil como, “ O rio de lá das maravilhas e do bom humor” escola de samba imperador da ilha de santo amaro – SP 2009. Um dos autores do tema “ Gonzagão e Gonzaguinha, vida de viajante” São Clemente 2006 – RJ.. “Sambisticamente falando eu sou o carnaval, a magia que jamais irá calar” B.C. saideira bosque clube, Rio Bonito – RJ 2012. “Um lugar chamado favela” Lins imperial 2011 –RJ. Dentre outros. Em 2013 formou o corpo de jurados do carnaval de São Paulo julgando samba de enredo.

Presidente do Site e Revista Feras, Autor, idealizador de projetos artísticos e socioculturais, diretor de carnaval e harmonia

Comentários