LUIZINHO LOPES lança single "Varanda"

 



Com oito discos lançados e uma trajetória sólida de 40 anos como cantor e compositor, o mineiro Luizinho Lopes lança o single Varanda (selo Pôr do Som), música que inaugurou a parceria com seu filho Vitor Bara. A composição fala poeticamente sobre o cotidiano ao redor, percebido da varanda, pelo olhar de quem está em isolamento social.

 

A canção, disponível em todas as plataformas digitais, ganhou também um videoclipe de tratamento esmerado, dirigido por Junior Detone, em plena harmonia com sua poesia e melodia que, segundo Luizinho, foram “sublimadas pelo arranjo de cordas criado por Ricardo Itaborahy”.

 

Varanda foi gravada e masterizada no estúdio Versão Acústica, de Emmerson Nogueira, que fica em São João Nepomuceno, MG, em meio à natureza. No mesmo lugar fora foram captadas as belas imagens do videoclipe, que pode ser acessado pelo canal do artista: Youtube / Luizinho Lopes -  https://www.youtube.com/watch?v=FKshgXaH5Gc.

 

Luizinho conta que, no início do confinamento imposto pela pandemia do coronavírus, Vítor Bara publicou em sua rede social um poema com “ares de crônica” que falava de um novo significado para a varanda, diante da estranha e nostálgica sensação de viver em quarentena. “Seria um desafio musicar esse poema. Pensei. Além de não termos nenhuma parceria até então, precisaria impor uma melodia a um texto que não nasceu com a intenção da métrica”, confessa o compositor. Sem nada revelar, Luizinho extraiu do texto o que achou ser fundamental à ideia de Bara, fez pequenas alterações para um melhor ajuste à melodia, gravou e enviou para o filho. “De pronto, ele respondeu. E fez algumas sugestões pertinentes que me ajudaram a encontrar a melhor entonação para as frases interrogativas”.



                                   Luizinho Lopes -foto de Humberto Nicoline -1

 

LETRA / Varanda

 

Já conheço cada latido da minha rua | Dos proferidores alguns nomes apenas | Sei quem está e quem não está de quarentena | Têm a opção de estar os que não estão? | Já serei eu figura manjada na rua?

 

Se a vizinha ao lado espirrar em sua varanda | Se o coronavírus zarpar em seu espirro | Conseguirá fazer a curva na coluna? | Levitará em minha varanda sem pousar? | Pode atingir figura manjada da rua.

 

É socialmente aceitável na varanda | Escovar os dentes ou exibir pijama? | Cortar as unhas na varanda é educado? | Cueca seria um atentado ao pudor? | Onde haverá respostas pra essas perguntas?

 

De repente surge uma moça na janela | Num prédio de frente que não possui varanda | Não percebeu minha presença em meu varandim | Ou percebeu e quer manter-se em solidão | Os olhos são varanda da alma entreaberta.

 

Como está? | Da varanda interrogo | Quer chorar? | Lacrimeja. Me afogo.

 

FICHA TÉCNICA / Varanda – Composição: Luizinho Lopes e Vítor Bara. Músicos: Luizinho Lopes (voz e violão), Ricardo Itaborahy (piano, acordeom e vocais), Jonatas Silveira (violino e viola) e Maria Fernanda Morais (violoncelo). Arranjo, produção musical e mixagem: Ricardo Itaborahy. Masterização: Luiz Tornaghi. Gravação: Aldo Torres. Estúdio: Versão Acústica. Direção, captação e edição do videoclipe: Junior Detone.

 

Sobre Luizinho Lopes

 

Luizinho Lopes (61) nasceu em Pirapora, interior de Minas Gerais. Passou a infância em Leopoldina e mudou-se para Juiz de Fora, aos 13 anos. Ao longo de 40 anos de carreira como cantor, compositor e violonista, gravou os discos Nem Tudo o que Nasce É Novo (1990), Sertão das Miragens (2002), Noiteceu (2008), Luizinho Lopes Ao Vivo - CD/DVD (2014), Falas Perdidas (2016), Pé de Letras (2019) e Dossiê 40. Este último, um álbum duplo gravado ao vivo, em dezembro de 2018, durante show na Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora e lançado em 2020, celebrando seus 40 anos de carreira. Em 2015, realizou turnê em Portugal (Lisboa, Porto e Amarante) e Espanha (Santiago de Compostela). Em abril de 2016, representou o Brasil em shows durante o 2º Festival Internacional de Poesia de Lima (Flip Lima), no Peru, onde estiveram presentes mais de 100 poetas do mundo inteiro.

