Imersão nos conteúdos oníricos, Do Improvável é o novo trabalho da Cia Fragmento de Dança

 



Crédito: Marcela Guimarães

Do Improvável, nova criação da Cia Fragmento de Dança, estreia no próximo dia 1 de abril e cumpre temporada online até o dia 11/4, com apresentações todos os dias, em horários diferentes, transmitidas pelo canal do YouTube da Cia (www.youtube.com/ciafragmento2).  O trabalho, iniciado em 2020, quando um vírus surgiu como o maior desafio mundial da atualidade, tem, nos sonhos que brotam do solo fértil do inconsciente, matéria prima para ativar sensações e produzir conteúdos que expressam, por meio de sons, símbolos e metáforas, o momento de vida de cada um, individual e coletivamente.

“Sonhar pareceu fazer muito sentido. Fomos invadidos por um desejo de sonhar e de aprender que os sonhos, do sono ou na vigília, importam. Neles, somos presas e predadores, viajamos  para tentar encontrar as nossas sombras e ouvir o que elas têm a dizer sobre nós”, afirma Vanessa Macedo, diretora da companhia e da peça.




Os integrantes da Cia começaram, então, a registrar os sonhos, contar sobre como eles faziam (ou não) parte de suas vidas e esses relatos passaram a ser um motivo para os encontros enquadrados numa tela de zoom. Acompanhada por diários e coleções de sonhos, a companhia seguiu, por quase um ano, como foi possível.

Da necessidade de construir outros sentidos para a pesquisa de imbricação obra e vida, relação que a companhia desenvolve há anos como proposta de linguagem cênica, surgiu também o desejo de se aproximarem de pessoas com vontade de experenciar um processo de criação e estar no palco pela primeira vez. Assim, foram realizados oito “encontros poéticos” destinados necessariamente a quem não vive o ambiente profissional das artes cênicas. E quatro participantes se somaram aos cinco intérpretes da companhia.

Por um breve período, conseguiram se reunir presencialmente, semear ou continuar alimentando alguns impulsos, mas logo foram atropelados de novo, e tudo parou mais uma vez. Sem 

tempo para o convívio, na impossibilidade de se tocarem, em meio à instabilidade e o caos que passaram a ser um lugar diário na vida de todos, dentro e fora do espaço de criação, surgiram sentimentos ambíguos e confusos, como os próprios sonhos.

A partir dos depoimentos pessoais que permeiam o trabalho, pressupondo a recriação da experiência original, e de propostas de interação com o público, mesmo no modo virtual, a companhia realiza o desejo recorrente de criar um pacto com o espectador anunciando que estão todos ali a compartilhar suas vidas misturadas na obra.

Assim, entre histórias, confissões, memórias e sonhos, personagens magníficos, obscuros, habitantes do universo onírico ganham forma, confundem quimera e mundo real, num desfile que pontua o ritmo ascendente em direção à catarse. Enquanto lá fora tudo permanece quieto.




Do Improvável conta com provocação dramatúrgica de Bruna Betito e Janaína Leite, Maitê Molnar na assistência de direção, Sandro Borelli na luz e Thainá Souza na montagem e edição da trilha sonora. Vinícius Francês e Osmar Zampieri respondem pela captação de imagens. Daíse Neves assina o figurino e José Toro Moreno as máscaras de bichos.

Este projeto foi realizado com apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura.

_________________________________________________________

Serviço

Do Improvável – Cia Fragmento de Dança

Estreia 1/4, quinta, 21h

01 a 11/04 – quintas, 21h / sextas e sábados, 22h / domingos, 19h / segunda, terça e quarta, 20h

Canal do YouTube da Cia 

www.youtube.com/ciafragmento2

 

Classificação etária: 16 anos

Duração: 55min

Grátis

 

Ficha Técnica

Concepção, coreografia e direção: Vanessa Macedo

Assistente de direção e coreografia: Maitê Molnar

Artistas Cia Fragmento de Dança: Cristiano Saraiva, Diego Hazan, Maitê Molnar, Thainá Souza, e Vinicius Francês

Artistas Convidados: Gabriela Ramos, Laís Bittencourt, Marcela Guimarães e Zé Caetano

Provocação dramatúrgica: Bruna Betito e Janaína Leite

Iluminação: Sandro Borelli

Montagem e edição de trilha sonora: Thainá Souza

Seleção de músicas: Thainá Souza, Vanessa Macedo e Zé Caetano

Voz Off: Dona Dai, Isadora Macedo, Leticia Mantovani, Mônica P. Leal, Vanessa Macedo e Vinicius Francês  

Figurino: Daíse Neves

Máscaras bichos: José Toro Moreno

Câmera transmissão on-line do ensaio aberto:  Vinicius Francês

Direção de vídeo, cinematografia e edição: Osmar Zampieri

Operação de câmera: Osmar Zampieri, Vinicius Francês e Yuki Guimarães

Fotos e vídeos de divulgação: Marcela Guimarães

Design gráfico: Letícia Mantovani

Marketing digital: Ubuntux Publishing

Assessoria de imprensa: Elaine Calux

Produção executiva: AnaCris Medina / Jasmim Produção Cultural


Comentários