21 de janeiro - 1º encontro da Frente Parlamentar Pela Liberdade Religiosa e o Estado Laico - com representantes de diversos segmentos religiosos.
Organizado pelo Vereador Reimont, em conjunto com a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) e o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), realizam o 1º encontro da Frente Parlamentar Pela Liberdade Religiosa e o Estado Laico, com representantes de diversos segmentos religiosos e vereadores.
Em tempos de pandemia, a atividade será online, a data escolhida não poderia ser outra, 21 de janeiro - Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Instituída em 2007, através da Lei nº 11.635, de 27 de dezembro, a data foi escolhida em homenagem a Mãe Gilda, do Axé Abassá de Ogum, que foi vítima de diversas agressões, verbais e físicas, provocadas pelo preconceito à sua religião. Sendo o dia 21 de janeiro, data de falecimento da Mãe Gilda, um alerta e é um importante momento para dar visibilidade à luta pelo respeito â todas as religiões.
A iniciativa partiu de Reimont, que é professor e, atualmente, vereador do Rio pelo PT. A Frente Parlamentar Pela Liberdade Religiosa, ganhou de imediato a adesão da maioria, com em torno de 40 vereadores, dos 51 que estão na Câmara Municipal da capital fluminense na legislatura de 2021 a 2025. Entre eles Cesar Maia, Tainá de Paula, Inaldo Silva, Tiago K, Pedro Duarte, Welington Dias, Carlo Caiado, Dr. Marcos Paulo, William Siri, Monica Benício, Teresa Bergher, Renato Moura, Thais Ferreira, Chico Alencar, Tânia Bastos, entre outros, que aprovam o movimento.
Segundo o Vereador Reimont, a proposta é necessária, é preciso avançar. “Diálogo Religioso porque temos muito em comum e nossas diferenças nos engrandecem. Liberdade Religiosa porque somos diversos, a diversidade religiosa é uma pérola”
A reunião contará com representantes de Instituições e religiões, integrantes da CCIR, para debate e diretrizes sobre quais os caminhos que podem ser pautados para combater a intolerância religiosa, que se agrava cada vez mais.
Do segmento religioso estão confirmados: Babalawô Ivanir dos Santos - interlocutor da CCIR, Marcelo Vacite - União Cigana do Brasil, Adriano Barros de Almeida - CEERJ - Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro, Sacerdote Og Sperle - União Wicca do Brasil, Ismael Lopes – Seminarista e Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, Mãe Fátima Damas - Congregação Espírita Umbandista do Brasil, Luis Fernando Barros – MIRUA, Mãe Adriana Martins –Candomblé, Vanessa Oliveira - A Igreja de Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias, Rafael Soares de Oliveira - Ogan d'Oxossi da Casa Branca / BA e KOINONIA, Marilucia Pinheiro - Fé Bahá'í, Profª Ana Paula Miranda (Ineac/UFF), Athamis Bárbara de Souza Barbosa - Centro Nowa Cumig de Tradições Nativas no RJ e Xamanismo, Abdul Karim Taha – Muçulmano, Raga Bhumi - Hare Krishna, Pastor Kleber Lucas - Igreja Batista Soul, Diane Kuperman – judia, Pastor Júlio Celis Moreira Costa - Movimento Negro Evangélico, entre outros
“Acredito que é um passo para que possamos juntos com os representantes públicos construir estratégias possíveis para o combate da intolerância religiosa na cidade do Rio de Janeiro”, atesta o Prof.. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos, que vem há anos denunciando e lutando para frear a violência religiosa, principalmente sofrido pelo povo de matriz africana. Os últimos levantamentos têm apontado para o aumento assustador de casos de intolerância religiosa no Brasil, principalmente no Rio.
“O Deus de todos os nomes se encontra conosco, no diálogo inter religioso. Caminhamos para um dia onde nossas diferenças serão um nada diante de nossa fraternidade” completa Reimont
Frente Parlamentar Pela Liberdade Religiosa e o Estado Laico
Transmissão ao vivo: facebook.com/reimont13
Comentários
Postar um comentário