Festival Pink Umbrellas.SP divulga programação


 A primeira edição em 2020 foi realizada ao longo de sete meses e contou com mais de 70 artistas de lugares como China, México, Alemanha, Uruguai, Áustria, Taiwan e Brasil. Em 2021, o Festival recebeu 324 inscrições em oito dias de convocatória.

 

Depois de ser palco virtual para dezenas de apresentações inéditas de artistas do mundo inteiro em 2020, o Pink Umbrellas Art Residency ganha continuidade, desta vez com criadores de São Paulo. Com direção artística e curadoria de Mirella Brandi e Muep Etmo, o Festival anuncia os selecionados para compor a programação do evento, que acontece de 25 de fevereiro a 5 de abril de 2021. O Festival Pink Umbrellas.SP é um projeto contemplado pelo Edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), através do Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa/PROAC.
 

O Pink Umbrellas.SP fez, em janeiro de 2021, uma convocatória pública para escolher artistas para sua programação e recebeu 324 inscrições oriundas de várias cidades do estado de São Paulo. Além das obras das duplas (e trios) escolhidos, o Festival traz Otávio Donasci, performer multimídia, desenhista, designer, ator, cenógrafo e videomaker como convidado desta edição e faz, no dia 3 de abril, uma ocupação especial na Twitch com participação ao vivo do público.
 

Uma das novidades no Pink Umbrellas.SP é o Pink Fringe em que duplas (e um trio) de artistas se apresentam em um horário ‘maldito’, à meia-noite das sextas-feiras e sábados, também na Twitch.

 

Artistas da edição de 2021


Participam da edição de 2021 do Pink Umbrellas.SP: Acid Queiróz e Radio Cão, Ariadne Filipe, Carolina Sudati a.k.a. Translúcida/Bruta, Claudia Piassi e Edu Guimarães, Edvan MonteiroElisa Band, Igor Souza, Leandro Castro, Luci SavassamonoclubPedro Galiza e Quebrantxy.

Na programação da Fringe estão: Alessandra Duarte, Amor Experimental, Estela Lapponi, Kátia Rozato, Luna Dy Cortes, Maurício de Oliveira, Meire D´Origem, Natália Nolli Sasso, Tadzio Veiga, Thaís de Almeida Prado, Vazo Vazio, Danny D. Weirdo, Vivi Santana.
 

Misturando audiovisual, música, artes cênicas e performances, entre outras tantas possibilidades de linguagem artísticas, tanto o Pink Umbrellas.SP quanto o Pink Fringe recebem a cada semana obras audiovisuais originais, de artistas que trabalharão juntos pela primeira vez, trazendo suas próprias experiências e expressões artísticas para criar uma outra linguagem, pensada exclusivamente para o espaço online.
 

A primeira edição do Festival aconteceu entre junho e dezembro de 2020, no canal https://www.youtube.com/PINKUMBRELLASARTRESIDENCY, foi realizada de forma online - em decorrência da pandemia do novo coronavírus -, reuniu mais de 70 artistas brasileiros e estrangeiros e produziu centenas de horas de trabalhos artísticos inéditos.

 

Mais programação


Assim como aconteceu no Pink Umbrellas Art Residency, os jornalistas e artistas Ruy Filho e Patrícia Cividanes também estão na equipe do Pink Umbrellas.SP e fazem uma invasão crítica sobre os trabalhos apresentados, como uma resposta reflexiva e estética a essas obras, também em formato de vídeo-performance, que será apresentado no dia 05 de abril.

Outra ação do Pink Umbrellas Art Residency que volta neste ano são as Pink Talks, um programa de entrevistas mediado pelo músico Craca Beat (Felipe Julián), que conversa com os artistas participantes e com outras figuras do mundo da arte para refletir sobre os rumos da arte contemporânea. O programa será lançado no dia 5 de abril.

Aos domingos vai ao ar um podcast com uma conversa sem cortes, nem edição com cada um dos artistas que se apresentam no Festival. Com até duas horas de duração, o Con.Dfeito continuará lançando episódios mesmo após o encerramento do Pink Umbrellas.SP, que ficarão disponíveis no canal da Twitch.

 

Mirella Brandi e Muep Etmo


Mirella Brandi é artista multimídia e designer de luz e Muep Etmo é músico, compositor e engenheiro de som. Juntos, exploram através da imagem e do som, sua capacidade narrativa e de transformação perceptiva em instalações e performances imersivas, desde 2006.

