Sarau em Casa Com Vida recebe Robertinho Silva e Victor Bertrami nesta terça (16/02)

 

Robertinho Silva / Foto : Paulo Jabur 

Projeto da Casa Com a Música promove lives semanais com artistas de diferentes gerações, países e estilos     

    

O projeto Sarau em Casa Com Vida está de volta em grande estilo e promove nesta terça, 16 de fevereiro, às 21h, um encontro de gerações de dois talentos da percussão mundial: Robertinho Silva e Victor Bertrami. A iniciativa tem o propósito de abrir espaço para a diversidade e riqueza das manifestações artísticas e é uma extensão online do evento Sarau ComVida, paralisado por causa da pandemia de Covid-19. A apresentação é de Robertinha Villas e Ricardo Moreno. Promovido pela Casa Com a Música em parceria com o Sindicato Nacional dos Compositores Musicais, com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, aprovado no edital Retomada Cultural através da Lei Aldir Blanc, o Sarau em Casa Com Vida é virtual e acessível a toda a população.

  

Carioca de Realengo, Robertinho Silva é um dos maiores nomes da percussão no mundo e ajudou a definir a linguagem brasileira para a bateria. No início da década de 1970, fundou o grupo Som Imaginário com Wagner Tiso, Zé RodrixTavito, entre outras figuras consagradas, e acompanhou por mais de três décadas o cantor Milton Nascimento. Descobriu sua potencialidade para os ritmos e sons ainda menino, aprendeu a tocar por conta própria e aos 15 anos já atuava em bailes. Tornou-se um estudioso da polirritmia nacional e atraído por todos os universos tímbricos e folclóricos do Brasil. Entre os ícones da MPB com quem já tocou destacam-se Chico Buarque, Gal Costa, Gilberto Gil, João Bosco, João Donato, Mônica Salmaso, Nana Caymmi, Toninho Horta, Naná Vasconcelos e Guilherme Vergueiro. Na seara do jazz, suas mãos e baquetas já serviram a Airto Moreira, Egberto Gismonti, Flora Purim, George Duke, Moacyr Santos, Ron Carter, Sarah Vaughan e Wayne Shorter, entre outros, sobretudo no período em que viveu nos Estados Unidos. Lançou recentemente o livro “A Força do Tambor”, parceria com o escritor e poeta Paulo Nunes. 

   


Victor Bertrami 



Também carioca e filho do consagrado pianista, arranjador e compositor José Roberto Bertrami, fundador do grupo Azymuth, Victor Bertrami começou a tocar bateria aos sete anos de idade nos intervalos dos ensaios da banda e, aos oito, de Tim Maia e seu conjunto, o Vitória Régia. Aos 10 anos, teve sua formação musical iniciada com um time de peso: os bateristas Paschoal Meirelles, Robertinho Silva e Guilherme "Strutt" Gonçalves (professor da Berklee School). Estreou oficialmente aos 17 anos, em 1994, com o seu pai e o cantor João Nogueira, e consequentemente na noite do Rio de Janeiro, lançando-se em show internacional em seguida. Ao longo da carreira, trabalhou com diversos artistas do Brasil e do exterior, como João Donato, Luiz Melodia, Jorge Mautner, Dudu Nobre, Danilo Caymmi, Leoni, Leila Pinheiro, Elza Soares, Zélia Duncan, Jam Dumme e Eddy Palermo. Gravou também o premiado CD "Songbook Tom Jobim" e o DVD do cantor e compositor Fred Martins, vencedor da última edição do Prêmio Visa. Produziu o disco de seu pai intitulado “Aventura”, que foi indicado ao Grammy. O seu mais recente trabalho é o disco “Similar”, uma homenagem a seu pai. Victor capturou com perfeição o espírito das composições acertando no suingue e ainda contando com as participações especiais de Victor Biglione e Leonardo Amuedo nas guitarras, Ney Conceição no baixo e Robertinho Silva na percussão. 

         

Sarau em Casa      

       

O Sarau em Casa Com Vida realiza lives semanais, sempre às terças-feiras, com o propósito de abrir espaço para a diversidade e riqueza das manifestações artísticas, além abordar temas relevantes para a cultura. É a versão online do Sarau Com Vida, evento por onde já passaram mais de 150 artistas, de nomes de peso da música brasileira, como Jane Duboc, Carlos Dafé, Azymuth, Gerson King Combo, Kiko Continentino, Renato Piau, Mauro Senise e Reppolho, à nova geração, como Abufela, Beraderos, Soul Guanabara, Luciane Dom, ChelleMuato, Nana Kozak e Lílian Bonard.       

       

Ao longo da transmissão, o público poderá participar com perguntas e comentários. Para assistir, acesse www.facebook.com/casacomamusica 

   

 

  

 

Comentários