Trupe DuNavô celebra o Dia do Palhaço na Virada Cultural 2020

 Trupe DuNavô é atração da Virada Cultural 2020 com espetáculos de palhaçaria

 


Grupo apresenta Refugo Urbano e O Livro do Mundo em versão on-line e aproveita a comemoração do Dia do Universal do Palhaço para celebrar a arte da Palhaçaria durante a Virada Cultural 2020

 

Refugo Urbano e O Livro do Mundo inteiro terão versão on-line durante a Virada Cultural          

 

Nos dias 12 e 13 de dezembro de 2020, a cidade de São Paulo recebe uma nova edição da Virada Cultural, unindo dois formatos, o digital e o presencial. A Trupe DuNavô, famoso grupo de teatro infantil e circo de São Paulo participa com apresentações do espetáculo Refugo Urbano no domingo  (13), em parceria com a Biblioteca Érico Veríssimo e O Livro do Mundo Inteiro no sábadp  (12), em parceria com a Biblioteca Adelpha Figueiredo. As duas apresentações são gratuitas, acontecem à partir de 16h00, e serão transmitidas pelo site oficial do evento: viradacultural.prefeitura.sp.gov.br 

 

Aproveitando a comemoração do Dia Universal do Palhaço (10 de dezembro), o grupo celebra a arte da palhaçaria apresentando dois espetáculos de seu repertório, que foram construídos a partir da interação do palhaço com todos os tipos de pessoas em intervenções urbanas pelas ruas de São Paulo.

 

Refugo Urbano - Foto de Julio Leão (6)

Em 2020, a Trupe DuNavô, que é formada por Gabi Zanola, Gis Pereira, Renato Ribeiro e Vinicius Ramos, comemora dez anos de pesquisa com a arte da palhaçaria, utilizando o espaço urbano e a interação que se estabelece entre o palhaço e as pessoas nesse contexto, como matéria prima de seus processos de criação.

 

Em Refugo Urbano o universo de uma catadora de lixo e de um lixeiro é retratado de forma sensível e criativa. Um cenário construído a partir de objetos descartados é o ambiente onde os palhaços Pamplona e Claudius irão se encontrar para viver uma possível história de amor. E é a partir deste improvável encontro, que se dá uma delicada e encantadora fábula urbana, que desde a sua criação surpreendeu o público e agradou a crítica especializada.  

 

O espetáculo Refugo Urbano recebeu duas indicações para o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (antigo Prêmio FEMSA), nas categorias Melhor Atriz (Gabi Zanola) e Prêmio Sustentabilidade, categoria com a qual foi premiado pelo uso criativo de sucatas e material reciclado, retratando com sensibilidade o universo de pessoas em situação de vulnerabilidade social nas grandes cidades. Em uma votação especial, organizada para escolher os melhores do ano, o espetáculo foi eleito pelos leitores do Guia Folha como Melhor Espetáculo Infantil do Ano de 2015.

 

Refugo Urbano - Trupe DuNavô - Foto de Sissy Eiko (5)

o espetáculo O Livro do Mundo Inteiro traz a divertida história um grupo de palhaços, que chega para se apresentar e descobrem que estão no lugar errado. Os palhaços passam a vasculhar esse cenário desconhecido e a “improvisar” cenas com os diferentes objetos encontrados, para entreter o público ansioso pelo espetáculo.

 

Passeando pelo ilusionismo, mágica, dança e outras técnicas circenses, eles se revezam apresentando cenas clássicas e autorais, arrancando boas gargalhadas. O público é convidado para um resgate da memória do circo, valorizando a cultura e proporcionando uma vivência circense, que não deve ser esquecida.

 

Com seus diferentes projetos a trupe já passou por importantes palcos do teatro e do circo, entre eles: Espaço dos Parlapatões, Festival Nacional de Teatro de Jales, XII Festival Nacional de Teatro de Limeira, Circuito SP de Cultura, Festival Risadaria, Circuito Cultural Paulista (APAA-Associação Paulista de Amigos da Arte), Festival Paulista de Circo, Viagem Teatral SESI 2017, Galpão do Folias, Virada Sustentável, Festival em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato,  além de circular por diversas unidades do SESC de São Paulo e Capital, Fábricas de Cultura e teatros distritais

 

Refugo Urbano - Trupe DuNavô - Foto de Sissy Eiko (3)

Se você ainda não conhece o trabalho dessa divertidíssima trupe, se programe para participar assistir. Mais informações acesse: www.facebook.com/DuNavo

 

Espetáculo Refugo Urbano

Com Trupe DuNavô em parceria com a Biblioteca Érico Veríssimo

Dois mundos excêntricos, caos e ordem, ligados pela ação da transformação. Dois seres intrigantes e complexos. Claudius é organizado, comedido e cuidadoso. Pamplona é vibrante, emocional, e guarda consigo um universo único debaixo de seus sacos plásticos e papelões. Eles não se conhecem... ainda! Porém juntos, descobrirão o que há de mágico na trágica crueza das ruas. A Trupe DuNavô apresenta uma história de sentimentos, humanidade, sonhos, amor... e palhaços!

Quando: 12 de dezembro de 2020 – Horário: 16h00

O Livro do Mundo Inteiro

Com Trupe DuNavô em parceria com a Biblioteca Adelpha Figueiredo

Uma trupe de palhaços chega anunciando que veio escrever uma nova história em seu grande livro. Mas esse é um livro diferente, escrito a várias mãos e muita imaginação. Os palhaços pedem que a plateia os ajude a iniciar uma história, qualquer história... E encorajam as pessoas a participar da escrita deste livroO público é convidado a embarcar em uma grande experiência de aproximação, redescobrimento e acima de tudo, muitas gargalhadas! De forma divertida, os palhaços encorajam cada indivíduo a participar da escrita deste livro, que conterá a história de todos e do mundo.

Quando: 13 de dezembro de 2020 – Domingo - Horário: 16h00

 

Grátis – Classificação Livre

Para assistir acesse: viradacultural.prefeitura.sp.gov.br 

 


Comentários