“Bantus”, coprodução Angola, Brasil e Colômbia, revela a África sem estereótipos

 Estreia global da primeira temporada da série Bantus, em língua portuguesa, acontece nesta quinta-feira (04), data que marca os 60 anos da revolução Angolana  




O acesso mais fácil a informação e o constante trânsito de pessoas pelo mundo não foram capazes de romper com os estereótipos e preconceitos que o olhar estrangeiro ainda hoje observa o continente africano. Muito além das notícias sobre fome, pobreza e violência que, na prática, acometem o mundo todo de maneira geral, a África é, por maior que seja a resistência de um determinado grupo de pessoas, um celeiro vanguardista nos mais variados campos do conhecimento. Nas artes e na cultura não é diferente. Prova disso é a série de entrevistas “BANTUS”, que estreia na próxima quinta-feira, dia 04 de fevereiro, às 12h, no canal de Youtube da Mood Hunter, estúdio de conteúdo criativo que ao lado do ator angolano Adilson Garcia, são responsáveis pela produção da série. São 6 (seis) episódios que vão ao ar sempre às quintas-feiras, entre os dias 04 de fevereiro a 11 de março de 2021. 

 

O dia do lançamento da série é uma data significativa para Angola, pois marca os 60 anos da guerra pela independência do país. Com apresentação de Adilson Garcia, “BANTUS” mostrará a força contemporânea da produção artística africana. Garcia conversa com artistas e personalidades de todo o continente africano na busca de descobrir qual é, e como é a África que eles querem mostrar para o mundo: a África hoje.

 

Essa troca de diferentes olhares e culturas resulta num programa que fala da África, mas que discute questões universais, que vão desde o papel da mulher na sociedade, ou os fantasmas que assombram os países colonizados até o desejo comum de artistas do mundo todo de chegar em Hollywood”, afirma Garcia.

 

Bantus é uma produção feita em plena pandemia do Coronavírus e tem a colaboração de profissionais do audiovisual de três países diferentes, Brasil, Colômbia e Angola que são justamente os países onde a Mood Hunter está presente. Rafael Barioni (Mood Hunter Brasil) e Adilson Garcia (Mood Hunter Angola) idealizaram o conteúdo. Essa é a primeira produção original do Creative Studio, que produz conteúdo para diferentes players: Disney, Sony Pictures, Warner Media, Facebook, History Channel e NBCUniversal.

 

O que é Bantu

 

O Brasil foi o país que por mais tempo e em maior quantidade recebeu africanos escravizados. Até o final do século XVII, três quartos dos africanos que aqui chegavam para o trabalho escravo vinham da região Congo-Angola. Pertenciam ao chamado mundo Banto e a eles devemos muito do que somos e do que sabemos. Bantus é, portanto, uma palavra que busca aproximar povos irmãos, mas geograficamente separados

 

Programação dos episódios

 

EP 01 S01 – SÍLVIO NASCIMENTO – dia 4 de fevereiro



 

No primeiro episódio de Bantus, Adilson Garcia (Mood Hunter Angola), conversa com o premiado ator angolano, que vive há cinco anos em Portugal, é sucesso nas novelas de lá e conseguiu alcançar o mercado europeu apesar de não ter dupla nacionalidade. Sílvio Nascimento fala da importância de imprimir em cada trabalho a força de suas origens e da visão que os europeus têm sobre os africanos. 

 EP 02 S01 – TAYLOR JAYE -  11 de fevereiro





No segundo episodio Adilson Garcia conversa com a cantora, compositora e atriz Taylor Jaye e seu irmão, Chin Chilla. Eles falam do seu novo disco lançado no final de 2020 e também dão significado a palavras como Kapana, holu, Damara, Khoisan, elementos importantíssimos da cultura da Namíbia. 

 

 

EP 03 S01 – ISALINA GONÇALVES – 18 de fevereiro




No terceiro episódio de Bantus a conversa é com a atriz Isalina Gonçalves, que ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival Internacional O Cubo de cinema independente de língua português de 2020. Isalina fala da experiência de ser uma atriz no mercado Angolano e conta das suas aspirações de chegar a Hollywood. O papo termina com o diretor do filme A Testemunha, Ngouabi Silva contando como um acidente quase encerrou as gravações do filme. 

 

 EP 04 S01 – EDUSA CHINDECASSE – 25 de fevereiro



A atriz Edusa Chidecasse dá um depoimento bastante sincero do que é ser uma atriz negra no continente Africano para Adilson Garcia (Mood Hunter Angola). Ela fala sobre a evasão de grandes talentos do país que acabam indo embora por falta de oportunidades e termina fazendo um chamamento: “Vamos juntos fazer com que a África seja vista de forma diferente”. 

                                                     

EP 05 S01 – JÉSSICA PITBULL – 4 de março




A divertidíssima Jéssica Pitbull tem um papo leve e apaixonado. A cantora angolana de Kuduro, fala do amor que ela tem pelo lugar de onde veio e de como a música pode dar sentido à vida dos jovens angolanos. 

A Jéssica também vai nos apresentar uma porção de termos novos como Bife, Kabwenha e Funge. E acreditem, das três palavras ao lado, a única que não se refere a comida é “Bife”. 

 

EP 06 S01 – IVAN ALEKXEI – 11 de março

 


Pra fechar a primeira temporada de Bantus, Adilson Garcia conversa com Ivan ALekxei, cantor romântico angolano que na sua calma quase monástica, fala sobre seu trabalho e sobre o papel do Semba como um anestésico para a dura vida cotidiana: “o Semba é a forma de viver com nossos problemas”. 

 

Sobre os criadores

 Adilson Garcia

Apresentador e Idealizador do Projeto.




 

Ator Desde 2005, Adilson Garcia começou na publicidade. Atuou em Produções Africanas de Ficção. Destaque para a série “A Equipa”, Novela “Encontros e Desencontros” e o  Filme “Diário De Músico”.  Como jornalista e apresentador, esteve à frente , na Tv Zimbo, dos Programas “Panorama” e “Repórter Zimbo” (Vencedor do prêmio Maboque 2014 De Jornalismo). Venceu o Prémio Jovem Conquista 2013 e apresentou na tv pública, o documentário “10 Anos De Paz”. Adilson fez parte, segundo o jornal O Mercado e a revista Rumo, do seleto grupo  “Golden Generation 2019”. É fundador dos projetos Marcas e Comunicação e Marcas e Negócios, voltados para a gestão e o empreendedorismo. 

 Rafael Barioni

Diretor e idealizador do projeto. 

 É criador de três Séries de tv no Brasil: Cinelab Aprendiz (Syfy/ Universal Tv); Na Corrida (History Channel) e Missão Axn (Axn). Já dirigiu mais de 100 episódios de diferentes séries para televisão e campanhas premiadas para grandes marcas. 

Foi premiado mais de 10 vezes no PROMAX BDA Awards.

 

Serviço

 

“Bantus” – série de entrevistas em 6 episódios apresentada entre os dias 4 de fevereiro a 11 de março de 2021 no canal Youtube da Mood Hunter, às 12h. A produção mostra a África na visão de artistas deste país.

 

https://moodhunter.com.br/ e @mookhunter

Comentários