Cultura , Queimados (RJ) 14/3 - Projeto “Senhores e Escravos ”Teatro, debates e oficinas

 



O projeto “Senhores e Escravos - narrativas de poder em Machado de Assis”

 

Teatro, debates e oficinas

 

14  de março – Queimados ( RJ)

 

O projeto “Senhores e Escravos - narrativas de poder em Machado de Assis” consiste de várias ações artísticas integradas partindo do tema poder e ética nas relações pessoais e sociais a partir de obras de Machado de Assis.  Coordenado pelo ator e produtor Alexandre Mofati, o projeto ocupa o mês de março com uma agenda potente e de muita troca com o público através das plataformas digitais Zoom, Youtube, Instagram e Facebook. As atividades são apresentações online ao vivo, oficinas artísticas e debates. 

 

As atividades

Serão cinco eventos online, cada um com foco no público de cada cidade selecionada: Niterói, Queimados, Itaguaí, Vassouras e Barra do Piraí.

 

Cada evento online reúne três ações: cena ao vivo “Medalhão”, apresentação da peça teatral “Escravos” e um debate ao vivo com artistas locais.





A cena ao vivo “Medalhão” é uma adaptação do conto “Teoria do Medalhão” de Machado de Assis, que faz uma análise de alguns comportamentos de membros ilustres da sociedade. A encenação tem supervisão artística de Leonardo Netto e é conduzida pelo  ator Alexandre Mofati com participação especial de um ator convidado de cada cidade contemplada pelo o projeto.  Os atores convidados: Leandro Santanna (Queimados), Marcos Ácher (Niterói), Alexandre Damascena (Itaguaí), Humberto Michaeli (Vassouras) e  Roberto Monzo (Barra do Piraí).

 

Ficha Técnica

Atuação: Alexandre Mofati

Supervisão Artística: Leonardo Netto

 

O monólogo “Escravos” é uma versão online da montagem do conto “Pai contra mãe”, de Machado de Assis e interpretado por Alexandre Mofati. A trama aborda a questão da escravidão, do preconceito racial e da luta pela sobrevivência. O personagem Candido Neves levava a vida sem emprego fixo, até que sua esposa fica grávida. Desempregado, endividado e na iminência de ser despejado, ele tenta a sorte como caçador de escravos fugidos, na busca desesperada por condições mínimas de criar o filho. Alexandre Mofati tem mais de 25 anos de carreira como ator, mais de 40 espetáculos, trabalhou com diretores: João Fonseca, Sérgio Módena, Augusto Madeira, Renata Mizrahi, Domingos Oliveira, Amir Haddad, Carlos Gradim, Joana Lebreiro, Dudu Sandroni, dentre outros. A peça tem direção de Augusto Madeira.

 

Ficha técnica montagem original “Escravos”

Autor (Conto): Machado De Assis

Direção: Augusto Madeira

Atuação: Alexandre Mofati

Direção de Movimento: Rafaela Amado

Cenário e Figurino: Carlos Alberto Nunes

Iluminação: Renato Machado

Trilha Original: Alexandre Garnizé

Pesquisa do Texto Final: Jean Willys

Texto Final e voz: Elisa lucinda

Foto: Rafael Blasi

Direção de Produção: Ana Paula Abreu e Renata Blasi

Produção: Diálogo da Arte Produções Culturais

Idealização do Projeto: Alexandre Mofati

Realização: Ofício Produções Ltda

 

 




Debates

Com o tema “Representatividade e periferia nas artes” com abordagem do universo das culturas locais, o ator Alexandre Mofati convida atores e personalidades realizadoras de projetos que fazem a diferença em suas comunidades. Os debates são a última ação de cada evento online, e são realizados após a apresentação do monólogo “Escravos”

 

14/03 – domingo - 19h (Queimados)

- Ator convidado Leandro Santanna.

(Leandro Santanna é ator e com mais de 30 espetáculos em teatro, indicado ao prêmio Shell de melhor ator pelo espetáculo "Lima entre nós", um dos articuladores da Frente Teatro RJ, Coordenador externo do Artes Cênicas em extensão da UNIRIO, Subsecretário de Cultura de Queimados.)

- Leandro Santanna é também o artista convidado para o debate.

 

Oficinas

 

As oficinas culturais on line são direcionadas para cinco municípios fluminenses: Niterói, Itaguaí, Queimados, Barra do Piraí e Vassouras. Além de iniciação técnica nas áreas, a proposta é estimular os alunos a desenvolverem suas visões pessoais sobre o tema central “poder e ética nas relações”.

O publico alvo: jovens e adultos.






.Interpretação com Viviana Rocha

Noções básicas de interpretação com criação de Cenas livremente inspiradas no conto Teoria do Medalhão de Machado de Assis.

Turma 1:Segundas, dias 15, 22/03, 19h às 21h30

Turma 2:Sábados, dias 13, 22 e 27/03, 15h às 17h30

 

.Produção Audiovisual de Baixo Orçamento com Cavi Borges

Através da sua experiência prática de realização, Cavi Borges vai apresentar um método colaborativo e diferenciado de produção, distribuição e exibição. Um outro caminho para pensar e fazer cinema.

Terças, dias 16 e 23/03, 20h às 22h

Sextas, dias 19 e 26/03, 20h às 22h

 

.Elaboração de Projetos Em Teatro com Alexandre Mofati

Introdução à criação de projetos culturais com foco em teatro, com elementos básicos, conceituação e técnicas para transformar uma ideia em projeto, além de formas de financiamento à cultura.

.Sábados, dias 13, 20 e 27/03, 11h às 13h30

 

 

Canais do O projeto “Senhores e Escravos - narrativas de poder em Machado de Assis”

 

-Instagram : instagram.com/senhoreseescravos_projeto?igshid=3xdv6uuub408

-Facebook :  www.facebook.com/senhoreseescravosprojeto/

-Youtube  : https://youtube.com/channel/UCZpAR7BwJYEyl2NSwEhtm_Q

 

Comentários