Espetáculo de Palhaçaria Feminina convida crianças e jovens para refletir sobre o universo da rua


 A Cia. Teatral Circo Dela - grupo formado por mulheres - apresenta temporada virtual de ‘As Clássicas’. O espetáculo usa o humor e a poesia para sensibilizar o público e falar sobre a vulnerabilidade de quem não tem uma moradia e vive nas ruas.


Cia. Teatral Circo Dela transmite “As Clássicas” pelo Youtube e se conecta com o público infanto-juvenil 


De 08 a 17 de março de 2021, às segundas e quartas-feiras às 14h30, sábado às 15h00, a Cia. Teatral Circo Delas - grupo de São Paulo formado por mulheres - realiza apresentações virtuais gratuitas do espetáculo infanto-juvenil “As Clássicas”, através do seu canal no Youtube (https://youtube.com/channel/UCAaWkY6F4LQ2oUR8Hf5qb8w)





As apresentações terão transmissões ao vivo abertas ao grande público e parcerias para transmissões simultâneas com abrigos de crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos e violência doméstica, escolas e espaços de acolhimento de crianças imigrantes.


Em “As Clássicas”, Carmela e Federica são duas palhaças amigas que dormem em meio a caixas de papelão nas ruas da cidade grande e passam por situações inusitadas para manter a amizade e conseguir sobreviver.

 

Unindo números autorais e cenas clássicas da palhaçaria, a montagem traça uma narrativa divertida e poética sobre as dificuldades de sobrevivência das pessoas em situação de rua e sua invisibilidade nos centros urbanos, buscando inspirar novas visões e um olhar mais empático em relação às pessoas que vivem à margem da sociedade.





“Muitas pessoas desconhecem a realidade e a complexidade do universo da população em situação de rua.

Queremos com esse projeto estimular a sensibilização de crianças, adolescentes e seus responsáveis para que possamos olhar com mais humanidade para pessoas que passaram por situações geradas pela desigualdade social que as levaram a viver na rua. Voltar a enxergar essas pessoas como cidadãs da cidade, com direitos e histórias, como qualquer outra, pode nos ajudar a repensar a forma como nos organizamos como sociedade para lidar com essa questão ”, comenta a Cia. Teatral Circo Delas


Após cada apresentação haverá um bate-papo com interação com cada um dos espaços participantes, entre eles o CEI Sagrada Família - São Paulo (SP), Lar da Criança Feliz - Campinas (SP), E. E. João de Almeida - Guarulhos (SP) e Residência Inclusiva Acolher - São Paulo (SP), Colégio Futurum - Guarulhos (SP), Projeto Viver - São Paulo (SP), Colégio Primo Tapia - São Paulo (SP), Lar Casa Bela - Sorocaba (SP) e Casa Vó Benedita - Santos (SP).


“O projeto como um todo faz uso da empatia e estimula o pensamento crítico no público infanto-juvenil, além de valorizar o protagonismo feminino nas artes cênicas, já que a nossa companhia teatral é formada por artistas mulheres. E com esse formato online queremos contribuir com a ampliação do público teatro, expandindo a nossa área de atuação para outras cidades e estados que não tiveram acesso às apresentações presenciais de "As Clássicas", finaliza o grupo. 


As ações fazem parte do projeto “Temporada Online As Clássicas", contemplado no edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc nº 38/2020 – Produção e Temporada de Espetáculo Infanto-juvenil com apresentação online, viabilizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial de Cultura, e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. 


Acompanhe as redes sociais da Cia Teatral Circo Delas para mais informações sobre a programação: www.facebook.com/ciacircodelas, www.instagram.com/cia_circo_delas/  ou @cia_circo_delas


FICHA TÉCNICA 

Atuação: Melina Marchetti, Rebeka Teixeira e Andressa Ferreira | Direção e Figurino: Cia. Teatral Circo Delas | Concepção, Dramaturgia e Administração: Melina Marchetti | Orientação: Bete Dorgan | Cenografia: Pedro Hamaya e Melina Marchetti | Concepção sonora: Melina Marchetti | Produção Executiva: Amanda Schmitz  | Fotos: Ana Pascon e Arô Ribeiro | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Iluminadora: Rebeka Teixeira | Operadora de Luz: Natália Peixoto |Design: Magnolia Produção Cultural | Gerenciamento de mídias: Priscila Galvão | Apoio de Transmissão: Marcelo Moraes 






SINOPSE – As Clássicas

Carmela e Federica são duas amigas que dormem em meio a caixas de papelão em ruas esquecidas da cidade grande. Para conseguir sobreviver, essas palhaças vão ter que enfrentar muitas situações inusitadas e também fortalecer essa grande amizade.

 

Quando: 08 de março de 2021 - (segunda-feira) - Horário: 14h30 

Em parceria com o CEI Sagrada Família - São Paulo (SP), Lar da Criança Feliz - Campinas (SP), E. E. João de Almeida - Guarulhos (SP) e Residência Inclusiva Acolher - São Paulo (SP)

 

Quando: 10 de março de 2021 - (quarta-feira) - Horário: 14h30 

Em parceria com o CEI Sagrada Família - São Paulo (SP), Colégio Futurum - Guarulhos (SP) e Projeto Viver - São Paulo (SP)

 

Quando: 13 de março de 2021 - (sábado) - Horário: 15h00 

 

Quando: 15 de março de 2021 - (segunda-feira) - Horário: 14h30

Em parceria com a Residência Inclusiva Acolher - São Paulo (SP)  

 

Quando: 17 de março de 2021 - (quarta-feira) - Horário: 14h30

Em parceria com o Colégio Primo Tapia - São Paulo (SP), Lar Casa Bela - Sorocaba (SP) e Casa Vó Benedita - Santos (SP)

 

Classificação:  Livre - Grátis

Duração: 40 min + 30 minutos de bate papo online com elenco

Onde assistir: Canal do youtube da Cia Circo Delas

Link: https://youtube.com/channel/UCAaWkY6F4LQ2oUR8Hf5qb8w

Comentários