A dupla utiliza os princípios que regem a arte performativa, o cinema expandido e as instalações nas artes visuais e os modificam em uma narrativa em que luz e a música atuam como linguagem autônoma na construção de ambientes que alteram a percepção, geram novas conexões e desloca nosso olhar sobre o que entendemos como realidade.

Como curadores, Mirella e Muep sempre apostaram na mistura entre áreas artísticas e no trabalho colaborativo que busca linguagens cênicas menos reconhecidas. Entre seus trabalhos de curadoria estão as ocupações no Teatro Centro da Terra em São Paulo, onde reuniram por dois anos consecutivos, profissionais de áreas distintas que se lançaram no desafio desta pesquisa e no desenvolvimento de outras transversalidades.
 

Em 2014, a dupla fundou o espaço DAHAUS junto com Lucas Bambozzi, um espaço referência de arte contemporânea em São Paulo, um local agregador, com formação de público, onde aconteciam frequentemente eventos de experimentação de linguagem entre artistas de diferentes manifestações. Em 2020, levaram seu conceito curatorial para o espaço online com a criação do PINK UMBRELLAS ART RESIDENCY, que reuniu durante sete meses de Ocupação inúmeros criadores de diversas partes do mundo criando, colaborativamente e à distância, obras pensadas especificamente para o digital.
 

Mirella e Muep participaram de inúmeros eventos: a Mostra On-Off - SP; a Mostra Live Cinema - RJ; A Virada Cultural 10 anos - SP; o FAD Festival de Arte Digital - BH; o Tangente - Montreal; o C60Urban Solar Audio Plant - Berlin; o Monkeytown NY; o Rojo Nova Cultura Contemporanea - Barcelona, SP e RJ; o Acker Stadt Palast - Berlin; Ehemaliges Stumm lmkino Delphi - Berlin; The Creators Project; Besides Screen - Coventry e o New Eldorado - Québec.

 

Serviço

Festival Pink Umbrellas.SP

De 25 de fevereiro a dia 05 de abril

www.twitch.tv/pinkumbrellas2021
 

Programação:

PINK UMBRELLAS.SP

25 a 28 de fevereiro - Arthur Quebrantxy + Acid Queiróz e Radio Cão

4 a 7 de março - Ariadne Filipe + Edvan Monteiro

11 a 14 de março - Elisa Band + Carolina Sudati a.k.a. Translúcida/Bruta

18 a 21 de março - Pedro Galiza + Leandro Castro

25 a 28 de março - Igor Souza + Camila Santos

1º a 4 de abril - Claudia Piassi e Edu Guimarães + monoclub + Luci Savassa
 

PINK FRINGE

26 e 27 de fevereiro - Vivi Santana + Luna Dy Cortes

5 e 6 de março - Danny D. Weirdo + Thais de Almeida Prado

12 e 13 de março - Vazo Vazio + Natália Nolli Sasso

19 e 20 de março - Amor experimental + Tadzio Veiga

26 e 27 de março - Estela Lapponi + Meire D´Origem

2 e 3 de abril - Mauricio de Oliveira + Kátia Rozato + Alessandra Duarte

 

Ficha técnica

Curadoria e Direção Artística: Mirella Brandi e Muep Etmo

Críticos Residentes: Pat Cividanes e Ruy Filho

Visuais, Transmissão e Mediação: Craca Beat

Edição De Vídeo: Tuca Paoli e Mirella Brandi

Produção Executiva: Grazi Vieira

Assistência de Produção: Giorgia Tolaini

Assessoria de Mídias Sociais: Jess Belarmino

Artistas: Acid Queiróz e Radio Cão, Alessandra Duarte, Amor Experimental, Ariadne Filipe, Danny D. Weirdo, Camila Santos, Carolina Sudati a.k.a. Translúcida/Bruta, Claudia Piassi e Edu Guimarães, Edvan Monteiro, Elisa Band, Estela Lapponi, Igor Souza, Kátia Rozato, Leandro Castro, Luci Savassa, Luna Dy Cortes, Maurício de Oliveira, Meire D´Origem, monoclub, Natália Nolli Sasso, Otávio Donasci, Pedro Galiza, Quebrantxy, Tadzio Veiga, Thaís de Almeida Prado, Vazo Vazio e Vivi Santana.

O Festival Pink Umbrellas.SP é um projeto contemplado pelo Edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), através do Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa/PROAC.

 

Comentários