Doutores da Alegria recebe inscrições para a 9a Turma do Programa de Formação de Palhaço para Jovens

 


Inscrições podem ser feitas por e-mail ou via Correio até 15 de dezembro. São 25 vagas. 

 Estão abertas as inscrições para a 9ª turma do Programa de Formação de Palhaço para Jovens (PFPJ), da associação Doutores da Alegria. 

As 25 vagas se destinam a jovens entre 17 e 23 anos, em situação de vulnerabilidade e risco social, que já tenham concluído o ensino fundamental ou estejam matriculados na rede pública de ensino e queiram se profissionalizar no campo artístico. Os selecionados receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 630 para custear transporte e alimentação. 

Diante do cenário indeterminado por conta da pandemia da Covid-19, estão previstas aulas de forma presencial (na sede da associação, no bairro de Pinheiros, em São Paulo) e também remotas, a partir de 15 de março de 2021, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h. A frequência é obrigatória, sendo necessário o mínimo de 75% de presença, para manutenção da bolsa-auxílio e certificação. 

Como se inscrever.

As inscrições estão abertas até 15 de dezembro de 2020.

 Além da faixa etária e escolaridade, outros critérios para a participação incluem: renda per capita de até R$ 522 ou familiar de até três salários mínimos vigentes e o aluno não estar matriculado em nenhum outro curso de longa duração. 

O interessado deve enviar um currículo com estes dados, número de pessoas que moram em sua casa, grau de instrução, cursos ou trabalhos anteriores e aptidões ou experiências artísticas (não obrigatórias), além uma carta de interesse informando porque gostaria de participar do programa. 

O envio pode ser feito para o e-mail fpj@doutoresdaalegria.org.br ou pelo Correio, para o endereço: Rua Alves Guimarães, 73 - Pinheiros - São Paulo SP - CEP 05410 -000. 

Pré-seleção e seleção 

O processo se inicia com uma pré-seleção, que compreende a análise de documentação, checagem dos critérios de participação e, posteriormente, entrevistas e atividade prática com os candidatos. Após o cumprimento destas etapas será definida a lista dos 25 participantes. 

A divulgação dos pré-selecionados e selecionados será feita somente nos canais oficiais da associação. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail fpj@doutoresdaalegria.org.br, pelo telefone (11) 3061-5523 e através do edital de seleção, disponível no site oficial da associação. 

Histórico do PFPJ 

Trata-se de uma formação artística gratuita, voltada para jovens em situação de vulnerabilidade e risco social que desejam se profissionalizar, cujo interesse principal é a pesquisa e exploração da linguagem do palhaço. O programa busca ampliar o acesso ao repertório cultural, inserção no mercado de trabalho e estimular debates voltados para as questões sociais emergenciais.

 Iniciado em 2004, já formou mais de 200 jovens, incentivando e criando ferramentas para que eles próprios implementem projetos e soluções sociais e culturais nas comunidades onde moram, promovendo acesso à cultura de boa qualidade e transformação social. 

Com carga horária de 1,6 mil horas e duração de dois anos, atualmente é um dos poucos cursos gratuitos de longa duração na linguagem do palhaço no Brasil. As aulas compreendem o aprendizado de técnicas e linguagens artísticas por meio de uma metodologia própria que gera experiências significativas de ensino e de aprendizagem.

 Importante ressaltar ainda que a seleção e a participação no programa não implicam em ingresso do aluno no elenco dos Doutores da Alegria. 

Sobre Doutores da Alegria

Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que utiliza a arte do palhaço para intervir junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos e ambientes adversos. Fundada por Wellington Nogueira em 1991, a associação já realizou mais de dois milhões de visitas a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde.

 A partir das intervenções em hospitais, Doutores da Alegria amplia canais de diálogos reflexivos com a sociedade, compartilhando o conhecimento produzido através deformação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas, contribuindo para a promoção da cultura e da saúde e inspirando políticas públicas. 

Desde 2016 a associação se reposiciona institucionalmente a partir de uma nova governança e uma nova tarefa institucional, propondo a arte como mínimo social, ou seja, como uma das necessidades básicas para o desenvolvimento digno do ser humano, assim como alimentação, saúde, moradia e educação. O trabalho é gratuito para os hospitais e mantido por doações de empresas e de pessoas. 

DOUTORES DA ALEGRIA 

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PALHAÇO PARA JOVENS - TURMA 9 

Inscrições até 15 de dezembro de 2020. 

25 vagas. 

Curso gratuito. Mais informações pelo telefone: (11) 3061-5523. 

Ou pelo site www.doutoresdaalegria.org.br 

Mais Informações à Imprensa Editor – Edison Paes de Melo 

Com Lúcio Nunes lucio@editorweb.com.br; 

(11) 3824-4200 / (13) 99143-0806 | 

www.editorweb.com.br

Comentários