Em abril, a Trupe Benkady apresenta o espetáculo Nimba



Trupe Benkady apresenta o espetáculo Nimba

Em abril, a Trupe Benkady apresenta o espetáculo Nimba que conta com o apoio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Acontecerão 6 (seis) apresentaçõrs online, pela plataforma do youtube. A Trupe Benkady é um grupo de pesquisa em dança e ritmos de matriz africana, em especial da cultura Mandingue. A Nimba é um ser misterioso que pertence ao mundo da fantasia, originária entre os povos Baga que vivem na Guiné Nimba é uma homenagem ao espírito feminino existente em todos os seres. Independente do gênero. Pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc muitos artistas puderam ser contemplados e ajudados nesse período de pandemia impulsionando a cultura e as artes. A produção é da Trupe Benkady e de  Leonete Accetto, que assume também a produção executiva e a proponente do projeto é a empresa Ba Rocco Produções.

 

Fotos de Bia Varella

 

As apresentações online acontecerão em duas mini-temporadas em abril:

1ª temporada: dias 2, 3 e 4 (sexta, sábado e domingo), às 20h

2ª temporada: dias 16, 17 e 18 (sexta, sábado e domingo),  às 20h

 

Youtube Trupe Benkady

https://www.youtube.com/channel/UCjLimMjRM5TmXk2QBBipb-Q

 

 

Redes sociais:

Instagram: @trupebenkady_africandancebr/

Facebook: @trupebenkady

 

 

Ficha Técnica

 

·         Flávia Mazal - Direção e concepção, dançarina

·         Ton Moura - Dançarino

·         Nathalia Freitas - Dançarina

·         Rafael Rodrigues – Dançarino

·         Vitor Dias – Dançarino

·         Hiles Moraes - Músico (Djembe) e direção musical

·         Leandro Santos – Músico (Trio de Dununs).

·         Rharo Pitelli – Músico (Sangban e Djembe)

·         Rogerio Nascimento – Músico (Balafon)

·         Trupe Benkady e Leonete Accetto – Produção

·         Leonete Accetto – Produção executiva

·         Proponente: Ba Rocco Produções

 





Sinopse do espetáculo “Nimba”

 

Nimba é uma homenagem ao espírito feminino existente em todos os seres. Independente do gênero, toda pessoa traz em si energias masculinas e femininas, que tem a potencialidade de gerar, criar, acolher, nutrir, impulsionar, estimular e transmutar. A Nimba é um ser misterioso que pertence ao mundo da fantasia, originária entre os povos Baga que vivem na Guiné, nas partes mais ocidentais do continente africano, empregada em cerimônias da dança da colheita do arroz executadas a fim procurar a fertilidade dos campos. Materializada em uma escultura talhada em madeira, sua crista e bico simbolizam poder e virilidade, e seus grandes seios que sugerem fertilidade. Supõe-se que Nimba representa uma divindade de abundância e fertilidade e está associada a mulheres grávidas, e aqueles que desejam assegurar a sua progênie. Utilizando dos elementos e simbologias femininas da natureza, presente tanto nas deusas até a própria "mãe terra", em diálogo com a dança africana o espetáculo busca gerar a reflexão desta essência maternal existente em cada um de nós, que vai para além de ser mulher, no sentido do sexo e das características físicas, e que tem o poder de se manifestar no tempo e espaço que quiser.

 

Histórico do espetáculo

 

No início de 2017, Flávia Mazal encontra-se com seu mestre Youssouf Kombassa (da Guiné Conacri), em uma nova imersão em dança e cultura africana na Colômbia, promovida pelo Stage Camp África Raices. As vivências com os mestres desde então e todo o processo já existente com dançarinos em formação com a professora Flávia, faz surgir, em 2017, o espetáculo Nimba que trata de uma homenagem ao espírito feminino na natureza, sua fertilidade, a mãe terra e dos trabalhos nela realizados. O espetáculo “Nimba” estreou em 2017. Desde de então, o espet´culo foi apresenado em inúmeros SESCs, Viradas Culturais, Casas de Cultura, Centros Culturais, entre outros.

