CD Vozes Mulheres, com a soprano Adélia Issa e a pianista Rosana Civile, é lançado nas plataformas digitais


Adélia Issa e Rosana Civile 


CD Vozes Mulheres, com a soprano Adélia Issa e a pianista Rosana Civile, está sendo lançado nas plataformas digitais. O projeto foi contemplado em edital do PROAC – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

 

Link: https://tratore.ffm.to/vozesmulheres

 

CD Vozes Mulheres apresenta canções para canto e piano de cinco compositoras da música brasileira de concerto do século XX: Dinorá de Carvalho, Helza Camêu, Eunice Katunda, Esther Scliar e Kilza Setti. Estas autoras são personalidades emblemáticas da inquietação feminina, mulheres que enfrentaram preconceitos políticos e de gênero, assim como grandes desafios na trajetória de suas vidas singulares, e lutaram contra o peso da tradição e o estereótipo do papel da mulher na sociedade e no meio artístico de suas épocas.

 

O interesse por esse repertório não se resume apenas no fato das composições terem sido concebidas por mulheres, mas sobretudo pelo nível de elaboração e sofisticação que essas obras apresentam.

 

A gravação do presente CD pode eventualmente contribuir para que esse repertório seja mais divulgado e apreciado, e os nomes de suas compositoras não permaneçam inadequadamente à margem da história da música brasileira.

 

As canções trazem poemas de Cassiano Ricardo, Federico Garcia Lorca, Florbela Espanca, Helena Kolody, Hilda Hilst, Laci Osório, Mário de Andrade, Paulo Bonfim, Raimundo Correa e Suzanna de Campos.





Adélia Issa – Soprano

Apresenta-se regularmente em todo o Brasil e exterior em recitais, concertos sinfônicos e em óperas, sob a regência de renomados maestros. Dentre suas atuações mais importantes destacam-se as óperas Un Ballo in Maschera de Verdi, ao lado do tenor Carlo Bergonzi e Carmen de Bizet, com Plácido Domingo.
Foi solista em primeiras audições mundiais de obras de grandes compositores latino-americanos, como os brasileiros Camargo Guarnieri, Francisco Mignone e Cláudio Santoro, o colombiano Andrés Posada e o cubano Leo Brouwer.
Mestre em música pela Universidade de São Paulo, tem participado de alguns dos principais festivais do país, entre eles o de Campos do Jordão, Ourinhos, Goiânia, Campo Grande e João Pessoa, e ministrou master classes e seminários nas Universidades Federais da Bahia, Paraíba, Pernambuco, Uberlândia, Rio Grande do Sul e Campo Grande, entre outras.
Dentre suas gravações, destacam-se os CDs Sons das Américas, com o Núcleo Hespérides - Música das Américas, onde interpreta a primeira gravação feita no Brasil da Suite para Canto e Violino de Heitor Villa-Lobos (Selo Sesc), Mitología de las Aguas, com obras do cubano Leo Brouwer (Cubadisco) e Puertas, com o violonista Edelton Gloeden (Selo Sesc).

Rosana Civile – Piano
Graduada pelo Departamento de Música da Universidade de São Paulo, estudou com renomados pianistas como Caio Pagano, Beatriz Román, Daisy De Luca, Marcello Mechetti e em cursos de aperfeiçoamento, seminários e master classes no Brasil, Itália e Espanha.
Desenvolve intensa atividade como camerista, apresentando-se com músicos nacionais e internacionais nas principais salas de concerto do país. Realizou recitais solo na França, Suíça, Bélgica e Alemanha, sempre enfatizando o repertório brasileiro.
É a idealizadora, fundadora e presidente do Núcleo Hespérides - Música das Américas, com o qual gravou o CD Luminamara - Música Contemporânea do Brasil, o CD duplo Retratos de Radamés,com obras de Radamés Gnattali (projeto Petrobras), o CD duplo Sons das Américas (Selo Sesc) e o CD Hõkrepoj, com obras de Kilza Setti. Sua mais recente gravação é o CD Cantigas e Momentos, apresentando obras para piano solo do compositor Antonio Ribeiro.
É pianista do Coral Paulistano Mário de Andrade da Fundação Theatro Municipal de São Paulo e professora de música de câmara na Escola Municipal de Música.



 












































Ficha técnica:

CD Vozes Mulheres

Adélia Issa (soprano) e Rosana Civile (piano)
PROAC – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Gravação: Associação Cultural Cachuêra
Direção Musical de Gravação: Ricardo Ballestero
Direção do projeto e produção executiva: Adélia Issa
Link: https://tratore.ffm.to/vozesmulheres

CD físico disponível na Loja Clássicos: http://lojaclassicos.com.br/produto/vozesmulheres/

 

Assessoria de imprensa
Miriam Bemelmans

miriam@bemelmans.com.br
(11) 3034-4997 e (11) 9 9969-0416
http://www.bemelmans.com.br/
https://www.facebook.com/bemelmanscomunica/

 

Miriam Bemelmans

(11) 3034-4997

(11) 9 9969-0416

miriam@bemelmans.com.br

http://www.bemelmans.com.br

https://www.facebook.com/bemelmanscomunica

Comentários