Cinema: lançamento do documentário "A utopia dos direitos humanos", dia 10 de dezembro

Edileny Tomei - Acadêmico de São Tomé y Príncipe, trabalha com teoria crítica racial


Ensaio Aberto lança o documentário  “A utopia dos direitos humanos”

na Mostra CINE EDUCAÇÃO DIREITOS HUMANOS

10 de dezembro

Instituto Ensaio Aberto, em parceria com o Instituto Joaquín Herrera Flores, lança no aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, dia 10 de dezembro de 2020, o  documentário  “A utopia dos direitos humanos” que aborda os desafios da  construção de uma sociedade  justa e solidária, em tempos de crises multidimensionais.

 

O documentário “A utopia dos direitos humanos” avalia o nível de consolidação de uma cultura de direitos e a agenda possível para os próximos anos, em um contexto de forte ataque aos direitos humanos, caracterizado pelo ressurgimento do autoritarismo político, moral e um sistema neoliberal que prescinde dos princípios democráticos.

 

Por meio de uma narrativa reflexiva da história dos direitos humanos e de entrevistas com diversas personalidades, que vão desde importantes nomes da academia até a linha de frente dos movimentos sociais e ONGs, incluindo também membros da política institucional, são tecidas análises sobre o passado e presente, bem como perspectivas e propostas para o futuro do país no que tange a conquista e manutenção dos direitos humanos.


Erika Hilton - Primeira vereadora trans e negra eleita da cidade de São Paulo


Entre as participações no vídeo estão a recém eleita e primeira vereadora trans e negra da cidade de SP, Erika HiltonFlávio Dino, Governador do Maranhão, responsável por retirar a capital, São Luís, do ranking das 50 cidades mais violentas no mundo; Juarez Cirino, professor titular de direito Pennal da UERJ; Edileny Tomé da Mata, o consultor Internacional em Imigração para a OXFAM-INTERMON, UN-HABITAT: Organização Internacional de Migração e Doutor em Direitos Humanos; Ana Terra, representante do Movimento Sem Terra; Ana Carolina Lima, advogada e  membra do Movimento de Advogados Negros e membra da Associação Brasileira de Juristas pela democracia; Jaqueline Gomes de Jesus, doutora em Psicologia Social e professora de Psicologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); Ana Miria Carinhanha, estudiosa da interface do direito, criminologia, marcadores sociais de raça, classe gênero, artes, resolução de conflitos e segurança pública, mediadora, artista e advogada, doutoranda em Direito no Programa de Pós-Graduação em Direito na UFRJ e Investigadora sobre racismo institucional no sistema de justiça.



Fredson Carneiro - Pesquisador sobre temas relacionados a racismo e necropolítica



O lançamento faz parte da mostra CINE EDUCAÇÃO DIREITOS HUMANOS, que se realiza de 8 a 10 de dezembro, no canal de youtube Cine Educação (https://www.youtube.com/cineeducacao).

O vídeo ficará disponível, a partir de 11 de dezembro, no canal da Companhia Ensaio Aberto na plataforma youtube : www.youtube.com.br/companhiaensaioaberto

 

O documentário  “A utopia dos direitos humanos” é parte do projeto “Cultura, Direitos Humanos e Pensamento Crítico”, que engloba 03 fóruns temáticos com intervenções artísticas, 02 cine-debates, 01 seminário, 01 curso de formação em Pensamento Crítico, 01 vídeo e lançamento de 02 livros sobre temas de direitos humanos. O projeto foi viabilizado com recurso de emenda parlamentar e tem apoio do Ministério da Cidadania e Governo Federal.

 

Mais sobre a Companhia Ensaio Aberto Sitewww.ensaioaberto.com

A Companhia Ensaio Aberto nasceu no ano de 1992 com a proposta de retomar o teatro épico no Brasil e fazer dos palcos uma arena de discussão da realidade, resgatando sua vocação crítica e politizada. Desde que foi fundada pelo diretor Luiz Fernando Lobo e pela atriz Tuca Moraes, a Companhia explora a ideia do ensaio como experimento.



Juarez Cirino - Professor titular de direito penal da UERJ


FICHA TÉCNICA:

Roteiro: Carol Proner, Gisele Ricobom, Manuel Gándara e Túlio bordón

Produção do vídeo: Gisele Ricobom, Manuel Gándara, Raissa Terra e Willian Silva

Mediadores: Carol Proner, Gisele Ricobom, Manuel Gándara

Entrevistados por ordem de aparição:

Juares Cirino/ Edilene Tomei /Ana Terra /Ana Carolina Lima/Artur Sampaio/Flávio Dino/Jacqueline Gomes/Erika Hilton/Ana Miria Carinhanha/Amiel Vieira /Ana Claudia Santos

Fredson Carneiro/Henrique Rabello/Lúcia Xavier/Cunca Bocayuva

Narração: Tuca Moraes

Captação das entrevistas: Sérgio Sbragia e Túlio Bordón

Imagens de arquivo: Arquivo Nacional, Archive.org, Rede Globo

Equipe técnica Armazém da Utopia: Marcelo Couto e Leonardo Hinckel

Mixagem e desenho sonoro: Túlio Bordón

Edição e finalização: Túlio Bordón

 

Ana Terra - Representante do Movimento Sem Terra


Serviço: Lançamento do documentário  “A utopia dos direitos humanos”

10 de dezembro

Mostra CINE EDUCAÇÃO DIREITOS HUMANOS (https://www.youtube.com/cineeducacao)

Comentários