 

Sobre a Trupe Benkady

 

A Trupe Benkady é um grupo de pesquisa em dança e ritmos de matriz africana, em especial da cultura Mandingue, principalmente das etnias Malinké, Soussou e Baga, povos da Guiné Conacri, país que se situa ao oeste da África. O grupo foi fundado em 2010 pela dançarina e coreógrafa Flavia Mazal, pesquisadora da cultura Mandingue que, através de estudo aprofundado, coreografou releituras das danças tradicionais dos balés da Guiné Conacri e formou este grupo de dança africana. O grupo iniciou sua trajetória realizando intervenções artísticas e apresentações em espaços públicos, tais como praças, avenidas, universidades, calçadões, centros comunitários da cidade de São Paulo. Além de equipamentos culturais públicos (Casa de Cultura), apresentou-se em eventos municipais (Virada Cultural) e privados (SESC).

Em 2013, Flávia Mazal é contemplada no edital de intercâmbio cultural do Ministério da Cultura e foi a Guiné Conacri participar de um estágio de aperfeiçoamento técnico em dança com os mestres Moustapha Bangoura e Youssouf Kombassa, referências mundiais do balé africano. Nasceu então, o espetáculo Diálogos Ancestrais, uma releitura das danças tradicionais dos balés da Guiné, que emergiu dos conhecimentos trocados entre Flávia e seus mestres. No início de 2017, Flávia Mazal encontra-se novamente com seu mestre Youssouf Kombassa, em uma nova imersão em dança e cultura africana na Colômbia, promovida pelo Stage Camp África Raices. As vivências com os mestres desde então e todo o processo já existente com dançarinos em formação com a professora Flávia, faz surgir, em 2017, o espetáculo Nimba que trata de uma homenagem ao espírito feminino na natureza, sua fertilidade, a mãe terra e dos trabalhos nela realizados.

A essência da Trupe Benkady é a dança africana, através dela todo um universo milenar se descortina e é colocado em cena para o público.

Frente à necessidade de ações planejadas de fomento à produção, distribuição e fruição das culturas de matriz africana no Brasil, o projeto Nimba surge com a proposta de trazer informações da cultura ancestral africana, principalmente a Mandingue, o espetáculo “Nimba”, uma homenagem ao espírito feminino existente em todos os seres, na natureza, sua fertilidade, a mãe terra e dos trabalhos nela realizados.




 

A Trupe Benkady é um grupo de pesquisa em dança e ritmos de matriz africana, em especial da cultura Mandingue, principalmente das etnias Malinké, Soussou e Baga, povos da Guiné Conacri, país que se situa ao oeste da África. O grupo foi fundado em 2010 pela dançarina e coreógrafa Flavia Mazal, pesquisadora da cultura Mandingue

A Nimba é um ser misterioso que pertence ao mundo da fantasia, originária entre os povos Baga que vivem na Guiné, nas partes mais ocidentais do continente africano, empregada em cerimônias da dança da colheita do arroz executadas a fim procurar a fertilidade dos campos. Nimba é uma homenagem ao espírito feminino existente em todos os seres. Independente do gênero

As apresentações online acontecerão em duas mini-temporadas, nas seguintes datas do mês de abril de 2021.

1ª temporada: dias 2, 3 e 4 (sexta, sábado e domingo), às 20h

2ª temporada: dias 16, 17 e 18 (sexta, sábado e domingo),  às 20h

 

Youtube da Trupe Benkady

https://www.youtube.com/channel/UCjLimMjRM5TmXk2QBBipb-Q

 

 

Redes sociais:

Instagram: @trupebenkady_africandancebr/

Facebook: @trupebenkady

 


Comentários