Palhaços Sem Fronteiras lança campanha para promover a cidadania e geração de renda em tempos de pandemia

 


Palhaços Sem Fronteiras lança campanha de vídeos para promover a cidadania em tempos de pandemia

 

Com o apoio da OIT e do MPT, a campanha faz parte do projeto “Pulando Fronteiras Tecnológicas” desenvolvido pela organização Palhaços Sem Fronteiras para contribuir com a geração de renda de artistas que ficaram sem trabalho durante a pandemia e sensibilizar a população

 

Campanha com tradução em Libras dos Palhaços Sem Fronteiras alerta para direitos sociais e humanos

 

São Paulo – Após uma seleção em todo o Brasil e da realização de uma formação em audiovisual voltada para artistas, o projeto “Pulando Fronteiras Tecnológicas” lança oficialmente neste dia 15 de dezembro de 2020 uma campanha de vídeos para promover direitos sociais e humanos por meio da arte.

 

Ao todo serão quinze vídeos, com tradução em LIBRAS, que pretendem acessar pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Fazendo uso da arte do riso como facilitadora, essa equipe de artistas busca adentrar o universo de tantas famílias e sensibilizá-las para temas importantes diante do contexto atual.

 


Com tutoriais divertidos, paródias engraçadas, contação de histórias, oficinas e outras atividades especiais, os vídeos abordam temas como o combate ao racismo, à violência de gênero ou outros tipos de violências discriminatórias, a geração de renda e incentivam medidas de prevenção para COVID-19 em comunidades em situação de vulnerabilidade social

 

Os vídeos ficarão disponíveis até 02 de fevereiro de 2021, e vão ao ar às terças e quintas-feiras, sempre às 12h00, nas redes sociais da organização social sem fins lucrativos Palhaços Sem Fronteiras Brasil, responsável por desenvolver este projeto que é financiado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), como parte de ações realizadas para amenizar os impactos da crise causada pela COVID-19 sobre os grupos populacionais em situação vulnerabilidade socioeconômica, incluindo trabalhadores e trabalhadoras da cultura.

 

Com uma linguagem lúdica e de fácil entendimento, a campanha Pulando Fronteiras Tecnológicas alerta para temas relacionados à cidadania, incluindo medidas sanitárias de saúde de prevenção da COVID-19, mas também busca fortalecer o setor artístico e cultural, duramente afetado neste período.

 

“A pandemia fechou praticamente todos os espaços culturais, mas não conteve o poder da arte. Queremos experimentar a potência de rirmos em conjunto, com ferramentas do mundo digital. Por meio de espetáculos virtuais, vídeos, cortejos musicais e atividades pedagógicas, apoiamos a regeneração emocional e afetiva das populações em situações de alta vulnerabilidade socioeconômica, muitas vezes decorrentes dos efeitos de crises, como a que vivemos.“, disse Aline Moreno, Diretora Executiva da ONG Palhaços Sem Fronteiras Brasil.

 


A campanha é resultado de um processo que selecionou 125 artistas que tiveram seus trabalhos interrompidos em razão da pandemia. As pessoas selecionadas, representantes de todas as regiões do Brasil, receberam formação profissional em audiovisual, com foco no desenvolvimento de esquetes artísticas, produzidas com equipamentos como celular ou uma câmera simples, como forma de seguirem com o trabalho e gerarem renda em meio à nova realidade do setor cultural.

 

Ao final da formação, foram escolhidos e contratados 15 (quinze) artistas para produção dos vídeos associados à campanha. A equipe selecionada é constituída por 13 pessoas afrodescendentes, 1 pessoa parda e 1 indígena, contemplando entre elas, pessoas não binárias, mulheres trans, homens trans, e pessoas que se auto designam LGB, buscando enaltecer a importância de promover a diversidade.

 

Além de criar laços para conscientizar a população, o projeto promove a economia criativa, a geração de renda e de trabalho digno para a classe artística, com um olhar sensível para a inclusão racial, LGBTQI+, artistas que são mães solo, entre outros.

 

Sobre a ONG Palhaços Sem Fronteiras Brasil

 

Palhaços Sem Fronteiras Brasil faz parte da organização Palhaços Sem Fronteiras Internacional - Clowns Without Borders International (CWBI), que surgiu em 2012. Sediada na Espanha e hoje composta por treze países.

 

A entidade possui como objetivos a denúncia de situações de violação dos direitos humanos, a sensibilização da sociedade para ações de solidariedade e a promoção de ajuda humanitária para melhoria da condição emocional de populações em situações de conflitos, miséria, marginalização e exclusão social, com atenção prioritária às crianças. Nicarágua, Saara Ocidental, Colômbia, El Salvador, Rio Doce (ES e MG), São Paulo, terras Guarani-Kaowá no Mato Grosso do Sul, México, Altamira, entre outros, estão entre os locais visitados pela organização nos últimos tempos.

 

Saiba mais sobre a Organização Internacional do Trabalho (OIT)

 

Única agência tripartite da ONU, desde 1919, a OIT reúne governos, empregadores e trabalhadores de 187 Estados-membros para estabelecer e promover normas e princípios e direitos fundamentais no trabalho, criar maiores oportunidades de trabalho e de renda decentes para mulheres e homens, melhorar a cobertura e a eficácia da proteção social para todas pessoas e fortalecer o tripartismo e o diálogo social.

 

Saiba mais em: www.ilo.org/brasilia

Saiba mais sobre o MPT Sobre o Ministério Público do Trabalho (MPT): mpt.mp.br

Para colaborar com a Organização Palhaços Sem Fronterias acesse: http://palhacossemfronteiras.org.br/doacoes/

 

Pulando Fronteiras Tecnológicas

Acesse em: www.facebook.com/palhacossemfronteirasbrasil e www.instagram.com/palhacossemfronteiras

 


 


Comentários