14a. Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas termina nesta sexta (4)

         14a. Mostra de Teatro com espetáculos online e cortejo no Bairro do Campo Limpo 


Fonte : Lúcio Nunes 

Programação reúne 13 grupos de teatro de rua do Estado de São Paulo, além de espaços formativos como oficinas, fóruns, rodas de conversa e de discussões.


Pela primeira vez em formato virtual devido às  recomendações  da Organização Mundial de Saúde, a Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas atinge sua 14ª edição com apresentações online e gratuitas através da plataforma MTR-SP Movimento de Teatro de Rua de São Paulo no YouTube. A programação, iniciada na última segunda-feira (30), termina nesta sexta-feira, dia 4 de dezembro.


O tema dessa edição é ‘Cuidar da Outra é Cuidar de Mim’ e reúne 13 propostas virtuais de aulas-espetáculo de grupos de teatro de rua do Estado de São Paulo, além de espaços formativos como oficinas, fóruns, rodas de conversa e de discussão sobre concepções e propostas artísticas que dialogam com a atualidade. Uma retrospectiva fotográfica virtual completa a programação.


As companhias participantes são: Coletiva Vulcânicas, Teatro de Rocokóz, Núcleo Sem Drama Na Cia Da Cabra Orelana, Mamulengo da Folia, Grupo Xingó, Nativos Terra Rasgada, Rosa dos Ventos, Trupe Olho da Rua, Grupo Pombas Urbanas, Cia. Estável, Trupe Lona Preta, Cia Colcha de Retalhos e Bando GolíardXs.


A mostra, uma iniciativa do Movimento de Teatro de Rua de São Paulo (MTR-SP) e Cooperativa Paulista de Teatro, com o copatrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, contará ainda com a instalação de obras de arte pela cidade: serão quatro cataventos de bambu e ferro, com 4 metros de altura cada, trazendo imagens que recuperam a memória de mostras e lutas do Movimento. Desta forma, reafirma suas raízes na cidade, colorindo as ruas e celebra o árduo trabalho do fazer teatral para além do período da programação.



Outro objetivo do Movimento é reintegrá-la ao Calendário da Cidade de São Paulo, reforçando sua vocação em modificar o cotidiano dos que nela vivem e transitam.


Mostra De Teatro De Rua Lino Rojas - A Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas nasceu em 2006, a partir da necessidade de tornar público os coletivos e artistas que pesquisam a rua como forma de manifestação teatral.


O movimento tem como principal objetivo gerar novas oportunidades para os criadores de Teatro de Rua, ampliando a reflexão e a troca de experiências para o avanço estético e o aperfeiçoamento das linguagens, além da realização de debates e publicação de suas vivências estético-teóricas. Ao longo de 13 edições já atingiu um público indireto estimado em torno de 10 mil pessoas, recebendo grupos do Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco, entre outros.

ÚLTIMOS DIAS - 14a MOSTRA DE TEATRO DE RUA LINO ROJAS 2020

"Cuidar da Outra é Cuidar de Mim" -  Uma celebração à Selma Bustamante"

 3 DE DEZEMBRO, QUINTA-FEIRA




11h - Lançamento de vídeo-históricos:

- Teatro de Rocokóz, Mamulengo da Folia, Cia. Colcha de Retalhos, Cia. Estável e Trupe Lona Preta.


11h30 - TRANSMISSÃO AULA-ESPETÁCULO Teatro de Rocokóz

13h30 - TRANSMISSÃO AULA-ESPETÁCULO Mamulengo da Folia

15h - TRANSMISSÃO AULA-ESPETÁCULO Cia. Colcha de Retalhos

16h30 - TRANSMISSÃO AULA-ESPETÁCULO Cia. Estável

18h - TRANSMISSÃO AULA-ESPETÁCULO Trupe Lona Preta


20h - Mesa: Teatro de Rua nas Fronteiras", com Patrícia Caetano, Fran Corona e Camila Peral - Também sob o olhar feminino, uma análise do cenário atual em que trabalhadores e trabalhadoras da cultura saem do país para realizar suas formações culturais e atuar em novas praças e espaços públicos. O enriquecimento da arte brasileira através das fronteiras com outros países é o ponto de partida para a conversa.




4 DE DEZEMBRO, SEXTA-FEIRA

11h - Lançamento de 2 vídeo- históricos:

- Grupo Pombas Urbanas e Bando GolíardXs

 

11h30 - TRANSMISSÃO AULA-ESPETÁCULO Grupo Pombas Urbanas

13h - TRANSMISSÃO AULA-ESPETÁCULO Bando GolíardXs


15h - Um relato sobre os registros e relatos de grupos do teatro de rua, por Alexandre Mate.


17h - ENCERRAMENTO da Mostra

Intervenção “Cata-vento” + Cortejo no Campo Limpo, com integrantes dos 13 grupos participantes (saída da Casa de Cultura do Campo Limpo - R. Aroldo de Azevedo, 100);


14ª MOSTRA DE TEATRO DE RUA LINO ROJAS

De 30 de novembro a 4 de dezembro

Apresentações no site:

https://www.youtube.com/channel/UCix8B0bYUxXeFvCxg17C6eQ/featured


Mais informações:

https://www.facebook.com/redebrasileiradeteatroderua


Comentários