Evento “Q contorno é esse?” cria espaço virtual para artistas dialogarem sobre arte, sociedade e sujeito





Encontro virtual promovido pelos artistas do Q? terá mediação e provocação da artista e curadora de arte, Biba Rigo e da artista, educadora da dança e gestora cultural, Ivana Motta. A transmissão será gratuita e realizada pelo canal do Q? no Youtube.


Encontro virtual fomenta um espaço de diálogos entre artistas da dança e performance


O “Q?” é um ambiente de trabalho formado por Renato Vasconcellos e Rodrigo Raiz, artistas ligados à cena performativa do corpo, principalmente a partir da dança, que se uniram com o interesse em comum de investigar intervenções no espaço urbano e toda sua complexidade política. 



No dia 26 de março de 2021, às 18h00, acontece o evento “Q contorno é esse?”, um encontro virtual com artistas da dança e também multilinguagens, para debater temas pertinentes ao processo de criação do Q? e os tantos desdobramentos possíveis em se tratando dos temas arte, sociedade e sujeito.


A transmissão será gratuita e realizada através do canal do Youtube (www.youtube.com/channel/UCQNWEZSB8rpmJE0vAEWg7dQ).


O encontro organizado pelo Q? terá mediação e provocações de Biba Rigo e Ivana Motta, sendo aberto a qualquer pessoa interessada em participar, sem necessidade de inscrição prévia. 


Biba Rigo é artista e curadora de arte. Estudou pintura com Juan Balzi e Osmar Pinheiro e gravura nos ateliês Coringa e Piratininga. Foi co-fundadora do Espaço independente Casa de Tijolo. Participou de exposições e residências no Brasil e em outros países como Residência em litogravura no Taller de Grabado de Havana-CU e no L’otrois em Tours-FR. Formou-se depois em Arte, História, Crítica e Curadoria na PUC- SP. Participa da montagem do “O livro das Maravilhas” com a cozinha Performática. Fundou juntamente com outras artistas o GOMAGRUPA- grupo de mulheres artistas. Atualmente dedica-se à pintura em seu ateliê em SP.


Ivana Motta é artista, educadora da dança e gestora cultural. Desenvolve pesquisas sobre corpo/corpa, decolonialidade, epistemologias negras, processos de criação e educação em dança. Faz Especialização em Estudos Contemporâneos em Dança pelo PPG Dança da UFBA e é mestranda em Artes Cênicas pelo PPG CEN da Universidade de Brasília (UnB) onde desenvolve a pesquisa "Movências nas Rotas de Sankofa: Poéticas, Agências e corpo/corpa co-movente na dança". Integra o grupo de estudos Decolonialidade e Artes Cênicas e o Grupo AFETO - Grupo de estudos em Etnocenologia (Afrocenologia) ambos da UnB. Compõe o Ajuntamento Artístico Abrindo a Sala (DF) e a equipe de gestão da Casa Esquina Criativa (DF).


Esse é o primeiro Painel de Discussão da temporada virtual do Q?. Uma espécie de aquecimento para a estreia do novo trabalho “Será que estamos?” que está prevista para acontecer em abril de 2021.

A produção atual, “Será que estamos rindo?”, intenciona questionar sobre o sujeito como fruto do meio e as interfaces para o exercício de subjetividades. A relação com o outro e com o espaço transitando por rastros de memória de um presente-passado ou de um passado que não passou totalmente.






As ações fazem parte do projeto “Flexões do Sujeito: Será que estamos rindo?” contemplado no Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc Nº 37/2020. 


SERVIÇO

Q contorno é esse?

Painel de discussão sobre arte, sociedade e sujeito, abordando nuances do processo de criação do ambiente de trabalho Q?

Com:  Renato Vasconcellos, Rodrigo Raiz e Samuel Tomé, integrantes do Q?

Mediação/Provocação: Biba Rigo e Ivana Motta

Onde: Canal do Q? no Youtube

Links: https://www.youtube.com/channel/UCQNWEZSB8rpmJE0vAEWg7dQ

Duração: 50 minutos

Quando: 26 de março de 2021

Horário: 18h00

Gratuito

Classificação Livre



Comentários