Primeira formatura virtual da Fundação das Artes estreia neste fim de semana com apresentações gratuitas

 



montagem “ 00:00 FM” é o espetáculo de formatura dos alunos do último período da Escola de Teatro da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. A peça estreia no próximo domingo (29) e permanece em cartaz até 20 de dezembro.

 

As apresentações ocorrerão sempre aos sábados, às 19h, e domingos, às 18h, de forma online e ao vivo, por meio da plataforma Zoom. Também haverá uma sessão extra na sexta-feira, 18 de dezembro, às 20h30.

 

A entrada é gratuita e os ingressos podem ser reservados pelo site: www.sympla.com.br/turmameiatres. Em quarentena desde o mês de março, o grupo teve de se adaptar para superar as adversidades impostas pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), que, até hoje, atinge a classe artística como um todo.

 

A diretora Melissa Aguiar conta como foi o processo de criação do espetáculo. “Buscamos resistir e reinventar o teatro em casa. Levar uma arte tão efêmera para o espaço digital. Escolhemos a telepresença, ou seja, fazer o teatro vivo: trabalhar, jogar e improvisar com toda a instabilidade que a internet nos oferece. Transmitir para a plateia aquilo que precisa ser contado”, explica.

 





Segundo a orientadora, a peça fala de pessoas que moram em uma cidade grande qualquer. Elas vivem o último dia de 1999 com a expectativa do fim, a chegada de um novo ano e a virada de milênio, de ciclo. “A sensação de dúvida do que virá após 2000 permeia este trabalho. É o estar diante de um futuro incerto”, diz.

 

Formada por nove atores e atrizes, ao longo dos três anos e meio do curso técnico, a Turma 63 teve a oportunidade de encenar diversos estilos e períodos artísticos. Passaram por processos colaborativos, investigações cênicas e autores de diferentes linhas estéticas, entre eles, Chico Buarque, Jean Tardieu e Anton Tchekhov.






SERVIÇO

“00:00 FM”

Sinopse: A Turma 63 apresenta “00:00 FM”, processo colaborativo dirigido por Melissa Aguiar. Na trama, é sexta-feira, 31 de dezembro de 1999. Em meio aos rumores do fim do mundo e do tal do bug do milênio, nove personagens vão cantar em um karaokê. Aparentemente, o lugar parece igual a todos os outros do centro da cidade, mas ele guarda algo de especial… Quem são essas pessoas e por que estão ali? Essas respostas você só terá se decidir passar o último dia do ano junto com eles.

Temporada: 29/11 a 20/12.

Horários: sábados, 19h, e domingos, 18h. Sessão extra na sexta-feira, 18/12, às 20h30.

Entrada: gratuita.

Local: apresentação virtual por meio da plataforma Zoom.

Ingressos disponíveis no site: www.sympla.com.br/turmameiatres

Lotação: 50 lugares por apresentação.

Duração: 70 minutos.

Classificação indicativa: 14 anos.

Elenco: Éric Silva, Julia Zooti, Juliana Cano, Lara Cezzarini, Leonardo Lourenço, Mayara

Dias, Tais Siat, Tales Bicudo e Tamirez Gouvêa.

Direção: Melissa Aguiar.

Dramaturgia e roteiro: Celso Correia Lopes.

Direção musical: Samanta Okuyama.

Assistência de produção: Sérgio de Azevedo.

Apoio técnico: Gustavo Cano, Luan Marchena, Natália Borges e Thabata Karoline

Comentários