(24/2) AFETIVIDADES ORDINÁRIAS - EXPOSIÇÃO LGBTQIA+ - JOÃO BERTHOLINI - São Bernardo do Campo

 

Casa Neon Cunha, de São Bernardo do Campo,

acolhe exposição “Afetividades Ordinárias”

Com foco na temática LGBTQIA+projeto do fotógrafo João Bertholini engaja artistas e ativistas trans em ações diversas – exposição, publicação de zine e bate-papos -, para provocar reflexão sobre as poéticas e narrativas que constituem os corpos não cisgêneros neste tempo.




Adaptada para o modo virtual, “Afetividades Ordinárias”, exposição de João Bertholini, que busca humanizar o olhar sobre a vida de pessoas transgêneras, por meio de imagens que retratam seu cotidiano, abre no próximo dia 24 de fevereiro, às 19h, em parceria com a Casa Neon Cunha, centro social para orientação e defesa dos direitos humanos e garantias fundamentais da população LGBTQIA+. Em live transmitida pelo facebook da instituição (https://www.facebook.com/casaneoncunha/), Bertholini, a publicitária e ativista Neon Cunha e a jornalista e escritora Fabiana Moraes, autora do livro vencedor do prêmio Esso “O nascimento de Joicy”, contextualizam questões plásticas, políticas e sociais envolvendo especialmente o universo trans, na última ação do projeto, que ocupou a programação Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo, viajou virtualmente para Araçatuba, a convite da Associata, e agora é acolhida por São Bernardo do Campo. Após a conversa, o público será direcionado para o site-galeria que abriga a exposição.




   Curadora das imagens, Neon Cunha, que também assina o texto de abertura da exposição, selecionou 31 retratos, dentre um acervo de fotos clicadas por João Bertholini nos últimos seis anos, movido por sua inquietação e desejo de registrar e revelar a vida de pessoas trans do ponto de vista humano e banal. São cenas cotidianas, de demonstrações de afeto e intimidades trocadas, em retratos previamente agendados ou feitos na rua, de pessoas vivendo em ocupações e abrigos públicos ou mesmo de ativistas reconhecidas. “Aqui, o corpo não é objeto, a curiosidade não é premissa, e o registro não é do factual”, garante Bertholini, que tem convicção de que um dos maiores potenciais da fotografia está na subjetividade. “Ela pode ser direta, descritiva e um documento do presente, mas aqui, ela se constrói no campo da possibilidade, do sonho e da humanidade”, complementa.



 

   Diante do avanço da Pandemia de Covid 19, o projeto teve que sofrer adaptações para migrar para o modo virtual. Dessa forma, o site que abriga a exposição abre espaço para uma segunda galeria com o zine digitalizado, contendo um número maior de imagens, textos autobiográficos e poéticos de Neon Cunha e da atriz e escritora Ave Terrena, e ainda uma música-poema da dançarina e cantora Danna Lisboa, cedida especialmente para integrar o projeto. A idéia é distribuir mil exemplares da publicação quando a exposição física, do modo como foi concebida, tiver lugar em momento oportuno.

   O projeto “Afetividades Ordinárias” foi contemplado pelo edital PROAC 14/2019, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.




_______________________________________________________

Serviço:

“Afetividades Ordinárias” – exposição de fotos com temática LGBTQIA+

Artista: João Bertholini.

Curadoria: Neon Cunha.

Live de Abertura exposição – Casa Neon Cunha – São Bernardo do Campo/SP

Dia 24/2 (quarta-feira), às 19h

Conversa com João Bertholini, Neon Cunha e Fabiana Moraes.

Plataforma de acesso: https://www.facebook.com/casaneoncunha/

Sem necessidade de inscrição.

Classificação etária: 18 anos






Um pouco dos artistas

João Bertholini é jornalista, fotógrafo e artista. Desde 2013, fotografa pessoas LGBTQIA+, em especial pessoas transgêneras. Acompanha, desde 2015, a ativista independente Neon Cunha, produzindo série de retratos para sua biografia. Em 2018, fotografou o cartaz e a produção do curta-metragem Preciso Dizer Que Te Amo, de Ariel Nobre, um alerta sobre o suicídio de pessoas trans; as reportagens "Dois Dias na Terra Prometida", sobre ocupação na zona rural da cidade de Mauá, liderada por uma mulher trans e outra mulher cisgênera, para a revista Marie Claire; e "Vida Nova Atrás das Grades", sobre a situação das mulheres trans e travestis encarceradas no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros II, e homens trans que trabalham como agentes penitenciários no Estado, para a revista VejaSP. (Portfólio em www.joaobertholini.com)


Neon Cunha / Foto de João Bertholini



Neon Cunha é ativista independente, artista, publicitária e designer. Com 50 anos, presencia as políticas de extermínio de pessoas trans e travestis no centro de São Paulo, desde os anos 1980. Foi a primeira mulher transgênera a discursar na OEA - Organização dos Estados Americanos, onde denunciou a situação de pessoas trans no cárcere.




Fabiana Moraes - foto Rodrigo Lobo


Fabiana Moraes é jornalista, escritora e professora. Foi vencedora do Prêmio Esso de jornalismo por três vezes com as reportagens "Os Sertões", "A Vida Mambembe" e "O Nascimento de Joicy". Foi também finalista do Prêmio Jabuti por três vezes, e publicou cinco livros. Doutora em Sociologia, Fabiana atualmente leciona na Universidade Federal de Pernambuco, no curso de Comunicação Social, e é colunista do The Intercept Brasil.


Mais artistas envolvidas no projeto

Ave Terrena é atriz, dramaturga, roteirista e escritora transvestigênera.Ela é a autora da peça “As três Uiaras de SP City”, montada com o grupo Laboratório de Técnica Dramática e inspirada nos relatórios da Comissão da Verdade. Seu livro de poesias, Segunda Queda, foi lançado em maio de 2018 pela Editora Kazuá.

Danna Lisboa é dançarina e cantora trans paulista desde 2015; Entre seus hits mais populares estão 'Trinks', seu primeiro single, e Quebradeira, onde faz parceria com a estrela drag Gloria Groove.

Day Rodrigues é cineasta, diretora e escritora. Fez parte da equipe de diretores na série “Quebrando o Tabu” (2017-19), para o canal GNT, e o episódio de sua direção “Racismo e resistência”, foi premiado na MIPCOM Diversify TV Excellence Awards 2019 (Cannes). Em 2020, produziu “Geni Guimarães”, sobre a autora de “Terceiro Filho” e “A cor da ternura”, premiada pelos Prêmio Jabuti e Adolfo Aisen.


Ficha Técnica

Concepção e coordenação geral: João Bertholini

Curadoria: Neon Cunha

Textos: Ave Terrena, Danna Lisboa e Neon Cunha

Vídeo: Day Rodrigues

Webdesiner: Maria Olivia Aporia

Designer gráfico: Victor Ioriatti

Produção executiva: Júnior Guimarães

Assessoria de imprensa: Elaine Calux

 

Comentários