Episódio de podcast aborda processo criativo de Antunes Filho e as novas ações do CPT

 Antes de estrear a segunda temporada de episódios, prevista para 31 de março, com capítulos que retratam os processos pedagógicos de algumas das principais escolas de formação em artes cênicas do Brasil, a série Aproximações Pedagógicas apresenta um episódio especial sobre o CPT_SESC


Na primeira temporada disponibilizada em 2020, a série de podcasts “Aproximações Pedagógicas: A Formação do Ator” fez uma linha do tempo do teatro moderno brasileiro a partir de entrevistas com as equipes pedagógicas das principais escolas de atuação de São Paulo.

 

 

Depois de uma temporada conversando com as equipes pedagógicas de oito escolas com atuação em São Paulo, a série em áudio “Aproximações Pedagógicas: A Formação do Ator”, do Centro de Pesquisa Teatral do Sesc São Paulo, se prepara para estrear sua segunda temporada (prevista para final de março). Enquanto isso não acontece, no dia 24 de fevereiro de 2021 o próprio CPT_SESC é personagem de uma edição especial, que entra no ar na plataforma Sesc digital.

 

Colocando o ouvinte dentro do CPT, o episódio traz entrevistas com ex-alunos e coordenadores que passaram grande parte de seu tempo de estudo no prédio da Rua Dr. Vila Nova, no bairro da Vila Buarque, em São Paulo: Emerson Danesi (ator, diretor, produtor, professor e assistente de Antunes Filho), Mariângela Abbatepaulo (gerente do Sesc Consolação), Maucir Campanholi (diretor) e Ondina Clais Castilho (atriz). Os áudios trazem ainda trechos de entrevistas gravadas com Antunes Filho e descrevem os métodos do diretor e sua constante busca pela criação e aperfeiçoamento do trabalho do ator.

 

A segunda temporada expandirá os territórios para instituições de todo o país - já estão confirmados episódios com representantes da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA), Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Curso de Direção Teatral da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Curso de Teatro da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

Nesse próximo percurso serão abordados ainda as transformações do país, do teatro brasileiro e dos processos de ensino, a profissionalização de artistas e técnicos, as mudanças nas universidades e no entendimento sobre a formação artística, além do surgimento de coletivos teatrais.

 

Em formato de podcasts, o Aproximações Pedagógicas: A Formação do Ator busca apresentar um percurso cronológico que possibilita construir um panorama da criação e produção do teatro moderno no Brasil, seu pensamento pedagógico e apontamentos para o futuro.

 

A primeira temporada, lançada em novembro de 2020, e disponível em https://sesc.digital/colecao/aproximacoes-pedagogicas, trouxe entrevistas com profissionais das áreas pedagógicas de oito escolas de artes cênicas de São Paulo. Participaram: Escola de Arte Dramática (EAD), com José Fernando de Azevedo, Cristiane Paoli Quito, Mônica Montenegro e Tarina Quelho; Fundação das Artes de São Caetano do Sul, com Vanessa Senatori; Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA), com com Luiz Fernando Ramos; Célia Helena Centro de Artes e Educação, com Lígia Cortez; Instituto de Artes da Unicamp (IA), com Verônica Fabrini; Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT), com Cuca Bolaffi e Patricia Gifford; Instituto de Artes da Unesp, com Lúcia Romano; e SP Escola de Teatro, com Ivam Cabral.

 

A série Aproximações Pedagógicas: A Formação do Ator tem direção de Eliane Leme, com pesquisa, roteiro e apresentação de Mariana Delfini.

 

Serviço

 

Aproximações Pedagógicas: A Formação do Ator

Episódio intermediário

Dia 24 de fevereiro, quarta-feira, a partir das 11h30.

Disponível em: https://sesc.digital

Classificação indicativa: livre

 

Sobre o CPT_SESC

O Centro de Pesquisa Teatral foi criado em 1982 como laboratório permanente de criações teatrais, formação de atrizes, atores, dramaturgas e dramaturgos. Ao longo das décadas, ganhou reconhecimento da crítica e de seus pares no Brasil e em outras partes do mundo como referência no fazer teatral. Foi coordenado por Antunes Filho por 37 anos. Em 2020, um ano após a morte do diretor, o CPT expandiu suas ações em busca do constante desenvolvimento que o teatro contemporâneo exige, mantendo o diálogo com o seu legado.

 

Em tempos de distanciamento social, a programação do CPT_SESC acontece online, ampliando o acesso ao Centro que é referência da área teatral, formou mais de mil profissionais das artes cênicas e criou dezenas de espetáculos.

 

A programação, disposta em cinco eixos temáticos - Formação de Atores; Criação e Experimentação; Dramaturgia; Cenografia; e Memória, Acervo e Pesquisa - apresenta ciclos de debates, mostras virtuais, cursos, podcasts, oficinas, entre outras atividades, com artistas e técnicos de diversas formações e instâncias da produção teatral, a fim de buscar a realização de um trabalho interdisciplinar a que sempre se propôs o CPT_SESC.

 

Confira a programação completa em www.sescsp.org.br/cpt e nas redes sociais:

 

instagram.com/cptsesc

facebook.com/cptsesc

twitter.com/cptsesc

youtube.com/cptsesc

 

Comentários