Cultura : Seminário Raízes da Arte Brasileira - 9 e 10/12 Rosa Magalhães, Marcia Tiburi e outros

 



Companhia Ensaio Aberto realiza Seminário Raízes da Arte Brasileira

com transmissão ao vivo do Armazém da Utopia

Rosa Magalhães e Marcia Tiburi entre outros participantes fazem parte do evento

9 e 10 de dezembro

Serão dois dias de debate, com os temas: Representações históricas do colonialismo na cultura brasileira; Cultura popular: o som, o samba e o carnaval; Modernidade descentrada: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco; Guerra cultural, guerra contra a arte.

O Brasil possui uma riqueza artística e cultural ímpar, mas que ainda carece de reflexão sobre sua natureza, seus pontos de encontro e de afastamento, suas possibilidades e limitações dentro do horizonte estético e social.

O Seminário Raízes da Arte Brasileira propõe contribuir com esse debate crítico e formular no encontro de acadêmicos, ativistas, intelectuais e artistas, novas possibilidades de síntese a respeito da nossa produção artística no passado e no presente. Entre os participantes do debate estão a professora e escritora Marcia Tiburi e a professora e carnavalesca Rosa Magalhães.

Para o curador e historiador Márcio Tavares, um dos organizadores do seminário, “é uma possibilidade de pensar e repensar aspectos importantes da nossa história cultural e artística, pontos como o colonialismo, os modernismos, a cultura popular e a tradição autoritária de repressão à arte como vértices complementares de um debate cada vez mais necessário”.

Para receber o link de acesso à transmissão e acompanhar os debates inscreva-se no link

https://www.sympla.com.br/seminario-raizes-da-arte-brasileira__1071019

Programação:

Dia 09 de dezembro (quarta-feira)

-18h: Abertura

Márcio Tavares - Historiador e curador de arte. Doutorando em Arte pela UnB. Foi curador-adjunto da 10a Bienal do Mercosul, Diretor do Museu dos Direitos Humanos do Mercosul, do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul e do Memorial do Rio Grande do Sul.

Miguel Jost - Professor, pesquisador e doutor em estudos de literatura e cultura pela PUC-Rio. Foi curador de vários projetos culturais, exposições e organizou livros sobre a memória da música popular brasileira.

-18h00: Painel 1 - Representações históricas do colonialismo na cultura brasileira

Convidados:

Eliana Alves Cruz - Escritora, roteirista e jornalista (colunista do site UOL), pós graduada em comunicação empresarial. Autora dos romances Água de barrela, O crime do cais do Valongo e Nada digo de ti, que em ti não veja.

Milena Brito - Professora da UFBA e doutora em Literatura e Cultura Brasileira. Foi consultora da UNESCO/MinC/FUNARTE, e gestora de literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia. É uma das coordenadoras editoriais do selo Paralelo 13S.

Júlio Ludemir - Diretor e criador da Festa Literária das Periferias (FLUP)

Mediação: Miguel Jost - Professor, pesquisador e doutor em estudos de literatura e cultura pela PUC-Rio. Foi curador de vários projetos culturais, exposições e organizou livros sobre a memória da música popular brasileira.

-19h30: Painel 2 - Cultura popular: o som, o samba e o carnaval

Convidados:

Jackson Raymundo - Mestre e doutor em Letras pela UFRGS, com pesquisas sobre o carnaval, os desfiles de escolas de samba e o samba-enredo.

Fábio Fabato - Jornalista e pesquisador de cultura popular. Autor de cinco livros, pesquisa e comenta em rádio e televisão o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro há 15 anos.  

Rosa Magalhães - Professora, artista plástica, diretora de arte ,figurinista, cenógrafa e carnavalesca. É a maior detentora de títulos do carnaval na era Sambódromo e ganhou o Emmy de melhor figurino pela Cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007.

Mediação: Márcio Tavares - Historiador e curador de arte. Doutorando em Arte pela UnB. Foi curador-adjunto da 10a Bienal do Mercosul, Diretor do Museu dos Direitos Humanos do Mercosul, do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul e do Memorial do Rio Grande do Sul.

 

Dia 10 de dezembro (quinta-feira)

-18h: Painel 3 - Modernidade descentrada: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco

Convidados:

Luís Augusto Fischer - Professor de Literatura Brasileira na UFRGS. É autor de "Literatura brasileira - Modos de usar", L&PM, entre outros.

Clarissa Diniz - Curadora, escritora e professora em artes. Entre seus projetos, estão as exposições Zona Tórrida - certa pintura do Nordeste, Pernambuco Experimental e À NORDESTE.

Adriana Schneider - Atriz e diretora de teatro, com diversos espetáculos encenados. Professora do Curso de Direção Teatral e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Mediação: Miguel Jost - Professor, pesquisador e doutor em estudos de literatura e cultura pela PUC-Rio. Foi curador de vários projetos culturais, exposições e organizou livros sobre a memória da música popular brasileira.

-19h30: Painel 4 - Guerra cultural, guerra contra a arte

Convidados:

Gaudêncio Fidelis - Doutor em História da Arte pela State University of New York (SUNY) e Mestre em Arte pela New York University (NYU). É pesquisador na New School University -Parsons School of Design em Nova Iorque por meio dos programas Scholars Rescue Fund (IIE), e The New University in Exile Consortium (UIE).

Marcia Tiburi - Professora de Filosofia na Universidade Paris 8 e Bolsista APF do Institute of International Education. Escreveu diversos ensaios e romances e foi candidata ao governo do Estado do Rio de Janeiro em 2018.

Luiz Claudio da Costa -  Professor Associado do Instituto de Artes da UERJ. Bolsista do CNPq e da Faperj. Publicou o livro A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade (Quartet, 2014).

Mediação: Márcio Tavares - Historiador e curador de arte. Doutorando em Arte pela UnB. Foi curador-adjunto da 10a Bienal do Mercosul, Diretor do Museu dos Direitos Humanos do Mercosul, do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul e do Memorial do Rio Grande do Sul.

O projeto prevê também as realização do Curso Raízes da Arte Brasileira, para professores de arte da rede pública de ensino, com inscrições abertas em nossa página.

Haverá emissão de certificado para os participantes que estiverem presentes todos os 2 dias, confirmando a presença em uma lista que será disponibilizada no chat. É necessário que tenham realizado a inscrição pelo Sympla.

 

O  Seminário Raízes da Arte Brasileira é parte do projeto Centro de Referência Internacional de Arte do Rio - C.R.I.A.R. - C.R.I.A.R.- Termo de Fomento Plataforma + Brasil nº 887287/2019, um programa de ações culturais do Armazém da Utopia e do Instituto Ensaio Aberto.

 

Apoio Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal

 

 

Mais sobre a Companhia Ensaio Aberto Sitewww.ensaioaberto.com

A Companhia Ensaio Aberto nasceu no ano de 1992 com a proposta de retomar o teatro épico no Brasil e fazer dos palcos uma arena de discussão da realidade, resgatando sua vocação crítica e politizada. Desde que foi fundada pelo diretor Luiz Fernando Lobo e pela atriz Tuca Moraes, a Companhia explora a ideia do ensaio como experimento.

 

Serviço

Seminário Raízes da Arte Brasileira com transmissão ao vivo do Armazém da Utopia

9 e 10 de dezembro

Link de acesso à transmissão e acompanhar os debates inscreva-se no link

https://www.sympla.com.br/seminario-raizes-da-arte-brasileira__1071019

Comentários