 

Sua carreira musical teve início, no final de 1970, como integrante do grupo Vértice, formado por estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora, com o qual participou de vários festivais, conquistando prêmios importantes. O grupo tocou no programa Som Brasil, da TV Globo, apresentado por Rolando Boldrin. Ganhou o segundo lugar no Festival de Música Latino-americana de Santa Rosa, RS, em 2003, com a canção “Lume”, de sua autoria, sendo interpretada pelo paulistano Renato Braz. Com o fim do Vértice, Luizinho Lopes passou a apresentar-se em trio com a cantora Andréa Monfardini e o percussionista Bré Rosário, parcerias que duram até hoje, com quem fez o primeiro show em carreira solo, Hóstia da Noite.



                              Luizinho Lopes / Foto :Humberto Nicoline 

 

Quando criança, Luizinho inventava cantigas infantis, mas foi aos 18 anos que dedilhou as primeiras notas no violão. Em menos de quatro meses, após aprender a tocar, apresentou-se sozinho no Som Aberto, evento promovido pela UFJF, onde se formou em engenharia civil. Desde 1996, atua como auditor fiscal na Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais, prestes a se aposentar. Também foi sócio em loja de material de construção e engenheiro de transporte em Cuiabá, MT, como consultor do Ministério do Transporte (fato que o afastou da música por um ano, precedendo a fase ecológica de sua obra, inspirada pela Chapada dos Guimarães).

 

Mudou-se para São Paulo, no final de 1986, onde ocorreu um dos encontros mais importantes de sua carreira, mais precisamente no Festival de Música de Avaré, quando conheceu o maestro Roberto Lazzarini, que se tornou arranjador de sua obra, posto que, anos mais tarde, seria dividido com Ricardo Itaborahy, o atual diretor musical. O primeiro álbum, arranjado por Lazzarini, só veio em 1990: Nem Tudo o que Nasce É Novo. De volta a Juiz de Fora, iniciou sua nova fase musical com o show Ponha Til no Coraçao (um reencontro com Edson Zaghetto, com direção de Robson Terra). Além do trabalho como auditor fiscal e da carreira musical, Luizinho concluiu, em 2007, pós-graduação na primeira turma de Cinema Documentário da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, tendo entre seus professores o cineasta João Moreira Sales e o jornalista e escritor Mário Magalhães.

                           

Com influências artísticas que vêm do cinema, da música e da literatura, a obra de Luizinho Lopes é marcada por letras poéticas, amparadas por melodias e arranjos primorosos. Segundo ele, o seu processo de composição é quase compulsivo: “quando surge uma ideia de música, tudo gira em torno desse jogo de palavras até que ganhe o contorno certo, um novo significado em uma nova composição”, revela o compositor. Sua história é marcada por elogios da crítica especializada, shows pelo Brasil, turnês internacionais e parcerias de longa data com artistas e profissionais da literatura e da música. Entre outros projetos musicais que estão em andamento, Luizinho Lopes acaba de lançar o single (e videoclipe) Varanda (selo Pôr do Som), música que inaugurou a parceria com seu filho Vitor Bara.

 

             

Sítio: www.luizinholopes.com.br

Nas redes:

Instagram - @Luizinholopesoficial

Facebook - https://www.facebook.com/luizinholopesoficial/

YouTube - www.youtube.com/channel/UCKZxDqPzRMuCqfzaHefxFfA

Spotify - https://open.spotify.com/artist/1oRTuboRBLdA6MzURIc4hI?si=PkOk9TEiR9eBLCNdC0CHSQ





Comentários